sábado, 2 de abril de 2011

DIAGNÓSTICO E MONITORAMENTO DAS ÁGUAS DO LAGO DO ALEIXO

A pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas, professora Anete Rubim, com o apoio do NCPAM e comunitários do Lago do Aleixo, iniciou na quinta-feira (31/03), as primeiras coletas de água do Lago do Aleixo com vista a diagnosticar e monitorar a qualidade da água do em torno do Encontro das Águas. A pesquisa participativa objetiva empoderar os ribeirinhos das informações técnicas necessárias com propósito de controlar a qualidade das águas que muito significa para estes comunitários moradores desta região, recentemente tombada, como patrimônio cultural nacional.

Neste primeiro momento a pesquisadora busca ampliar seu trabalho, considerando que há anos pequisa na região do Puraquequara, área vizinha do Lago do Aleixo, na Zona Leste de Manaus. O processo interativo da pesquisa envolvendo moradores, estudantes, pesquisadora e meio ambiente funda-se numa metodologia comunitária orientada pela ética da responsabilidade social e ambiental na perspectiva de ampliar a discussão com os empreendedores e governantes, almejando a criação do Comitê Gestor da Bacia do Encontro das Águas para se garantir a intrgridade deste bem seguido da qualidade de vida dos ribeirinhos, que moram e vivem no em torno deste patrimônio cultural e paisagístico de grande valor para equilíbrio do planeta.

Fotos: Valter Calheiros.

3 comentários:

Anônimo disse...

Nota mil por essa iniciativa. Essa é uma prova que o Movimento SOS Encontro das Águas é muito bem assessorado e está sendo assistido por estudiosos de várias áreas científicas. São ações deste tipo que calarão a boca de indivíduos ignorantes que mesmo sendo morador da Colônia Antônio Aleixo têm a indignidade de se aliar com empresários aventureiros que visando apenas o enriquecimento ilícito querem se estabelecer de qualquer maneira em locais de preservação portanto inapropriados para implantação de empreendimento do tipo; o maldito porto das Lajes. Por falar nesse assunto, o povo pergunta o povo quer saber: o que falta para cair a ficha dos fanáticos pelo tal porto, o que falta para eles se mancarem, para entenderem que essa ideia imunda de construir o tal porto na margem do abençoado Encontro das Águas já era. Eles são completos analfabetos ou são totalmente incapazes de procurar ganhar seu pão de cada dia trabalhando em algum serviço humilde e honesto. Chega a ser patética a leseira dos coitados tentando manter essa ilusão de que vão construir o tal monstrengo e eles que são alienados vão rir muito de quem defende o Encontro das Águas e arredores. É muita paranóia dos coitados!
Mas, voltando ao assunto que interessa. É isso aí, parabéns ao NCPAM, a Dra. pesquisadora e principalmente aos moradores do entorno do Encontro das Águas que estão tendo atenção de grandes e renomados estudiosos, isso prova que esse belo lugar não está mais sujeito aos desmandos dos piratas invasores, saqueadores das inúmeras riquezas aí existente. Tudo de bom aos bons.

Anônimo disse...

ola aqui seu tal anonimo vç nao sabe nada de lago de aleixo ja nao basta o antropofogo ademir agora vç tambem se metendo onde nao deve cuidado com suas afirmaçoes

Anônimo disse...

Ótimo, já que você entende de Lago do Aleixo porque não tenta fazer algo por esse belo lago, por exemplo, frequentar uma das escolas da comunidade para amenizar tua carência de conhecimentos gerais e bons costumes, sei que pode ser dificil mas se você se esforçar poderá até se tornar um ser decente. Tenta, te esforça.