sexta-feira, 8 de julho de 2011

GUARITA COMUNITÁRIA PARA GARANTIR SEGURANÇA DOS MORADORES

Nas grandes cidades, os moradores sejam ricos ou pobres se organizam para garantir a sua integridade física e a defesa do seu patrimônio. Os ricos utilizam-se das estruturas dos condomínios para assegurarem sua cidadania, contando ainda, com todo suporte dos aparelhos de Estado, já os pobres recorrem a sua própria força, criando organizações comunitárias, participando dos movimentos sociais e outras frentes para afirmação de seus direitos fundamentais, sobretudo, no que diz respeito à segurança público.

Em Manaus, há mais de 05 anos, um grupo de moradores, do Conjunto Parque Residencial Ouro Negro, localizado no Coroado III, na Zona Leste de Manaus, resolveu lutar contra a violência e a insegurança, criando uma dinâmica comunitária própria para garantir a tranquilidade de seus familiares.

Desse modo, os moradores do "Ouro Negro" passaram a se reunir mensalmente para discutir estratégias a serem implementadas visando à construção de uma cultura de paz. Para isso, apostaram na organização, na informação e na articulação, construindo uma Guarita, em regime de colaboração, como instrumento de segurança, o que deveria ser competência do Estado.

No entanto, a iniciativa comunitária que deveria contar com o referendo e apoio do poder público municipal, agora vem sofrendo perseguição pela Divisão de Mobilidade Urbana do Instituto Municipal de Planejamento Urbano da Prefeitura de Manaus, que em vez de apresentar proposta para remediar os problemas dos moradores ameaça derrubar a Guarita por entender que se trata de via pública, agindo na contramão das políticas sociais que vem fortalecendo cada vez mais as manifestações da sociedade civil organizada.

Os moradores do "Ouro Negro" afirmam que, em nenhum momento se colocou em dúvida a natureza jurídica da via, tanto é verdade que "a prefeitura por meio do carro coletor de lixo entra todos os dias para efetivar o seu dever, assim como a secretaria de obras e limpeza pública cumprem com sua tarefa em benefício dos comunitários, que pagam regularmente o IPTU". O fato é que se trata de uma rua sem saída possibilitando maior controle dos moradores sobre a circulação de pessoas na área, o que é feito pelos vigilantes que os próprios moradores organizados bancam para custear a sua segurança, enquanto tal missão deveria ser feito pelo Estado. Por isso, indignados manifestam seus protestos reclamando do Prefeito Amazonino Mendes, atitude responsável para que em regime de colaboração possam continuar exercendo o controle da Guarita como medida de segurança comunitária. Leia abaixo o protesto dos comunitários com mais 300 assinaturas.

Nós abaixo assinado manifestamos total interesse em defender a Permanência da Guarita e na ausência do poder público, em regime de colaboração, como prescreve a Constituição Federal, reivindicamos continuar exercendo o controle desse aparelho comunitário, construído na entrada de nosso conjunto, no bairro do Coroado III, na Rua Nova Olinda, na Zona Leste de Manaus. O controle feito pelos moradores além de beneficiar diretamente as 53 casas do conjunto, beneficia também os moradores dos 24 apartamentos do Condomínio Monte Castelo. Esclarecemos ainda, que as ruas do conjunto Parque Residencial Ouro Negro não integram a nenhum sistema de trânsito porque não há conectividade com outras vias, a área em foco localiza-se nas extremidades do Campus da Universidade Federal do Amazonas e todo o conjunto encontra-se murado, empreendimento este feito pelos próprios comunitários. Desta feita, em regime de colaboração, os moradores organizados, por medida de segurança, expressam o legítimo direito de exercer sua cidadania, salvaguardando o seu patrimônio particular e, sobretudo a vida de seus familiares. A legitimidade do ato fundamenta-se na expressão da maioria dos moradores, que de forma ordeira e organizada pretendem continuar administrando a Guarita, promovendo unicamente a tranqüilidade e o bem-estar de todos (as) que vivem e moram no lugar. O abaixo assinado é um instrumento legítimo para manifestar a vontade dos reclamantes, fazendo valer o direito da maioria que reivindica Justiça, Segurança e Paz, aguardando um gesto concreto do senhor Prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, em benefício das famílias que moram e vivem no Parque Residencial Ouro Negro.

6 comentários:

Anônimo disse...

É, pelo visto esse prefeito está de parceria com a criminalidade que tira a tranquilidade da população. Uma das maiores provas disso é a ideia criminosa de substituir os seguranças das escolas municipais por câmeras instaladas nas escolas. Onde já se viu câmera enfrentar assaltante armado, correr atrás de ladrão que arranca grade de escola p/ roubar equipamentos eletrônicos, fardos de merenda, etc? A primeira coisa que os bandidos fazem é destruir as câmeras, e aí de que adiantarão as câmeras. Com essa ideia imunda, ele vai tirar o ganha pão de muitos trabalhadores da área da segurança. Talvés o objetivo do Amazonino ao despensar os seguranças seja economizar uma grana preta que seria utilizada p/ pagar os salários dos mesmo, com isso ele embolsa mais p/ gastar nos passeios que faz frequentemente p/ outros países. E outro detalhe que pode ter passado pela cabeça de Tio Patinhas dele, câmera não precisa de salário, portanto não pede almento, não bota a Prefeitura na Justiça etc. etc. etc.
O Amazonino realmente pensa em tudo! Ele só esqueceu que o povo que o elegeu agora está inojado, dele e da burrice que fez, reconduzindo um pilantra ao Poder.
Obs. Prefeito, apague essa ideia mafiosa e mantenha os seguranças nas escolas, antes que as desgraças comecem a acontecer. Nós, o povo estamos de olho em suas falcatruas. Não pise na bola, porque é penalte.

Anônimo disse...

So pode ser. Que golpe sujo!
Esse caduco precisa ser interditado, ele não está mais em condições de continuar brincando de administrar Manaus e ferrando com a vida de todos nós.

Anônimo disse...

Prefeito fajuto. Te orienta, cumpre o teu dever e deixa a segurança das escolas fazerem o serviço p/ o qual foram muito bem treinados. Câmera é p/ complementar e reforçar a vigilância desses importantíssimos patrimônios públicos que são as escolas municipais. Quanta a segurança comunitária do conjunto Ouro Negro, o Negão ao invés de perseguir devia era apoiar e divulgar esse ótimo exemplo que está dando bom resultado. Parabéns aos ordeiros moradores do Conj. Ouro Negro.

Anônimo disse...

Mas só far merda! Outro dia ele estava todo enrolado por ter dito "Então morra." Ele correu da sala p/ cozinha, ou melhor, de Manaus p/ Nova Iorque. Pelo visto nós estamos muito bem de prefeito, p/ não dizer ao contrário.

Anônimo disse...

Prefeito vai resolver o grave problema do transporte coletivo, cuida do teu Dever, foi p/ isso que o povo te elegeu e não p/ exterminar os seguranças e apoiar os bandidos. Quanto ao Conj Ouro Negro, botem p/ cima, não deixem esse preito de fachada destruir o que vocês sabiamente construiram e que está dando bom resultado, quem decide o que é melhor p/ a comunidade é o povo que nela mora, prefeito tem que cuidar é de resolver os problemas graves de Manaus que a omissão e falta de cumprimento do Dever da parte dele criou. Não deixem o Odorico Paraguaçú apalermado bagunçar com vocês.

Anônimo disse...

É isso povo mesmo, te orienta apalermado. Deixa os moradores em paz. Tu não quer ajudar não atrapalha.