domingo, 10 de julho de 2011

COM A PALAVRA O PREFEITO DE MANAUS

O prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, em atenção as demandas das comunidades resolveu criar uma Secretária para intensificar o processo de interlocução com as lideranças sociais, reconhecendo o quanto é necessário esse diálogo para que o Agente Público possa operar com legitimidade e respeito em cumprimento as demandas populares, com isso, promove uma relação direta com os comunitários, descartando os pretensos intermediários que bucam mais para si do que em benefício do coletivo social. É nessa perspectiva, que os moradores do Parque Residencial Ouro Negro, localizado na periferia de Manaus, vem se mobilizando há mais de 10 anos, para fazer valer a força da comunidade quanto à própria seguranças de seus familiares. Para isso construíram uma Guarita Comunitária para que fosse instrumento de controle, vindo a contribuir para a segurança dos próprios. Nesse sentido, suas lideranças estabeleceram tratativas com a polícia comunitária - Rondas do Bairro - para que a noite desse suporte aos vigilantes que se encontram integrado no serviço comunitário. Esse trabalho tem custo e é todo arcado pelos próprio moradores do "Ouro Negro". Para uma das lideranças locais, o senhor Sandro Simões, a tentativa de derrubar a Guarita Comunitária, como bem quer o diretor de planejamento do IMPLURB, Pedro Paulo Barbosa Cordeiro, não deixa de ser uma insanidade, visto que enquanto o Prefeito Amzononino incentiva a força da Comunidade, o burocrata de plantão, desconectado das políticas públicas passa a perseguir os moradores do Ouro Negro, que organizadamente lutam para viver em paz e em segurança. Pois, desde quando, construímos a Guarita os assaltantes bateram em retirada, dando mais tranquilidade a todos nós que vivemos nesta rua, onde só circula por aqui os próprios moradores e/ou os gatunos que se aproveitam da ausência do Estado para violar o nosso parimônio. Isto é, a nossa rua não tem saída, não tem circulação de veículo, ônibus ou outro meio, serve unicamente aos moradores".

O zelo dos moradores do "Ouro Negro" é tão grande que resolveram ampliar o Muro do Conjunto, separando da invasão, que se apossou da área verde do Conjunto. Além do Muro, os moradores também se mobilizaram para barrar a tubulação de esgoto que a empresa COMAG, do Paulo Girard, queria conectar no sistema do "Ouro Negro". A força comunitária foi tão expressiva que fez com que o empresário deslocasse sua rede para outras paragens. E agora os moradores começam a resgatar a área que fora invadidada pela empresa.


Os moradores do " Ouro Negro" esclarecem que a Guarita é um bem público, comunitário, a serviço dos moradores. Descarta a acusação de tentativa de privatização da rua, de modo algum, visto que a Prefeitura presta todos serviços aos moradores desde a limpeza, asfalto, entre outros. Os comunitários também têm consciência que ao Estado cabe a ligitimidade da força, contudo que esta força seja direcionada para combater a bandidagem e não as pessoas de bem que vivem e moram no Parque Residencial Ouro Negro, no Coroado III, na Zona Leste de Manaus. Com a palavra o senhor Prefeito Amazonino Mendes, para reparar o tamanho descaso e miopia social, beirando a leseira pública.

A comunidade está vigilante e por isso recorre as representações comunitárias organizadas que se manifestem em favor dessa luta para se garantir a vida e o bem estar social, porque, como se sabe a segurnaça é dever do Estado e dereito de todos. O NCPAM solidariza-se aos moradores do "Ouro Negro" e quer ampliar esta luta no campo do movimento social urbano por meio do Conselho da Cidade.

3 comentários:

Anônimo disse...

Será que nenhum vereador pode ajudar esta gente de Manaus, do Ouro Negro. E a grande Imprensa será que está com rabo preso? Pois os moradores gritam, reclamam e os representantes do povo fingem que não vêem, não ouvem e não sabem. É demais. Nessa situação esse povo só tem uma saída é partir para enfrentamento e com a força de sua organização barrar a leseira dessa
gente metida a besta. O Manoel Pracinha não é o chefe dessa gente,ah!!!! mas também já está gagá, fora de tempo, eu aqui de Brasíla estou acompanhando o grito das comunidades de Manaus. Um forte abraço e vamos ver o desenrolar dessa luta.

Anônimo disse...

Já que o prefeito não quer prefeitar mais, a comunidade tem que se unir e fazer do seu jeito sempre pensando no melhor para a maioria e para a natureza. É o que se pode fazer já que não temos quem resolva os problemas da sociedade que deveriam nortear a vida pública de um político que é pago para fazer exatamente isso e não faz.

TO MORDIDO disse...

Vem ca seu vagabundo mentiroso,teu prefeito teve quatro anos la o que foi que ele fez pela cidade de manaus nada vçs se acham tao capaz capaz de k me explique va pro inferno seu....