quarta-feira, 27 de julho de 2011

CONHEÇA O HISTORIADOR E SUAS OBRAS

O conhecimento liberta o ser humano dos preconceitos, da opressão e da tutela que os poderes exercem sobre sua consciência e sua vida. Só é livre aquele que consegue dialogar com o tempo, com a realidade e com a história. Os historiadores têm uma função pedagógica e moral na sociedade – contribuir para o enriquecimento e esclarecimento intelectual dos cidadãos, discutindo e divulgando informações e conhecimentos que ajudem o ser humano a compreender a teia de relações, interesses e disputas de poder que perpassam a convivência entre os homens e compõem o fundamento da história.

O professor Aguinaldo Figueiredo faz parte dessa vertente de estudiosos que concebem o fenômeno histórico como instrumento de reflexão e conscientização dos cidadãos, e, por meio de seu livro, oferece aos estudantes, professores e leitores interessados em conhecer a história regional os fundamentos para uma compreensão crítica dos fatos e personagens que compõem a cena histórica do Amazonas.

O Estado do Amazonas é, em sua maior parte, desconhecido até por seus habitantes. São raros os textos que o apresentem didaticamente aos alunos e professores. Algumas respeitáveis instituições de pesquisa sediadas na Amazônia produzem e guardam notáveis volumes de estudos aprofundados sobre aspectos vários desta região, porém com um elevado nível técnico de informações e linguagem estranha ao grande público. Tendo como ponto de partida a necessidade de preencher essa lacuna existente no estudo de. Com seu manual introdutório sobre a história do Amazonas, o professor Aguinaldo Figueiredo contribui para a divulgação dos acontecimentos e temas que marcaram o processo histórico regional.

E foi preocupada com a necessidade de preencher a lacuna existente no estudo de História do Amazonas, que a Editora Valer lançou no dia 05 de março essa obra compromissada com a socialização da informação. O livro esta a disposição dos interessados nas livrarias Valer da Ramos Ferreira e na livraria Saraiva no aos professores, apenas no dia do lançamento, por um preço promocional. .

Conheça o Historiador

É amazonense de Manaus, nasceu no bairro de Santa Luzia, onde passou sua infância e adolescência. Graduado em História pela Universidade Federal do Amazonas, desde 1993 é professor da rede pública estadual e municipal de ensino. O professor Aguinaldo é autor do livro “História Geral do Amazonas”, editado em 2000 e “História do Amazonas” editado em 2011, pela Editora Valer.

Nenhum comentário: