sexta-feira, 22 de julho de 2011

DIRIGIR BÊBADO - UM CRIME HEDIONDO

Ellza Souza (*)

Os bêbados estão à solta e quem for podre que se quebre. A justiça, mediante fiança livra da cadeia esse tipo de criminoso. Quem tem dinheiro e geralmente é quem tem esses carros “voadores” paga e se livra da punição. Porque sabemos que acidentes acontecem no trânsito mas pegar um carro depois de “encher a cara” e sair a mais de 120 quilômetros numa área urbana é um assassino em potencial e o pior é que um marginal desses nunca morre mas sempre acaba com a vida de alguém que poderia ainda viver muito tempo se esse tipo de irresponsável não existisse. Espero apenas que esses criminosos vivam apenas para se roer aos poucos de remorsos se é que eles têm essa condição. O homem que esmagou com o seu potente porsher a jovem baiana de 28 anos, ao sair vivo da batida, perguntou imediatamente pelo seu carro que era só o que lhe interessava no momento.

Agora é de lascar esses fabricantes de automóveis construírem carros para tanta velocidade. Todo mundo sabe que é impossível dirigir a mais de 60 numa cidade brasileira, pelas vias esburacadas, pelos motoristas irresponsáveis, pelos paranóicos e bêbados em geral. E os endinheirados querem bólidos para demonstrar seu poder e os fabricantes querem se dar bem à custa desses enfezados da vida. Não concordar em fazer o teste do bafômetro já é comprovação de que o cara está bêbado e mal intencionado. As notícias dão conta de que parlamentares, magistrados, cantores, jogadores, celebridades em geral depois do mal feito ficam com caras de anjo e fazem de tudo para se livrar da cadeia, com ajuda de advogados desqualificados moralmente, quando deveriam ser imediatamente trancafiados numa cela como qualquer delinqüente. Bebida alcoólica e volante não combinam aliás bebida como qualquer droga, não combina com a vida. Quando o próprio irresponsável não morre prematuramente vai tirar a vida de quem ainda quer viver.

Precisamos repensar a nossa maneira de ir e vir. É muito melhor para todos voltarmos aos nossos bondes ou carroças quando o máximo que acontecia era o cavalo atropelar o pé de um desavisado ou optarmos pelas bicicletas que estão fazendo as cabeças de quem quer viver com qualidade como os europeus. Algo precisa ser feito ou então a carnificina cada dia aumentará mais. Justiça igual pra todos e que funcione já vimos que está difícil pois o mau exemplo vem de cima. Pra onde caminha a humanidade? Assim como no grande filme de George Stevens “Assim Caminha a Humanidade” de 1956 a mensagem já era de que o homem pode evoluir com o tempo e mudar os seus ideais e princípios. Parece que não evoluímos muito não. Os carros “melhoraram” mas o ser humano anda meio vazio das idéias. Esse clássico do cinema foi o último filme de James Dean antes de espatifar seu porsche (sempre ele) em uma estrada na Califórnia. Esses bólidos nas cidades são apenas armas e nada mais. Sou mais o meu fusquinha inofensivo e esnobado por motoristas arrogantes e mal educados.

(*) É jornalista, escritora e articulista do NCPAM/UFAM.

Nenhum comentário: