quarta-feira, 2 de novembro de 2011

MAUÉS: GUARANÁ, CULTURA, TRADIÇÃO E BELEZA

Para comemorar a 32ª edição da Festa do Guaraná, a Prefeitura de Maués preparou uma programação especial com mais de 20 atrações diferentes para os shows artísticos, culturais e musicais. A festa começa na Sexta Feira (02/12) e vai até Domingo (04/12), nas praias de Maués, na terra do Guaraná (a 276 quilômetros a leste de Manaus) com diversas atrações artísticas e culturais: RABO DE VACA, OS DETONAUTAS E CESAR MENOTTI E FABIANO.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Maués optou este ano por atrações diferenciadas, para atingir um público maior. Ao montar dois palcos (Lenda e o Geo Space) na Praia da Ponta da Maresia, no cartão postal do município, é para manter o ritmo da festa por 24 horas. De acordo com o prefeito da cidade, Miguel Paiva, a idéia de montar dois palcos na praia é proporcionar uma festa com muita dinamicidade. “Quando trabalhávamos apenas com um palco nós perdíamos muito tempo na troca das atrações. Agora vamos ter shows simultâneos”, confirmou.

Outro grande diferencial da Festa do Guaraná deste ano é a qualidade sonora. “Nunca tivemos em Maués uma estrutura de som como essa que virá, para poder atender as exigências das duas grandes atrações e proporcionar shows de qualidade. Quem vai ganhar com isso é a população e os músicos que passarão pelos palcos”, diz o secretário municipal de Cultura e Turismo, Xico Gruber,

O secretário disse, ainda, que o evento começa no próximo dia 02, mas que a cidade já vive um clima de festa desde o final de semana passado. “Já tivemos a seletiva das candidatas a Rainha do Guaraná, no dia dia 26/11, quando as candidatas foram apresentadas a sociedeade mauesence”.

Grande movimentação: O secretário Xico Gruber informou que Maués deve receber pelo menos 60 mil pessoas, dez a mais em relação ao ano passado, quando o município recebeu 50 mil visitantes. “Já tem bastante turista na cidade. As vagas nos hotéis estão quase esgotadas, por isso, que a festa deste ano será uma das melhores de todos os tempos”, disse.

Além das belas praias, que sempre chamaram a atenção das pessoas que visitam o município, haverá intensa programação. Já aconteceu o Dia de Campo da Embrapa, acontecerá o Dia do Guaraná e assim por diante. Cada dia e a cada semana mais atividades se somam.

As bandas contratadas para este ano, se apresentarão com estilos diferentes, se temos forró com o “Rabo de Vaca” num dia no outro estaremos embalados no Rock dos “Detonautas” considerados a melhor banda nacional no Rock in Rio e finalmente para encerrar, pela vez primeira uma dupla sertaneja de sucesso se apresenta na cidade. “Cesar Menoti e Fabiano”, já possuem fã clube na cidade e muita gente, inclusive de cidades vizinhas estarão vindo para a Terra do Guaraná.

Tradição: Na programação da 32ª edição da Festa do Guaraná, os visitantes terão a oportunidade de saber como um conto tradicional da Amazônia (a Lenda do Guaraná) se transformou em uma das maiores festa do Estado. “Nós olhamos para o passado e aproveitamos o que de melhor aconteceu. É assim que mantemos essa festa”, avalia o secretário de Cultura e Turismo.

No primeiro dia de festa, será encenado o Mito do Guaraná. Na segunda será a vez da Lenda do Curumim, uma versão sateré-mawé de como surgiu a Lenda do Guaraná. No último dia do evento, vai ser apresentada a tradicional Lenda do Guaraná. Todas essas encenações vão ocorrer no Palco Lenda.

Além das apresentações teatrais que retratam bem a tradição da festa de Maués, outro ponto da festa que a Prefeitura está preservando é o concurso da Rainha do Guaraná. “Esse ano as inscrições foram espontâneas, deixando a comunidade mais envolvida no concurso. Tivemos 30 inscrições e, após a seletiva, dez disputam ao cargo de Rainha do Guaraná”, informou Gruber. A escolha da Rainha do Guaraná vai ocorrer no primeiro dia da festa.

Além destas atividades, haverá programação especial de visitação ao Museu do Homem de Maués, do Ponto de Cultura-Cultuam (veja a foto), City tour e River tour, além das tradicionais competições esportivas. Neste ano uma novidade se anuncia, haverá uma corrida de cavalos em cancha reta, promoção conjunta da Associação de criadores de gado e criando um clima Country para o evento.

Wáku: Maués é beleza, cultura e arte. Seu povo tem história e tradição por isso, a festa do Guaraná não é só um deleite para o visitante, é muito mais, porque os filhos de Maués também voltam para encontrar seus parentes e rever amigos, criando desse modo um ritmo de encontro afetivo que tem sonoridade na socialização da festa. Além da afetividade celebrada, estes homens e mulheres interagem com os demais, conferindo o comportaemento político e a qualidade das políticas públicas que vem sendo implementadas pelos agentes locais. Festa, cultura e política são manifestações inseparáveis da economia do Guaraná seja em forma de sapó, no estilo dos Sateré-Mawé, ou industrializados como os atores acharem melhor. De qualquer modo, a saudação em Mawé é a mesma, independente de qualquer conjuntura eleitoral: Pergunta-se: Wáku (como vai) e se responde: Wáku Sece (tudo bem). E a festa continua para alegria do povo...