segunda-feira, 15 de agosto de 2011

NOSSA POLÍTICA

Em publicar o artigo do professor João Bosco Araujo, o NCPAM presta homenagem a este respitado educador, que muito contribuiu para formação de centenas de universitários do Amazonas, em particular aos que cursaram Filosofia na UFAM. O professor João Bosco além de formador foi também um dos primeiros a lutar pela Democratização na Universidade, somando com a Associação de Docentes e o Diretório Central dos Estudantes, sendo eleito o primero Diretor do nosso querido ICHL, unidade da UFAM que ficava na Emílio Moreira, esquina com a Ramos Ferreira. Neste prédio do antigo Seminário Diocesano os militantes da Democracia construíram suas barreiras em defesa dos Direitos Fundamentais propugnando por um País Livre e Soberano, sonhando com com a força popular representada nos Partidos Políticos, que hoje deixam muito a desejar. O texto abaixo é uma aula chmando a todos e todas a repensarem a prática política, exigindo dos Partidos direção política pautada na ética da responsabilidade sob o valor da República, repudiando o mecantilismo e oportunismo dos políticos e governantes que querem porque querem reduzir o público aos interesses particulares. É hora de tansformar ação em situação e promover a mudança para o bem do Amazonas e do Brasil.

João Bosco Araujo (*)

ATeoria Política nasceu na Grécia Antiga e Aristóteles dedicou ao tema uma das suas obras mais conhecidas, precisamente sob o título de "Política". O termo deriva de "polis", em grego cidade, quando cada uma delas era um Estado com governo próprio e autônomo, a constituir uma sociedade nacional.

A polis era a pátria, o país na acepção atual, onde o cidadão habitava e tinha o seu domicílio, e a política era o corpo teórico que tratava da sua melhor gestão possível, tendo em vista sempre o bem-viver de todos os habitantes.

No Brasil de hoje os objetivos visados pela teoria aristotélica foram claramente abandonados pelos nossos políticos, ou por quase todos eles, que relegaram o bem comum a um plano inferior, sobrepondo-lhe, às escâncaras, seus próprios interesses pessoais e dos grupos em que se inserem.

Na verdade, o Estado Brasileiro é hoje sistematicamente loteado entre os grupos que integram e dominam os partidos políticos, e sempre à vista da obtenção e preservação das vantagens que lhes podem proporcionar poder e riqueza.

O Poder Executivo, centralizado na Presidência da República e diretamente detentor da gestão do Estado, necessita do respaldo político do Poder Legislativo, instalado no Congresso Nacional, a fim de lograr a desejável desenvoltura das ações de governo.

O Congresso, enquanto casa do povo, ao abrigar as representações de todos os segmentos e estratos da sociedade nacional, há necessariamente que conter partidos de apoio e de oposição ao governo, que pela tradição sentavam-se à direita e à esquerda do plenário e assim deram origem a essas expressões topográficas que acabaram por conter significados ideo­lógicos.

Ocorre que o verdadeiro espírito republicano exige que as negociações políticas se dêem no ambiente parlamentar, onde o governo legitimamente busca a formação de uma maioria que o sustente e viabilize a execução de um plano ou projeto que é dado a conhecer com anterioridade e absoluta transparência, porque ali é o lugar das discussões, das negociações, dos avanços e das cessões, onde os confrontos somente se justificam na medida em que cada delegação defende honestamente a tese que crê ser a mais conveniente ao bem-estar da sociedade.

No Brasil, os partidos não explicitam seus programas, até porque não os têm, e enunciam discursos vazios, demagógicos e populistas. No parlamento, se oferecem apoio ao governo, e não ao plano do governo, apenas pretendem ganhar uma ou algumas fatias do aparelho estatal, sob a forma de ministérios, para neles instalar seus asseclas mais confiáveis (para eles mesmos), e constituí-los em verdadeiros feudos onde tudo vale, desde que para atender a interesses de pessoas ou grupos, ignorando a sociedade que lhes concedeu mandato e à qual deveriam servir.

(*) É professor de filosfoia da UFAM, aposentado, foi o primeiro diretor eleito do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL). É também articulista do Amazonosa Em Tempo.

Fonte: http://www.emtempo.com.br/opiniao/artigos/6574.html

Nenhum comentário: