sábado, 26 de novembro de 2011

ABAIXO ASSINADO DOS INDÍGENAS DO VALE DO JAVARI CONTRA A FUNAI

Nós povos indígenas do Vale do Javari manifestamos e repudiamos publicamente a nossa insatisfação diante de uma IMPLANTAÇÃO DE POLITICA DE ATENDIMENTO DAS NOSSAS ADEIAS NA TERRA INDIGENA DO VALE DO JAVARI, MERAMENTE PALIATIVA, através do decreto nº 7051 de Dezembro de 2009, de “reestruturação institucional da Fundação Nacional do Indio-Funai” que resultou na extinção da antiga Administração Executiva Regional de Atalaia do Norte. A mudança política de reestruturação que não garante a segurança e a sobrevivência do nosso povo, consequentemente não atende a demanda da realidade da nossa região. Deixando assim, a atuação do órgão na região completamente fragilidade e vulnerável, causando grandes prejuízos às populações indígenas que habitam na segunda maior Terra Indígena do País, totalmente dependente do órgão por serem os povos indígenas de recentes contatos e ainda mantêm o modo de vida tradicional e cultural dos seus antepassados, alem dos povos indígenas que ainda não mantém o contato com a sociedade envolvente.

 Diante desta política, nós povos indígenas já realizamos varias manifestação, encaminhando diversos documentos ao Presidente da FUNAI, solicitando ratificação ou reajuste do decreto nº 7051, criando Coordenação Regional do Vale do Javari, para atender as nossas comunidades de forma mais justa do que merecemos, diante de uma grave situação que estamos atravessando no atendimento da saúde; na educação e ausência de projetos de sustentabilidade para as nossas comunidades por parte da própria FUNAI. No entanto, o órgão simplesmente nos abandonou, sem nenhuma resposta concreta e definitiva de nossas solicitações.

 Na extinção da antiga Administração Executiva Regional de Atalaia do Norte, não tivemos nenhum momento de consideração e respeito com as representações indígenas que vem ao longo dos 40 anos da presença da FUNAI, lutando pela permanência da administração especifica para o Vale do Javari, por sermos povos com diversidades étnicas e culturais, com isso, fomos submetido à vinculação da coordenação do Vale do Juruá, após mudanças de administração para coordenação regional. Enquanto isso, aguardamos a criação da Coordenação Regional do Vale do Javari, conforme vem sendo anunciado pelos mensageiros do Presidente da FUNAI. Com estas decisões políticas que o órgão indigenista vem tomando, na gestão da instituição, finalmente o Presidente da FUNAI acabou nomeando o servidor recém concursado (Bruno Cunha Pereira), para assumir a função do Coordenador Regional do Juruá, sem nenhum mínimo conhecimento da questão indígena, antropológica e muito menos a realidade da região, para cuidar a demanda da segunda maior terra indígena do país, com problemas de sua população indígena seriamente comprometida.

Essa pessoa, não está dentro da vocação apresentada pelo Francisco Pianco para nova FUNAI, está começando tudo errado, criando dessa maneira, e atuando de forma ditador, querendo mandar nos índios e tratando índios como fosse animais, por falta de conhecimento da cultura indígena, usando argumento que o índio não manda na FUNAI e que vai ser do seu jeito, a sua coordenação. Demonstrando incapaz de lidar com os povos indígenas do Vale do Javari, criando até intriga, agora com promessas infundas para os índios que vem lutando há muito tempo. Tendo como exemplo, o projeto de etnodesenvolvimento para construção de galinheiro, o Bruno não conseguiu concluir desde que chegou a região do vale do javari. Também não respeitam as organizações e seus parceiros, bem como os projetos desenvolvidos pelas associações, tendo como exemplo do Projeto da AKAVAJA em parceria com o CIMI, que a direção vem pedindo licença da equipe para atividade no Rio Itaquaí, sempre negando a licença e o Projeto de Manejo de Lago para Pesca de Pirarucú, Projeto da Construção do Centro de Apoio para Crianças e Adolescentes no Médio Rio Curuçá, Projeto Museu do Indio para Festival de Tatuagem do Povo Matís, bem como Projeto da OGM com o mesmo objetivo.

 O pior problema é que fez apreensão das encomendas trazidas pelo Clovis Marúbo que vinha da sua aldeia, depois de participar do encontro, onde foram presos motosserras que se usava na serragem da madeira na aldeia São Sebastião, para construção da estrutura para apoio as crianças e jovens e as mães que não tem geração de renda, prejudicando a obra e a comunidade, causando a nossa liderança, em multa de R$ 2.699.000,00, (dois milhões e seiscentos e noventa e nove mil reais) o qual já solicitou apoio jurídico do órgão e a FUNAI não se manifestou até agora. Pois o Bruno Cunha Pereira está causando problemas, que não é mais permitida a sua permanência, perdendo credibilidade junto aos indígenas, porque está criando intriga e dividindo os índios, que no futuro, causará prejuízo a coordenação, pela qual não queremos mais a sua permanência na coordenação em Atalaia do Norte.

 Diante do exposto, para evitar interferência das lideranças indígenas, vimos exigir ao presidente Dr. Marcio Augusto Freitas de Meira para substituição do referido servidor dessa função com urgência. Senão vai prejudicar as conquistas da própria instituição em conjunto com os Povos Indígenas do Vale do Javari. Pois, essa parceria só foi possível graças ao espírito indigenista do coordenador anterior que trouxe a confiança e tem todo o nosso respeito pelos trabalhos prestados frente ao órgão indigenista. Sem mais para o momento, nossas saudações indígenas e esperamos em breve sermos atendido. Caso contrário, nós mesmos tomaremos as devidas providencias com urgência. Segue assinatura das lideranças.

Nenhum comentário: