quinta-feira, 14 de abril de 2011

ENCONTRO DAS ÁGUAS EXIGE RESPEITO, DIZ O DEPUTADO CASTRO

O deputado estadual Luiz Castro (PPS) está solicitando ao Ministério dos Transportes e ao Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit), informações a respeito do estudo de aproveitamento da antiga Siderama como alternativa para a construção de um novo porto em Manaus. Da tribuna, Castro destacou a importância de o Governo do Amazonas respeitar a decisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que determinou o Tombamento do Encontro das Águas como patrimônio natural brasileiro.

Castro criticou a postura da Secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Nádia Ferreira, que, junto com o líder do Governo na Assembléia Legislativa, deputado Sinésio Campos (PT), e outros representantes do Governo do Estado, realizaram visita à ministra da Cultura, Ana de Hollanda, em Brasília (foto), com o objetivo de solicitar a redução da área tombada do Encontro das Águas pelo IPHAN para a construção do Porto das Lajes no local.

“A secretária, deveria defender o meio ambiente e ser imparcial, mas teve uma atitude infeliz ao fazer um pedido dessa natureza à ministra da Cultura. Ela não pode se permitir agir como lobbysta de um empreendimento privado, ainda mais sem respaldo, já que o IPAAM ainda não concluiu a segunda análise do EIA/Rima do Porto das Lajes”, declarou Castro, lembrando que, antes mesmo da visita da comitiva do Governo do Amazonas à Brasília, ele já havia solicitado a homologação imediata do tombamento do Encontro das Águas.

Ainda de acordo com Castro, há mais de dois anos, o Governo do Amazonas, a Prefeitura de Manaus e a própria Suframa, receberam requerimento de sua autoria, solicitando a realização de um estudo na orla de Manaus que apontasse alternativas para a construção de um novo porto na cidade. “No entanto, até hoje não recebemos qualquer resposta e por isso estamos entrando com recurso no Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal”, revelou o parlamentar.

Chibatão

Onde está o planejamento da Suframa e do Governo do Estado em relação à construção de novos portos?”, questionou Castro, enfatizando que atualmente a maioria das necessidades do Pólo Industrial de Manaus vem sendo atendidas pelo porto Chibatão – mesmo depois do acidente que resultou em prejuízos milionários e na morte de dois operários da empresa.

“O Chibatão funciona de forma precária e improvisada. O acidente só mostrou que este porto não é seguro”, frisou, defendo mais uma vez a construção de um novo porto, fora dos limites do Encontro das Águas. Castro ressaltou também que, apesar da comprovação de várias irregularidades, o Porto Chibatão foi liberado para operar no Estado e o processo que apura as causas e as responsabilidades pelo acidente foi arquivado no Ministério Público Estadual. “Nós não estamos satisfeitos com o arquivamento desse processo e queremos entender os motivos que levaram o Ministério Público a tomar essa decisão, já que o acidente ocasionou a morte de pessoas e o prejuízo de milhares de reais”’, finalizou.

3 comentários:

Anônimo disse...

O que é isso deputado?
A idéia de um porto na Siderama existe há mais de uma década e vossa excelência nunca se pronunciou sobre o assunto. Que venha o porto da Siderama e o das Lages, o Amazonas precisa dos dois empreendimentos. Ou será que esse súbito interesse é para desviar a atenção das autoridades que estão preocupadas com o desabastecimento próximo e a carestia reinante com a manutenção do status quo?
Paolo Augusto - UFAM

Anônimo disse...

Concordo com o Paolo. Quem não conhece o assunto só fala besteira. Manaus precisa de Portos que concorram com os existentes, que são caros e ineficientes. Se não houver outras alternativas de portos, Manaus vai parar, travar, antes da copa de 2014. Qeum viver, verá!!!!!

Anônimo disse...

Parabéns Dep. Castro. O Sr. está certíssimo. Não dê importância p/ comentários de quem já acostumou a depender de esmolas dadas por esses empresários predadores da natureza, gente sem noção que não tem coragem de trabalhar honestamente e fica se prostituindo junto a esses abutres do tal porto das Lajes. Preocupados com a carestia uma ova! O que vocês querem é se dar bem sem trabalhar, a custa de apoiar crime ambiental. Tomem vergonha na cara, vocês são muito é cretinos e idiotas, onde já se viu, achar que o desenvolvimento de Manaus depende de construir monstrengo na margem do Encontro das Águas, contem outra, seus lesos,quem são vocês p/ achar que o povo de Manaus é desinformado e tolo a ponto de não perceber a pilantragem desses bandidos. Uma pergunta que não quer calar, quando for encontrado o local adequado p/ construir o porto p/ o Distrito Industrial, que será muito distante da margem do Encontro das Águas, vocês que se dizem preocupados com o desenvolvimento, com a Zona Franca, etc,etc. Ainda vão continuar com todo esse fanatísmo p/ porto, ou só interessa se for nesse exato trecho da margem do Encontro das Águas? O povo pergunta o povo quer saber?