quarta-feira, 13 de abril de 2011

"INDICADORES SOCIAIS NO AMAZONAS" APRESENTADO EM SEMINÁRIO

No período de 28 a 29 de abril de 2011, estará sendo realizado em Manaus, o I Seminário sobre os Grandes Projetos de Infraestrutura na Pan-Amazônia. E, no encerramento do evento, no dia 29/04/11, sexta-feira, às 18h, ocorrerá o lançamento do livro "Indicadores Sociais no Amazonas", da pesquisadora Norma Bentes, Mestra em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e Analista de Informações Geográficas e Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – Unidade Estadual do Amazonas.

Aberto ao público, o evento acontecerá no Auditório do CEFAM – Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus, localizado na Av. Joaquim Nabuco, 1023 – Centro (em frente ao Edifício da coca-cola do grupo Simões), com a presença da autora, participantes do Seminário, membros das academias, pesquisadores, universitários e ativistas de movimentos sociais.

Na ocasião, estará disponível também o livro “A Questão Social na Amazônia”, onde a autora possui artigo.

O livro "Indicadores Sociais do Amazonas" faz parte do Prêmio Literário Cidade de Manaus, idealizado pelo poeta, compositor e escritor Aníbal Beça; e implementado pela Prefeitura de Manaus por meio do Conselho Municipal de Cultura _ ConCultura.

Selecionado durante a edição 2008, o trabalho "Indicadores Sociais no Amazonas", da pesquisadora Norma Bentes, recebeu o prêmio "Samuel Benchimol", como melhor ensaio sócio-econômico.

O livro aborda a urbanização do Amazonas, a partir dos impactos do empreendimento Zona Franca de Manaus na vida dos habitantes da capital e dos dez municípios mais populosos, enfocando as características gerais da população, trabalho e renda, educação, habitação e acesso a serviços básicos como água, esgoto e coleta de lixo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei a ideia desse seminário. Farei o possível e o impossível para participar. Eu moro no interior do Amazonas, mas sempre que estou em Manaus participo de eventos deste tipo, gosto de estar informado de assuntos importantes como esse e que realmente tem que ser debatido por quem se interessa pelo futuro de nosso Estado e de Manaus. Estou acompanhando o desenrolar da polêmica questão do Encontro das Águas. Quero dizer que sou totalmente contrário a ideia de construção de porto neste citado local. Isso não tem o menor cabimento. Esse seminário é uma ótima oportunidade para detonar de vez com essa ideia estapafúrdia. OK?

Anônimo disse...

Concordo plenamente com você. Já está se tornando insuportável essa babaquice desses sem noção, com essa história de porto das Lajes. Será possível que essa quadrilha não vai se mancar nunca. Até Deputado dando atestado de corrupção, que vergonha p/ quem votou no Sinésio Campos. Parabéns pela ideia desse seminário, com certeza será bem proveitoso.