terça-feira, 8 de abril de 2008

Evento: Semana Amazonas Indígena 2008


Data: 12 a 20 de Abril de 2008.

Locais:
- Comunidade Indígena Nossa Senhora do Livramento – Tarumã Açu, área rural de Manaus.
- Auditórios da reitoria da UEA – Av. Djalma Batista, No. 3578 Flores.
- Parque Municipal do Mindu – Parque 10 – Manaus. Escola Superior de Tecnologia - EST
- Comunidade Indígena Yapirehit – Rua Roberto Congas –Bairro/Santos Dumond/Hiléia

A articulação entre a universidade e a sociedade é o eixo fundamental da política institucional da Universidade do Estado do Amazonas. Foi este pensamento o propulsor da união entre a PROEX/UEA e FEPI para a elaboração da proposta do Abril Indígena em Manaus.

Atividades:

A Semana Amazonas Indígena iniciará no dia 12 de Abril com o Torneio das Comunidades Indígenas, atividade proposta e coordenada pela Comunidade Indígena Nossa Senhora do Livramento e que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Juventude Esporte e Lazer (SEJEL) e realização da FEPI/UEA.

Do dia 14 ao dia 18 de Abril de 2008, os auditórios da reitoria da Universidade do Estado do Amazonas estarão abertos para toda a comunidade com uma vasta programação com mesas-redondas e oficinas para estudantes, pesquisadores e interessados de diversas áreas. O objetivo da programação é o de promover a reflexão entre os estudantes e pesquisadores da UEA acerca dos principais dilemas dos povos indígenas no Estado do Amazonas.

Durante a programação, serão realizados dois dias de oficinas para estudantes formandos das escolas de ensino médio da capital. O tema a ser abordado será “Quem são os povos indígenas?” "Culturas, Identidades e os índios na cidade”. Esta atividade será realizada em parceria com a SEDUC e será coordenada pelos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental (PPGDA/UEA).

No período de 17 a 19 de Abril, a Escola Superior de Tecnologia (EST) sediará o I Dabucuri, promovido pelo Grupo Indígena Bayaroá e com apoio da FEPI, UEA/EST/PROEX.

No dia 18 de Abril às 10h da manhã, haverá o lançamento da Política Pública da UEA para Povos Indígenas, atividade coordenada pelo Prof. Gabriel O. Alvarez do Núcleo de Cultura e Sociedades Amazônicas (CESTU).

No dia 19 de Abril a partir das 09h da manhã, a comunidade Sateré-Mawé do bairro da Redenção realizará o Ritual da Tucandeira. Esta atividade será realizada por indígenas da própria comunidade e que desde já convidam a todos para prestigiar esta manifestação da cultura indígena em Manaus.

Durante o evento, participarão estudantes indígenas e representantes de povos e comunidades indígenas do Estado do Amazonas. A programação contará também com exposições e apresentações culturais dos Povos Indígenas, atividades que serão realizadas no auditório da Reitoria da UEA.

As inscrições poderão ser realizadas pelo E-mail:
proex@uea.edu.br através do envio da ficha de inscrição. Os participantes também poderão realizar sua inscrição na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários na reitoria da UEA ou poderão inscrever-se no dia do evento. Para os participantes que obtiverem 75% de freqüência nos seminários, será oferecido certificado de participação com carga horária do evento. Maiores informações: Fone: (92) 3214-5772 – PROEX ou 3622-1767 – FEPI

Nenhum comentário: