segunda-feira, 15 de agosto de 2011

MANIFESTO DA JUVENTUDE DE MAUÉS

Fortalecimento do Ensino Superior, criação do Conselho Municipal de Cultura e implantação de Grêmios Livres em escolas e Centros Acadêmicos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Essas foram algumas das prioridades estabelecidas por estudantes durante o “1° Fórum Municipal da Juventude de Maués”, realizado no Campus do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) no último sábado (13).

O evento foi promovido pelo Movimento da Juventude de Maués como preparação à Conferência Municipal de Juventude, que acontecerá no próximo dia 30, no Ginásio Padre Leão Martinelli. Em todo o País, as Conferências Municipais da Juventude são uma etapa preparatória para a 2ª Conferência Nacional, agendada para o período de 9 a 12 de dezembro deste ano, em Brasília, com realização do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) e da Secretaria Nacional de Juventude (vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República).

De acordo com o coordenador do Movimento, Saulo Brandão, o fórum resultou na elaboração do “Manifesto da Juventude de Maués”, que apresenta os principais problemas apontados pelos jovens e as propostas para solucioná-los.

“Discutimos as políticas públicas voltadas para esse público, centralizando o debate nas áreas de economia, cultura, educação, entretenimento e meio ambiente. Cada tema foi debatido por um grupo de trabalho e, como resultado, construímos a agenda de prioridades do movimento”, explicou Saulo, que é acadêmico do curso de Administração Pública.

O encontro contou com a participação de professores, integrantes de movimentos sociais e da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), que apresentou propostas ao grupo de trabalho da educação.

O presidente da Comissão Técnica, deputado Sidney Leite (DEM), destacou a necessidade de novos investimentos para ampliação da estrutura e das oportunidades oferecidas pelo Ensino Superior no município.

“Estou reivindicando que o Núcleo de Ensino Superior da UEA em Maués seja transformado em um Centro de Estudos Superiores. Acredito que a medida é importante para a criação de novos cursos e a ampliação das atividades de ensino, pesquisa e extensão”, afirmou.

Para o deputado, é fundamental que Municípios, Estados, Distrito Federal, União e sociedade civil organizada firmem um pacto pela educação, a fim de definir qual a responsabilidade e o compromisso dos entes em cada área, seja ela a Educação Básica, a Educação Profissional, o Ensino Superior ou a Educação Indígena.

“O Governo Federal fica com a maior parte da arrecadação de impostos e tributos e investe menos que Estados e Municípios na educação. Tanto que o valor diário pago pela merenda escolar é R$ 0,33 por aluno, em todo o País. O Amazonas precisa de mais recursos devido as suas particularidades, mas a sociedade deve ter ferramentas que permitam o acompanhamento e a fiscalização do uso do dinheiro público”, defendeu.

Manifesto da juventude: No encerramento do fórum, os estudantes, professores e parlamentares elencaram nove ações prioritárias, expressas no Manifesto da Juventude de Maués. Entre elas, estão o estímulo à implantação de Grêmios Livres em escolas e Centros Acadêmicos; empenho pela criação do Conselho Municipal de Cultura; mobilização do fórum para que os jovens participem dos debates eleitorais, convidando os candidatos a comparecer na Assembleia do fórum para expor projetos e propostas; e lutar junto à UEA para transformar o Núcleo da instituição em Centro de Estudos Superiores.

Nenhum comentário: