quarta-feira, 6 de abril de 2011

SESSENTA E DOIS ANOS DA CASA DO ESTUDANTE DO AMAZONAS


A Casa do Estudante Universitário do Amazonas (CEU/AM) completa sessenta e dois anos, no dia 08 de abril, e faz festa para recepcionar seus ilustres moradores que por lá passaram, vindo do interior do nosso Estado, de outras Unidades da Federação e outros países.

A instituição estudantil tem caráter beneficente e é mantida pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que atende a estudantes de baixa renda, de ambos os sexos, não só do Brasil, mas também do exterior. A Casa do Estudante Universitário foi Fundada em 08 de abril de 1949, por iniciativa da União dos Estudantes do Amazonas (UEA), que há muitos anos vem mobilizando força em favor das garantias dos direitos estudantis.

A CEU-AM possui autonomia político-administrativa para gerenciar suas demandas e articular os meios necessários para o bom funcionamento da instituição. A Casa continua em sua sede própria, situada à Rua Barroso, 257, Centro Histórico de Manaus, vinculada institucionalmente à Universidade Federal do Amazonas por meio do Departamento de Assuntos Estudantis da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários.

Para Cristine Giacomin, que é uma das líderes da Casa, a instituição, historicamente, vem cumprindo às finalidades para a qual foi criada: abrigar acadêmicos de graduação da UFAM e colaborar na formação de profissionais e pessoas mais cidadãs e conscientes de seu papel na sociedade. Em seu plano assistencial, a CEU-AM oferece essencialmente moradia e alimentação aos estudantes, garantido assim, as condições básicas para poderem se dedicar aos estudos durante todo o período da graduação.

Atualmente, a Casa do Estudante Universitário abriga 52 pessoas, entre moradores e hóspedes. Neste mês de abril de 2011, a Casa do Estudante Universitário do Amazonas celebra sessenta e dois anos de história. A proposta de celebração deste ato, segundo a Direção da Casa, tem por objetivo integrar a comunidade universitária e a sociedade amazonense à histórica Casa do Estudante da UFAM, lembrando à diversidade sócio-cultural manifesta no convívio da Casa, pautado na tolerância, fraternidade e cooperação.

Os sessenta e dois anos da Casa do Estudante serão comemorados no dia 15 de abril, sexta-feira, a partir das 20h, na própria Casa, que fica na histórica Rua Barroso, no centro de Manaus. Nossos parabens pelos sessenta e dois anos da Casa, monumento da história da educação do Amazonas e que a festa de aniversário se transforme em bandeira de luta pela moradia universitária e qualidade da nossa educação.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que bom saber que a Casa do Estudante resiste ainda no meio da decadência do ensino universitário. Mas espero que a Ufam resista e seus alunos também. Depende de vocês melhorar a situação caótica de nosso país em que os políticos se orgulham de não saber nada, não ter estudado, não gostar de ler.