terça-feira, 6 de setembro de 2011

QUEREM ACABAR COM A "PAISAGEM MAIS LINDA DO MUNDO"

Ellza Souza (*)

O conceituado diplomata brasileiro Afonso Celso Nery, amazonense, de passagem por Manaus e em entrevista a Mazé Mourão em seu programa de televisão pela Net, se referiu ao nosso Encontro das Águas como a paisagem mais linda de todas. E é mesmo. Todo o mundo acha. As autoridades são unânimes em levar os visitantes ilustres ao local para apreciar a majestosidade do cenário, habilmente colocada pelo Criador em frente da cidade de Manaus.

Por essas e outras que não entendo a pretensão da construção de um porto exatamente ali quando não precisa ser muito inteligente para perceber que o local é totalmente inadequado para tal projeto. A não ser por algumas razões que a sociedade não sabe mas desconfia. Lucro mais fácil, proximidade do distrito, se apossar e privatizar um bem natural que é público e sabe-se lá quantas mais. Por que não se apossam do rodway que já foi um belo porto. Privatizaram e se transformou nessa coisa horrorosa e ineficiente. Feito com a competência inglesa, mudaram tudo com a conivência dos governos e para pior. Deixou de ser atrativo e se transformou em ponto de sujeira, bagunça, música alta. É um porto sem eira e nem beira pois não sabemos mais a quem pertence. Assim pode se transformar o porto que já se diz das lajes. Nas Lajes não.

Ali como sabemos é um lugar sagrado para a história amazonense. Ali é, segundo estudos, um berçário de jaraquis, ali é um sítio arqueológico com suas pedras e seus desenhos rupestres feitos há milhares de anos por nossos antepassados, ali a história ainda nem foi estudada direito, ali se encontram dois grandes rios do planeta, numa exuberância e beleza sem igual e que todos admiram menos os que se consideram donos do pedaço e almejam construir um porto que atenda a interesses tão pouco claros.

Não tem a menor condição do povo aceitar tal barbaridade. É fora de ética, de bom senso, de cidadania, a construção de qualquer coisa naquelas paragens. Um parque público, talvez, pois aquele cenário mágico serve apenas para contemplação e revisão da história. Todos que aqui chegam vão direto para o Encontro das Águas, onde a composição dos rios, do céu, do sol, da lua ou das estrelas e o barquinho sereno que leva as pessoas para seu torrão natal, é um trocar de energias e harmonia entre seres de todas as espécies. Mexer nisso é mexer e querer ser maior do que Deus. Não podemos compactuar com essa insanidade pois sabemos quem irá perder.

(*) É escritora, jornalista e articulista do NCPAM/UFAM.

4 comentários:

Anônimo disse...

Qual o nome desses doidos,vao querer luta contra a marer,esses rios nao foram feitos por maos humana jamas isso vai acontecer.

Anônimo disse...

Só que eles vão fazer a m... e depois que encherem os bolsos vão embora deixando um desastre ecológico irreversível. E ficaremos bebendo lama. O que me conforta é que os responsáveis estão no mesmo planeta e sofrerão as mesmas consequencias. Quem viver verá.

Leti Abreu e Mimoso disse...

é triste viver num mundo em que o dinheiro fala pelos homens.. não podemos calar diante de uma atrocidade dessas

Anônimo disse...

Sou lider do movimento TPL ja duvidas ou sujestoens ligar 99446167.