quarta-feira, 17 de outubro de 2012


DIA DA INSANIDADE MENTAL

Ellza Souza (*)

Dizem por aí que de poeta e louco todos nós temos um pouco. Verdade que muita gente se diz poeta mas daí a ser vai uma grande distância. Meio louco isso. É a mais pura verdade, também, que temos uma tênue separação entre a sanidade e a loucura. Uns meio lesos, outros desligados, outros prejudicados pelas drogas, alguns prejudicados pela vida e poucos são os doidos varridos como dizem popularmente sobre os enjeitados e abandonados pela sociedade em hospícios e hospitais. Diferente do dia das crianças, dia das mães, dia dos pais, dia do homem, dia da mulher, dia de tudo o que proporciona lucro, o dia do insano não é comemorado com propagandas ou com uma mão estendida porque não vende, não se dá presente ao doente mental. Aliás fora os internados em más condições no Hospital Eduardo Ribeiro, todo o resto que se submetiam a tratamento nesse único lugar para tanto, foi pulverizado sabe-se lá pra onde. Eram pessoas que flutuavam nessa fina separação entre a sanidade e a loucura e lutavam com seus familiares implorando um atendimento médico (tá certo que precário) e terapêutico que os mantinha com uma certa lucidez e qualidade de vida.

O Hospital Eduardo Ribeiro, mesmo sendo considerado um hospício ou casa de loucos, fica num dos lugares mais belos e históricos da cidade e dá pena vê-lo esvaziado e esquecido por todos. Já foi mais lindo o lugar, no tempo dos buritizais, mangueiras, laranjais, bambus e outras grandes árvores. Restaram enfeitando o antigo prédio os taperebazeiros que  se destacam do verde das árvores e da grama com os seus pequenos frutos alaranjados muito apreciados por aquelas pessoas que ficavam por ali à espera de um atendimento demorado.

Não seria mais razoável melhorar o atendimento, revitalizar o prédio e dar vida nova aquelas pessoas que se bem tratadas poderiam  somar em nossa sociedade dita “normal” e vir para o lado de cá da sanidade e da lucidez? Não entendo bem esse tipo de atitude de quem está no poder. Poderoso só para pisar, destruir e manter uma casta de desvalidos, desgraçados que não podem mostrar a sua revolta além do seu grito desesperado de quem precisa de amparo, de amor, de sanidade para sobreviver entre os enlouquecidos pela ganância, pela má política e pelo descaso social.

Não vejo o que comemorar no dia mundial da saúde mental. Mas podemos sim ter esperança de dias melhores para os que necessitam de tratamento, para os que vivem internados, para os familiares desses doentes e para a sociedade que precisa enxergar os feios, os sujos, os desabrigados, os mal vestidos, as crianças fora da escola, os loucos. Às mulheres uma reflexão: só cabelo na chapa pode fritar os neurônios. E aos homens um alerta: não tenham vergonha de procurar ajuda médica. Nunca esqueçam da fragilidade que separa um lado do outro.

No mês de outubro, dia 10, quando celebrou-se no papel o dia do insano, desejasse esperança a todos e que Deus nos salve dos loucos de verdade, dos loucos pelo poder.

(*) É escritora, jornalista e articulista do NCPAM/UFAM.

Nenhum comentário: