domingo, 18 de setembro de 2011

OS FATOS NEGAM O PROJETO DE CONSTRUÇÃO DO PORTO NAS LAJES

Encontra-se ancorado no Porto Chibatão, localizado no Bairro Colônia Oliveira Machado, nas proximidades da aeroporto militar de Manaus, o navio gigante da Log-In Logística Intermodal, coligada da Vale, que é a principal interessada na construção do Porto nas Lajes, no frontal do Encontro das Águas, na Zona Leste de Manaus. O Porto onde está ancorado o navio Log-In Jacarandá, que tem 2.800 Teus (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) de capacidade ou 38 mil toneladas de porte bruto, 218,45m de comprimento total, 29,80m de boca (largura) e 11,60m de calado máximo, está situado bem acima do Encontro das Águas, nas proximidades do Porto da Ceasa, negando pelos fatos o argumento da Log -In que o lugar por exceleência para construir um porto tem e deve ser no frontal do Encontro das Águas.

O Log-In Jacarandá faz o serviço Amazonas da Navegação Costeira, que liga Santos (SP) a Manaus (AM), passando pela região Nordeste. O navio gigante dos rios e mares foi financiado pelo Fundo da Marinha Mercante, com a ajuda do BNDES como agente financeiro, o investimento da Log-In na construção desse empreendimento soma R$ 1 bilhão, segundo informação da própria empresa.

Dos Fatos: Assim como o navio gigantes da Log-In pode subir além do Encontro das Águas e se movimentar bem bom pelas águas do Rio Negro acima, assim também a empresa bem que poderia escolher um outro local para construção do seu porto particular, livrando o Encontro das Águas dos futuros danos a sofrer, além da perda que esse golpe representa para nossa economia verde. O fato é que o terreno é da Juma Participações do grupo da coca cola (Grupo Simões) o testa da Log-In no Amazonas, com o aval do governo do Estado, representando 30% na negociação. Certamente, novos lugares podem ser buscado o que não se pode é transferir por decreto o Encontro das Águas, pois se pudesse o governo do Amazanos já teria feito assim como fizeram com o fuso horário. Fora Porto nas Lajes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse assunto tem solução pacífica mas se os envolvidos fossem decentes e agissem com ética. Estamos vendo que não é o caso. Será que a cc matriz sabe dessa atitude equivocada e imoral dos seus representantes aqui que tomam providências totalmente antipáticas e que pode valer milhares de consumidores a menos de seu produto. Eu já deixei de tomar o refrigerante pela antipatia de querer fazer porto no Encontro das Águas. Tomara que pegue a minha atitude. Não tem cabimento.