domingo, 18 de setembro de 2011

EM MANAUS, DAMATTA FALA DE CULTURA POLÍTICA E O JEITO DE SER BRASILEIRO

Sábado (17) pela manhã, o escritor e editor Tenório Telles, convocou a equipe do NCPAM para um encontro na Livraria Valer com o renomado antropólogo, professor Roberto DaMatta, que está em Manaus para participar da abertura da Semana Nacional do Trânsito. A presença do professor reuniu pesquisadores, professores, jornalistas, poetas, entre outros especialistas, formando um grupo para se discutir cultura política referenciada na subjetividade dos atores em cena, como também focado na objetividade regida pela lógica do capital.

O papo com DaMatta, coordenado pelo Tenório, rendeu mais de duas horas, quando o professor foi questionado sobre política internacional; política nacional; a questão da Lei da ficha limpa; a ética na política; poder das oligarquias e os partidos; a corrupção e o poder hierárquico republicana; a república e o ranço da oligarquia; a questão ambiental e a nova ordem econômica mundial; a democracia, estado e sociedade; o jeito de ser brasileiro; a questão amazônica; a classe média, as elites e a relação com o Estado seguida do parentesco e a cumplicidade.

Assim as idéias fluíam com velocidade chamando os participantes a se posicionarem sobre determinados temas ou questionando DaMatta sobre algumas afirmativas que demandavam análise mais densa.

“A elite é um grande clube no Brasil”, afirma DaMatta, mostrando o quanto de cumplicidade há entre política e mercado, entre a casa e a rua, o cenário é o mesmo, violando os limites do Estado em favor de amigos, parentes, mulheres e alcova. Eis o corporativismo, o compadrio, os amigos circulantes nesta relação que pretende ser republicana enquanto o povo é uma família extensiva com comportamento aristocrático.

Na extensa obra de Roberto DaMatta, tanto aqui como no exterior, destaca-se o seu último livro, assim titulado: FÉ EM DEUS E PÉ NA TÁBUA: Ou como e por que o trânsito enlouquece no Brasil, da editora Rocco.

“Na expressão Fé em Deus e pé na tábua estabelecemos um elo entre a tradicional fé em Deus, esse deus que é invocado a todo o momento, fazendo parte de nossa vida diária como protetor, e a metáfora da ligeireza do movimento e da precipitação do pé na tabua, que nos conduz ao veículo motorizado e ao ambiente igualitário que molda e serve de cenário. Supomos que a pressa e a velocidade legitimam o risco e são partes integrais da lógica e da estrutura deste ambiente, o que naturalmente o inclina a infortúnios e acidentes. Essa expressão é um axioma e uma garantia. Ela diz que podemos enfiar o pé porque nossa fé em Deus nos protege do perigo. A nossa fé em Deus justifica os riscos de se dirigir com o pé na tábua. É justamente este disparate (confiança num deus que nos protege e nas vidas que podemos viver e a propensão ao risco, à intolerância e a impaciência que objetivamos compreender” , define DaMatta.

O autor de Carnavais, Malandros e Heróis (1979), um dos clássicos da Antropologia Brasileira, tem familiares em Manaus por isso tem estreita relação com esse território, permitindo com que se questionasse a temática “Amazônia e a Nova Ordem Mundial” pautando como exemplo a pretensão da Log-In Logística Intermodal coligada da Vale em construir um Porto no Encontro das Águas dos Rio Negro com Solimões, onde começa o Amazonas em terra brasileira.

DaMatta afirma que “o Encontro das Águas é o que tem de original e único no Amazonas, devendo ser preservado da sanha dos predadores. Eu estive lá e ninguém me falou nada”. É por isso que o Movimento S.O.S. Encontro das Águas tem mobilizado força nacional e internacional para garantir a homologação desse patrimônio.

Com a mesma determinação, o deputado federal Francisco Praciano, do PT do Amazonas, agendou audiência com a Ministra da Cultura Ana de Hollanda, para o dia 22 próximo, às 10h, em Brasília, quando deve-se conferir a homologação do tombamento desse bem que muito significa para o povo do Amazonas e para o planeta.

A agenda do Professor Roberto DaMatta contempla ainda, no dia 19 (segunda-feira) as 15h entrevista na TVUFAM para o Programa Na Terra de Ajuricaba e a noite às 19h a grande conferência sobre a “Década Mundial de ações para a segurança do trânsito - 2011/2012: Juntos podemos salvar milhões de vida”, no auditório da Prefeitura de Manaus, localizada na Avenida Brasil, bairro da Compensa, na capital do Estado do Amazonas.

Nenhum comentário: