quarta-feira, 20 de julho de 2011

NCPAM DESEMBARCA EM SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA

O munumento é simbólico e representativo, denunciando a presença dos missionários salesianos na vasta região rionegrina da Amazônia brasileira. A Igreja de São Gabriel construída no inicio do século XX é expressão desse domínio eclesiástico somado a toda estratégia de cristianização implementada por meio dos 16 Internatos - femininos e masculinos - que os missionários edificaram na fronteira do Brasil, com propósito de redução das culturas indígenas ao domínio nacional, sob a lógica da militarização do Estado Novo até a Ditadura. A luta pela Democratização mobilizou várias forças entre elas o Movimento Indígenas dos jovens estudantes que formaram a União dos Nacional Indígenas do Brasil com aval da OAB, CNBB, Associação Brasileira de Imprensa, entre outras forças democráticas com foco na Constituição de 1988.

O cenário é São Gabriel da Cachoeira, a noroesta do Amazonas, a 850 km da capital do Estado, os atores em cena são o professor Ismael Tariano, do Departamento de Cultura do Município, no centro o editor do NCPAM, o antropólogo Ademir Ramos e a direita, o líder indígena Pedro Machado. O encontro foi oportuno para discutirem sobre a política indigenista local na transversalidade das questões partidárias relacionadas ao Movimento Indígena rionegrino.

A partir de hoje (20), se a internet permitir, o professor Ademir Ramos estará noticiando sobre a cultura, a política e a beleza que encerra este patrimônio, que tem sido a morada dos povos indígnas desta fronteira Amazônica. Neste recanto dos povos, a diversidade impera, manifestando singularidade impressas nas identidades culturais dos Tukano, Desana, Tuyuka, Macu, Baniwa, contituindo um universo de mais de 20 povos centrado em formas de organizações tradicionais e representativas junto à sociedade nacional.

Se os nossos leitores quiseram pautar o nosso trabalho em São Gabriel da Cachoeira devem formular questões e consideraçõea para serem examinadas no campo das relações interculturais. O professor Ademir Ramos encontra-se no Município de São Gabriel da Cachoeira para ministrar aulas aos alunos de Licenciatura em Socilogias e o curso a ser ministrado é de Ciência Política sobre a orientação das gramaticas dessas culturas, que históricamente lutam pela garantia de seus direitos e afirmação política de suas cidadanias.

Nenhum comentário: