quinta-feira, 21 de julho de 2011

CRIANÇAS E BORBOLETAS – ANÚNCIO DE VERÃO EM BORBA

Ellza Souza (*)

O assunto do programa Na Terra de Ajuricaba era poesia e o entrevistado era Dori Carvalho, um poeta que não costuma falar de mato, de bicho, de natureza em seus versos, é mais de falar de gente, de paixões, de sentimentos. E o faz muito bem mas o que me chamou a atenção durante a entrevista foi o encantamento do entrevistador Ademir Ramos ao relatar um fenômeno que assistiu em Borba, terra dos Muras e Mundurukus que fica a mais de 200 quilômetros por via fluvial, de Manaus, à margem direita do rio do ouro, o Madeira.

A conversa agradável entre o poeta e o professor discorria sobre a beleza, a sensibilidade, a palavra, aliás uma das preocupações de Carvalho que se prepara para fazer uma oficina que trate do tema e das dificuldades que atualmente os jovens se deparam com a linguagem escrita ou falada. Descobri em meio ao debate poético que nem só de Santo Antonio vive a pacata cidade do interior amazonense. Claro que o santo casamenteiro é muito festejado por lá e tem uma estátua de mais de cinco metros de altura feita pelo artista Marius Bell que praticamente abraça todo o lugar, porém o entrevistador numa troca de figurinhas bem consistentes e históricas que muito me agrada contou que durante sua recente viagem a Borba, teve o privilégio de assistir a revoada de pequenas borboletas amarelas que enchem a cidade nessa época num provável bailado ou mesmo numa brincadeira com as crianças que pulam alegremente entre os bichinhos como se fosse uma festa de aniversário. E não deixa de ser porque reza a lenda que aquela algazarra de borboletas é o jeito borbeano ou borbense da natureza anunciar um verão do tipo “vem quente que estou fervendo”.

Voltando ao Dori, o entrevistado, encerro aqui com dois versos de sua autoria que tem a ver com os pássaros e com a minha terra, para reflexão.

BEIJA FLOR URBANO
Beija flor batendo o bico
Procurando pólen
Na parede de concreto

AMAZÔNIA
Amazônia
Uns amam
Amazônia
Uns matam
Amazônia
Uns mamam

(*) É jornalista, escritora e articulista do NCPAM/UFAM.

Nenhum comentário: