terça-feira, 16 de junho de 2009

JOVENS LÍDERES INDÍGENAS SÃO CAPACITADOS EM MANAUS

O Centro Amazônico de Formação Indígena (CAFI) com o apoio da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) está promovendo em Manaus mais um curso de gestão etnoambiental, com objetivo de capacitar jovens líderes indígenas de diferentes povos da Amazônia Ocidental.

O curso iniciou no dia 11 de maio com a participação de lideranças dos Javaé (Tocantins), apurinã (Rondônia, Amazonas e Acre), umutina (Mato Grosso), sateré-mawé (Amazonas), wai-wai (Pará), baniwa (Amazonas), gavião (Rondônia), macuxi (Roraima), wapixana (Roraima), karipuna (Amapá), arara (Rondônia), baré (Amazonas) yekuana (Roraima), tariano (Amazonas), kambeba (Amazonas), guajajara (Maranhão), somando 21 alunos participantes.

A capacitação dos jovens tem duração de 08 meses, estendo-se até dezembro, quando será feita a formatura dos indígenas, retornando para atuarem em suas organizações de base.

No momento, os alunos estão estudando a História dos Povos Indígenas, Cultura e Identidade e os Conceitos Fundamentais da Antropologia sob a coordenação do professor Ademir Ramos.

Essa unidade faz parte da quinta etapa de capacitação e tem por objetivo despertar nos alunos a vontade de conhecer o processo de formação das culturas e sociedades, valendo-se das fontes primárias e da tradição oral para melhor conhecer a história dos povos indígenas ao longo do tempo.

As aulas sob a temática da história iniciaram com amplo debate, que foram sintetizados pelos alunos nas respostas referentes a seguintes perguntas:

O que é História? – Os velhos não sabem escrever, mas falam do nosso passado; é fato – é o que aconteceu, conta os velhos; é tudo aquilo que passou, mas não é só passado, são as lutas, é a tradição oral (rituais); os fatos que ocorreram, a evolução do homem, da natureza e das mentalidades até o dia de hoje (as culturas e as sociedades são dinâmicas). Enfim, é um processo de formação do homem a partir de suas culturas e sociedades.

Para que serve? - Para preservar nosso meio ambiente, nossas terras, culturas e garantir nossos direitos; responder indagações que podem explicar a nossa realidade.

Quem escreve e conta a historia? - São os historiadores, arqueólogos, os Pajés, os Cantadores, antropólogos e outros.

Por que a história pode ser um instrumento de libertação ou de dominação para os povos? – através da história pode-se vencer a barreira do preconceito, da exploração, manipulação e outras formas de dominação. Esse é o processo de libertação. Ao contrário, por meio da história da classe dominante pode se justificar a dominação sobre os povos. Como por exemplo: ”pra que esses índios querem terras se são preguiçosos”. Dessa feita roubam nossa terras e tudo que nos pertencem.

O que é historiografia? – É estudo das fontes históricas centrado nos documentos e na tradição oral formadora de uma determinada concepção.

Qual a importância do historiador? – resgatar os mitos, as cerimônias, registrar os acontecimentos de diversas formas (pintura, escrita, cântico, danças, desenhos e rituais).

Como a história se relaciona com os demais saberes? (Cultural Material e imaterial) – Por meio da arqueologia, antropologia, mitologia/cerimônias/ e outros valores espirituais. Trata-se de uma prática interdisciplinar de pesquisa.

Então, o que é o poder? São Relações (ideológicas – de convencimento - ou marcadas pela força (repressão).

Como é que eu posso empoderar da historia? – Conhecendo, registrando, pesquisando, celebrando os rituais e divulgando esses valores nas escolas e meios de comunicação.
As aulas do professor Ademir Ramos iniciaram-se hoje (15) e vão até sexta-feira (26), quando serão estudados os Conceitos Fundamentais de Antropologia.

Nenhum comentário: