quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ABENÇOADA NATUREZA QUE NÃO SE ENTREGA

Ellza Souza (*)

Estava curtindo um calor insuportável na rua quando a professora Ana Peixoto me ligou avisando que estava assistindo a uma cena inusitada em seu sítio que fica na área do Tarumã. O caseiro a levou para ver um ninho com dois filhotinhos numa árvore frutífera chamada umari-gordo que tem um cheiro muito forte. A curiosa Ana se dirigiu ao local nos fundos do seu famoso quintal que já fez parte de sua prosa para crianças em vários livros. O que viu lhe encantou tanto que já avisou aos amigos “eu quero morar no sítio”.

Sei exatamente o que a Ana sentiu pois também já tive o privilégio de assistir uma cena daquelas que inclusive me inspirou num roteiro de sessenta segundos intitulado “Na selva de pedra todos os fios são cipós – A saga de um beija-flor”. E o que Ana viu foi isso. Dois filhotes de beija flor no ninho caprichosamente construído pela mãe na robusta folha da árvore.

Assim como eu, Ana também se apaixonou pelo que viu. Falei, baseada na minha experiência, para que ela observasse os próximos acontecimentos. O cuidado da mãe com aqueles seres tão frágeis e encantadores em seus primeiros momentos de vida quando ainda se apertam em local tão exíguo mas suficiente até o primeiro vôo, que é algo imperdível para amenizar qualquer loucura da existência moderna.

Os “meus” passarinhos eram quase só bicos que se destacavam fora do ninho. Ana notou também nos “seus”, bicos exageradamente grandes para corpos tão delicados. Dizem, os antigos que ver um ninho de beija flor com seus filhotes é uma dádiva dos deuses e representa sorte. Portanto Ana fomos agraciadas com esse privilégio e podemos nos ajoelhar e rezar para agradecer mais dois beijadores de flores por essa mata exuberante que se chama Amazônia. Enquanto tiver água e árvores, as espécies (todas elas inclusive o homem) permanecerão no planeta.

E VIVA A FLORESTA AMAZÔNICA
E VIVA O ENCONTRO DAS ÁGUAS
E VIVA O JARAQUI.

(*) É jornalista, escritora e articulista do NCPAM/UFAM.

8 comentários:

Anônimo disse...

ESSES PASSARINHOS REPRESENTAM A TURMA DO SOS AGUARDANDO QUE O PASSRAO E A SOKA GAKAI OS ALIMENTEM.
A FRACASSADA JORNALISTA E O ANTROPOLOGO DE ARAQUE SAO OS QUE TEM OS MAIORES BICOS.

Anônimo disse...

Infelizmente a internet é um meio de comunicação democrático e acessível até p/ quem não tem o mínimo de educação, de ética de respeito. Graças a isso esses vermes rastejantes têm chance de expor toda a podridão que o corpo e a mente deles comporta. Esse maldito projeto do porto tinha tudo p/ ser abortado, tendo como apoiadores esses seres tão despresíveis. Afinal, quem de boa índole apoiaria uma desgraça desse tipo. Viva o Encontro das Águas.

Anônimo disse...

Esses indivíduos seguidores desse abortado projeto do porto, além de tudo quanto não presta são muito burros. Enquanto eles se desmancham em críticas e ofensas aos bravos guerreiros do SOS, os guerreiros ganham toda a simpatia da população manauara e eles ganham o contrário; o nojo e o repúdio de todos que tem acesso as suas nojeiras postadas na internet. TOPEIRAS.

Anônimo disse...

QUE SIMPATIA?
OS BARIRROS QUE FORMAM A COLÔNIA ESTÃO DE SACO CHEIO DA OPRESSÃO DA IGREJA QUE PRECISA MANTER A MISÉRIA PARA GARANTIR O DINHEIRO DA HOLANDA.

Anônimo disse...

Sou cidadã amazonense e manauara e mesmo percebendo a fúria de manifestantes do bairro Colônia Antônio Aleixo, não vou perder a oportunidade de dar meu recado sobrer essa questão que já está virando uma bola de neve. Apesar de não morar na Colônia Antônio Aleixo, tenho tanto direito de me manifestar neste caso quanto qualquer cidadão de qualquer parte do mundo. Questões ambientais, são merecedoras da maior atenção e seriedade mas, o que estou percebendo é que, pessoas que não dão o devído valor à esta vital questão, querem usar esse momento p/ despejar suas despeitas, fracasos, desamor, desconhecimento e muita, muita falta de educação sobre os que realmente estão empenhados em evitar esse que se acontecer será um grande mal não só p/ os moradores do entorno do Encotro das Águas mas, um mal p/ o mundo. Já morei em outros países e sei o quanto o Encontro das Águas é sonhado por todos que ainda não o conhecem. Que fique bem claro, não penssem vocês, que apoiam esse bizarro projeto que o povo de Manaus e do Amazonas está achando que vocês têm Direito de ter essa atitude louca e criminosa, não, o povo do bem, que é maioria, sabe que vocês são uns bôbos sendo manipulados por esses cafagestes. Estamos de olho em vocês!

Anônimo disse...

Sou evangélico, costumo realizar cerimônias de batismo nas margens do Encontro das Águas e com essa ameaça de construção desse porto nesse belo e tão necessário ponto turístico, estou muito preocupado com o risco de perder o direito e a liberdade que sempre tive de realizar essa sagrada atividade, nesse magnífico lugar. Sou totalmente contra esse porto no Encontro das Águas.Paz do Senhor irmãos!!!

Anônimo disse...

MEU IRMAO,SE VÇ ME DER UMA CHANCE VOU TE PROVAR O CONTRARIO,NAO VAI ACABAR NAO ISSO E BUATO DAQUELES QUE NAO QUEREM O PROGRESSO DA NOSSA COMUNIDADE.MARQUE O LOCAL E IREI TE ENCOTRAR,NAO TENHA MEDO SOU CIDADAO DE BEM A PAZ DO SENHOR JESUS.

Anônimo disse...

Sinto muito, mas não vou dar chance coisa nenhuma. Não estou interessado em ouvir quem quer me convencer na marra de uma coisa que eu sei a real situação! Levem esse porto pra bem longe do único lugar onde ainda temos condições de nos banhar. Se você é realmente um evangélico como disse, se corrija e abandone esse projeto que só trará discordia entre as pessoas e destruição p/ a natureza. Paz do Senhor.