sexta-feira, 8 de abril de 2011

LIDER DO GOVERNO DO AMAZONAS CONTRA A HOMOLOGAÇÃO DO ENCONTRO DAS ÁGUAS

Deputado Sinésio Campos propõe, no MinC, redução de área tombada do Encontro das Águas. A proposta foi apresentada na quinta-feira (07), pelo deputado Sinésio Campos, em audiência com a ministra Anna de Hollanda.

Elaíze Farias (*)

Sob a justificativa de que se trata de uma proposta construída dentro do governo estadual e instituições da Zona Franca de Manaus, o deputado estadual Sinésio Campos (PT) vai propor a redução de 2% da área tombada do Encontro das Águas. A proposta foi apresentada na tarde de quinta-feira (07) em audiência com a ministra da cultura Anna de Hollanda, em Brasília. Em entrevista ao acritica.com nesta tarde, o deputado Sinésio Campos afirmou que espera que o pedido seja acatado antes da homologação do tombamento definitivo.

A área foi tombada em definitivo em novembro de 2010. Segundo ele, a redução de 2% de uma área tombada de aproximadamente 30 quilômetros quadrados é necessária porque no local já existem ações antrópicas (humanas). “Há vários empreendimentos no local, como o porto Cemex, o porto Encontro das Águas, o Porto Bertolini, o tomada d´água do Proama. E tem a proposta de construir o Porto das Lajes”, disse o deputado. Segundo Sinésio, a proposta é “eminentemente técnica” e foi construída em discussão dentro da esfera governamental. Ele disse que a proposta tem respaldo de órgãos governamentais como a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), além de entidades como Federação da Indústria do Estado do Amazonas (Fieam) e Superintendência da Zona Franca Manaus (Suframa).

De acordo com o deputado federal, a redução do perímetro tombado pode ser viável porque se trata de uma área “já desmatada”, referindo-se à margem do rio onde já existem empreendimentos, a maioria deles compostos por portos de carga. A assessoria de comunicação do Ministério da Cultura confirmou a realização desta reunião, que contará ainda com o assessor da ministra, José Ivo Vannuchi, e o diretor de patrimônio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Dalmo Vieira Filho.

Homologação

Para o antropólogo Ademir Ramos, integrante do movimento S.O.S Encontro das Águas, a proposta da redução, além de contrariar o interesse público, “fere de morte a integridade da área” e mostra ser uma afronta à decisão do Conselho Consultivo do Iphan. “A ministra da Cultura deverá ouvir o Deputado Sinésio e quando muito encaminhar a propositura do líder do governo do Amazonas para ser apreciada pela direção do Iphan, que de acordo com o seu regimento deverá referendar o que o Conselho decidiu, como já fez, manifestando de imediato a homologação do tombamento para que tanto o Estado quanto à sociedade possam propor algum enpreendimento para a região”, disse.

Para Ademir, a proposta de redução também denuncia o não compromisso com a responsanbidade ambiental, já que, destaca ele, o ato do Tombamento não inviabiliza ação dos empreendedores, desde que respeite as regras instituídas em beneficio dos comunitários e em favor da preservação dos recursos ambientais. “O deputado poderia separar o 'joio do trigo', primando pelo interesse público, que é a proteção do nosso Encontro das Águas, seguido de formulação de projetos que atendessem a demanda local em atenção à vocação do complexo do Encontro das Águas centrada no turismo, no entretenimento e na pesquisa científica.

Foto: Clóvis Miranda.

(*) É jornalista da equipe de a Crítica.

Fonte: http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-Deputado-Sinesio-Campos-Encontro-Aguas_0_458354405.html

11 comentários:

ISRAEL DOURADO disse...

Que Vergonha para o Estado do Amazonas um Deputado que se diz Representante do Povo e a Secretária de Meio Ambiente no lugar de defender o Nosso Patrimonio ficam negociado Àreas para a Construção de um Porto, sinceramente em quem podemos confiar. Vamos nos Unir contra esses pilatras.
A Sociedade pede Socorro

Ellza Souza disse...

Estas são as autoridades que deveriam estar do lado da natureza e do povo mas ao contrário ficam do lado das megaloempresas. Por que será? A sociedade, mesmo sem grandes estudos precisa aprender a discernir entre o bem e o mal, senão todos estaremos lascados e mal pagos.

Anônimo disse...

A máscara tá caindo...

Quem deseja evitar a cocorrência e mantendo a carestia que inflaciona tudo no amazonas, principalmente os alimentos, devia se mancar e perceber que a defesa do status quo é contra o interesse do povo.

Jornalista tendenciosa e assessor de deputado...coitados a opinião de vocês é viciada e comprometida.

Anônimo disse...

É! Realmente a máscara caiu, o Sinésio não aguentou o disfarce e vestiu a camisa da corrupção. Eu nunca me iludí com esse tampinha. esse projeto de homem. Crie vergonha. como pode ser tão ordinário, e corrupto. Lembra-te cabra safado, quem te elegeu foi o povo e é com o povo que tu tens compromisso, esses empresários e maus políticos ainda vão rir da tua desgraça. Te manca e honra os votos que tu recebestes do povo deste Estado, larga mão de ser pilantra, será que tu não tem memória, tu ja esqueceu quando mentias p/ povo se dizendo seu representante e agora é capaz de todo tipo de corrupção p/ enricar ainda mais, verme da tua espécie não velhe o que o gato enterra. Fica tu sabendo que o ENCONTRO DAS ÁGUAS é sagrado e sendo sagrado todo aquele que contribuir para sua destruição cedo ou tarde pagará muito caro por esse crime. Cria vergonha sai dessa enquanto é tempo. tu pode te livrar do castigo dos homens mas da mão de Deus tu jamais te safará. Paga pra ver!!!

Anônimo disse...

Credo! a que ponto certos indivíduos são capazes de descer para se manter no poder. Pelo pouco que eu sei sobre essa pendenga desse porto no Encontro das Águas já deu pra sacar que realmente é um grupo de mafiosos querendo a qualquer custo realizar essa desgraça. Não entendo muito de política mas entendo suficiente de pilantras que se elegem prometendo maravilhas p/ povo e quando conseguem rapidamente esquecem todas as promessas feitas e se tornam tão corruptos quanto seus mestres, é o caso desse tal Sinésio, sujeitinho que quando ainda não tinha entrado p/ essa quadrilha de vendilhões da Amazônia, fingia ser contra os maus políticos e agora já é mestre na arte de ser canalha. Tenho certeza que tu ainda vai dar muito valor para o ENCONTRO DAS ÁGUAS, nem que seja quando estiveres ardendo do caldeirão do satanaz. Te cuida anão de jardim.

Anônimo disse...

O que, que está acontecendo, o desespero tá tomando conta dos ratos? Já não tem a menor graça esse papo furado de que estão preocupados com o desenvolvimento do Amazonas, com a Zona Franca etc, etc. Falem a verdade seus pilantras, todo mundo já sacou a jogada de vocês, essa corja tá pouco se lixando p/ Amazonas, Manaus,desenvolvimento sustentável e o escambal. O que eles querem e todo mundo já sabe, é negociar o que não é deles e muito menos negociável, a orla do Encontro das Águas. São mesmo um bando de vagabundos. O azar deles é que no Amazonas e no Brasil ainda existem autoridades honradas, homens e mulheres que merecem ser chamados de autoridades, e serão essas pessoas dignas e honradas que irão dar a resposta que essa quadrilha de ratos está precisando levar na cara e acabar de uma vez por todas com essa maldita insistência de se adonar do maior e mais precioso patrimônio natural da Amazônia; o Encontro das Águas. Chô urubus.

Anônimo disse...

É muita sacanagem. O Sinésio Campos com essa cara de leso, tá quase conseguindo o objetivo sórdido dele. O plano dele, do Eduardo Braga, de muitos políticos corruptos do Amazonas e do Brasil e desses empresários piratas do maldito Porto das Lajes, é se apropriar da região do Encontro das Águas de qualquer jeito, sabe pra que? Pra fazer aqui no Amazonas, o mesmo que o Sinésio Campos e o Amazonino fazem em Santarém, em Alter do Chão, lá, o tal Sinésio Campos cara de leso é dono do maior empreendimento turístico o hotel dele é o Mirante da Ilha onde entra rios de dinheiro, dinheiro que ele não presta conta, não declara, é preciso com urgência ser pedida uma CPI para investigar a vida desse mafioso que quer ditar as regras aqui no Amazonas. Que as autoridades do Amazonas e do Brasil cumpram com seus deveres em relação a homologação do Tombamento do Encontro das Águas,p/ assegurar a proteção desse patrimônio mundial e tirá-lo das garras dessas aves de rapina, porque essa enrolação com a homologação tá dando chance pra essa quadrilha que quer enricar ainda mais vendendo e se apoderando de nossas riquezas naturais. Repetindo, o plano do Sinésio Campos é bem mais maléfico para o Amazonas do que se esta percebendo, esse miserável antigamente fingia ser oposição ao governo mas era tudo uma estratégia para se encaixar na quadrilha que comanda o Estado do Amazonas e agora que ele conseguiu, não se preocupa nem em disfarçar sua truculência. Sinésio chega de ganhar dinheiro no Amazonas, vai fazer isso lá no teu Estado, ou tu tem medo que os paraenses não sejam tolos como os amazonenses disinformados que pensam que tu presta? Vai cantar em outra freguesia pilantra.

Anônimo disse...

Realmente quem vê cara não vê coração? Quantas vezes ouvindo os discursos enflamados do antigo mais já maquiavélico Sinésio Campos, eu em minha santa ignorância pensei, como seria bom se ele chegasse a ser um deputado, quanto bem ele faria pelo Amazonas. E agora eu tenho o desprazer de comprovar o quanto fui imbecil, naquele tempo sintia orgulho de ti Sinésio e hoje, não sinto raiva nem ódio de ti, sinto um profundo nojo, repulsa,vergonha de pensar que também contribuí com meu humilde voto p/ te por onde estais. Só tem um detalhe, tu pensa que todo político, toda autoridade é corrupta ou corrompivel como tu e toda a tua quadrilha, é aí que te enganas, Deus vai mostrar pra toda a tua corja, que o mundo não é dos vendilhões iguais a ti, aliás, o próprio Jesus Cristo, certa vez quando andava pela Terra botou pra correr os vendilhões do Templo, o mesmo vai acontecer com tua quadrilha. É só esperar.

Anônimo disse...

Com raras excessões, a política no Estado do Amazonas está indo pro brejo. Com toda certeza na Câmara Municipal de Manaus e na ALEAM existem homens e mulheres honrados e comprometidos com os interesses do povo deste Estado. Porém e pra desgraça do povo amazonense, nestas "casas do povo" existem também elementos nocívos e corruptos do tipo Sinésio Campos, tipo esse capaz de ser negligente, omisso, marreteiro, vendilhão do bem público... Que cara de pau, esse sujeito foi incapaz de mover uma palha em defesa do maior patrimônio Natural do Amazonas, o Encontro das Águas, no entanto teve a insanidade mental, moral, espiritual etc. etc. De ir apelar as autoridades competentes para permitir a destruição desse Sagrado Patrimônio. É o fim da picada. Esse sujeito tá jogando a última oportunidade de se limpar com o povo do Amazonas que equivocadamente o colocou no parlamento deste Estado. Solicito ao Sinésio que pare um pouco de andar com quem trama golpes contra os reais interesses do povo que o elegeu e pelo menos procure se inteirar dos acontecimentos que ocorrem na natureza em todo o Planeta, sua tentativa de beneficiar projeto nocivo em detrimento do Encontro das Águas é a prova de que não ligas a mínima p/ a defesa ambiental. Que decepção, e eu nunca votei em você, porque não confio em indivíduos que são capazes de qualquer coisa p/ subir na vida. Outra coisa Sinésio, para de te indentificar como professor, você é uma vergonha p/ discentes e docentes. Sinésio o que você tenta conseguir, nem o Eduardo Braga como governador conseguiu, sabe por quê? O Encontro das Águas é sagrado, é um santuário ecológico, portanto é proregido por Deus. Podem juntar todas as forças da corrupção e mesmo assim serão derrotados porque Deus é o criador e protetor desta Obra denominada Encontro das Águas, os inimigos dos que defendem esse patrimônio já tentaram de tudo e só tomam no olho, chega de atentar contra a vontade de Deus, sejam dignos, reconheçam que pisaram na bola e ponham um ponto final nessa ideia de se adonar do que é de toda a humanidade. O recado está dado.

Anônimo disse...

Parabéns deputado, antes da "Circo" o povo quer "Pão" e a manutenção do monopólio privado dos portos da capital, sob o infame argumento da proteção do Encontro das Águas, deseja apenas manter as coisas como são: O PREÇO DO FRETE EM MANUS É MAIS QUE O DOBRO DO RESTANTE DO PAÍS AFETANDO DIRETAMENTE A CESTA BÁSICA DOS MAIS NECESSITADOS.

Anônimo disse...

O tempo que essa meia dúzia de gatos pingados tenta manter essa farsa de preocupação c/ a Zona Franca, com o desenvolvimento do Amazonas e outras desculpas esfarrapadas p/ vender a margem do Encontro das Águas p/ forasteiros destruirem o mais famoso ponto turístico do Amazonas, se realmente fosse interesse pelo desenvolvimento do Amazonas, pela solução p/ tranporte de carga do Distrito Industrial, já tinha dado tempo de se retratarem junto a população de Manaus e do Amazonas por essa ideia de jirico que ousaram pensar em por em prática e se deram mal, já teriam pesquisado e encontrado o local ralmente adequado p/ o tal porto. Já está provado não só por A + B e sim pelo Alfabeto todo que esse golpe desses pilantras falhou, não colou, foi pro brejo, já era, troquem o chip. Por mais idiota que um indivíduo seja ele deve manter um pouco de senso do ridículo. Apesar de nunca ter apostado um zero a esquerda no Sinésio Campos, confesso que com essa atitude de pilantra desesperado de ir esmolar desgraça p/ o Encontro das Águas,ele provou que pode ser bem mais baixo do que o metro e meio de sua nanica estatura. É muito despresível, rato de esgoto, baba ovo de empresário pirata.