sexta-feira, 5 de junho de 2009

O EMPREENDEDORISMO SOCIAL EM MANAUS

Nairo Alencar*

Na Zona Norte de Manaus, sobretudo nas comunidades de Santa Etelvina e Monte das Oliveiras, existe uma cooperativa de catadores de lixo na qual 27 famílias sobrevivem desta atividade. Esta organização chama-se Instituto Ambiental Dorothy Stang (IADS), sendo responsável pela reciclagem de resíduos sólidos, caracterizando-se como alternativa de trabalho e renda aos comunitários associados. Porem, devido à crise econômica mundial, tem se diminuído a lucratividade do empreendimento, sendo necessário o cooperado dobrar sua carga horária de trabalho para que obtenham um melhor salário ou igual, mantendo um padrão estabelecido antes da crise.

Neste contexto, o Núcleo de Cultura Política do Amazonas, articulado ao Instituto Dorothy, concebeu projetos para as comunidades associadas à organização – Santa Etelvina e Monte das Oliveiras – visando o planejamento e a execução de dois projetos: empreendedorismo comunitário e digital, cujo objetivo principal versava sobre o estudo de iniciativas empreendedoras nestas respectivas comunidades visando a organização e a participaçao comunitária. O Empreendedorismo Comunitário buscava aprimorar as iniciativas empreendedoras da comunidade e dos vários negócios lá existentes e o Empreendedorismo Digital voltava-se para a criação de um Blog comunitário onde todos da comunidade poderiam interagir e divulgar problemas, negócios, soluções e também criar um grupo responsável pela manutenção e publicação de artigos da página dando continuidade a idéia.

Nas oficinas, os facilitadores do NCPAM organizaram e dividiram-se em grupos de acordo com seus assuntos tendo os mesmos que fazer a apresentação e mobilização das idéias expostas à comunidade. Todas as oficinas foram muito produtivas e acima das expectativas, pois alguns participantes já vinham com um objetivo próprio na oficina o que nos surpreendeu. O resultado final foi muito bom, foi apresentado pela equipe do Empreendedorismo Comunitário um resumo de todo o conteúdo dado nas oficinas e no Empreendedorismo Digital cada acadêmico falou sobre sua oficina e como a turma recebeu o assunto, apresentaram a equipe responsável pela continuidade do blog e mostrado o resultado final o blog que será a cara da comunidade na internet mostrando suas idéias, seus produtos para o mundo.

O atual presidente do Instituto Ambiental Dorothy Stang, Jorge Queiroz, ao falar sobre a iniciativa do NCPAM bem como sobre a importância e o impacto das ações às comunidades envolvidas, se comprometeu com a equipe responsável pela manutenção e gerenciamento do blog comunitário http://www.comunidade-mdo.blogspot.com/, doando um computador a equipe, prometendo ajudar com um local para que eles tenham uma maior facilidade de se encontrarem e interagirem. Demonstrou, então, total apoio ao grupo.

Agora resta à comunidade andar com suas próprias pernas e desfrutarem de uma ferramenta que pode também ser uma alternativa de negócio para os envolvidos. Neste sentido, o resultado final dos trabalhos foi altamente positivo e animador.

*Aluno de Economia e pesquisador do NCPAM.

Um comentário:

Anônimo disse...

o instituto ambiental dorothy stang e muito boa pos preza a natureza porque hoje como nosso meio ambiente nessas condicoes e muito bom ter quem presa pelo nosso meio ambiente por isso precisamos de um mundo bem melhor sem o desmatamento....