segunda-feira, 29 de outubro de 2012


PAIXÃO POR MANAUS

Ellza Souza (*)

Para fazer qualquer coisa bem feita é preciso paixão. “Estou apaixonado pela idéia de governar Manaus”. Essa declaração de amor consta do primeiro pronunciamento de Arthur Virgilio Neto, no TRE, logo após a constatação de que havia vencido a eleição para prefeito da cidade. “Tenho noção do tamanho diminuto que tenho” se referindo à extensão dos problemas que receberá em janeiro de 2013.
Sem mais delongas já deu um nome para o comando da equipe de transição, Rodemark Castelo Branco, que será formada por mais 4 pessoas indicadas até o próximo dia 10. Como primeiro ato hoje mesmo vai enviar um ofício ao prefeito Amazonino Mendes, comunicando esse nome para os assuntos relacionados a transição até dezembro de 2012.

O candidato eleito aparentava cansaço e alegria ao mesmo tempo. Cercado pelo filho Bisneto, pela esposa, pelos ex-candidatos que o apoiaram, deu as primeiras pinceladas do quadro que o norteará pelos próximos quatro anos. Quer consenso na Câmara para construir uma governabilidade saudável com projetos necessários à cidade.  Conforme o prometido haverá um plano de gestão  para os primeiros cem dias. “Todos os contratos vigentes serão auditados” e haverá, segundo suas palavras “um enxugamento da máquina  para despesas de custeio”. O prefeito eleito quer economizar para investir mais e melhor e vai fazer uma “priorização dos problemas”. A idéia é “não deixar nada pela metade”.

O prefeito eleito disse que vai exigir disciplina rígida dos secretários que “devem servir ao povo”. Tolerância zero a atrasos e maus serviços. Para isso o critério de escolha será técnico e pelos méritos. Pretende construir uma “prefeitura independente”. Tranquilamente falou do governador Omar e da presidente Dilma com os quais pretende conversar. Aliás as notícias dão conta de que o governador já ligou para Arthur acolhendo-o na esfera política do Estado. “O povo de Manaus não cede seu destino para ninguém”, palavras de quem sabe bem a responsabilidade que o espera pois as cobranças serão pesadas, principalmente quem não quer perder privilégios e “boquinhas”, coisas que  Arthur Neto pretende combater.

“Não me interessa quem perdeu a eleição”. Para o prefeito eleito o que interessa é a população de Manaus para quem dedica as suas homenagens: “Parabéns ao povo que ganhou a eleição”. “Deus escreve certo por linhas tortas. Ele não me queria no Senado. Ele queria que eu governasse Manaus”. Portanto “quero fazer um governo exemplar” conforme a Sua vontade.

Foram muitas as promessas de campanha pelo fato de que tem muito a consertar e muito a ser feito. Por isso a necessidade de priorizar e ir fazendo. Dentre as promessas teve uma que me agradou profundamente. “Quem plantar uma árvore em sua casa terá desconto no IPTU”. Não pelo desconto mas sim pela valorização do nosso meio ambiente urbano cujas árvores estão cada vez mais raras. Sem as árvores e sem os igarapés vamos roer cimento à procura de sombra e água fresca.

Seja bem vindo Arthur Virgilio Neto e “remedando” o juiz Joaquim Barbosa num de seus pronunciamentos (“Paz no tribunal”) desejo PAZ em sua gestão, muita saúde e PAIXÃO sempre.

(*) É escritora, jornalista e articulista do NCPAM/UFAM.

Nenhum comentário: