sábado, 27 de agosto de 2011

ENCONTRO DAS ÁGUAS: PARADOXO E INSENSATEZ

Eu acuso a cumplicidade de parte significativa dos políticos do Amazonas com esse crime contra o nosso patrimônio natural. Eu acuso a indiferença dos gestores públicos diante dessa insanidade. Os órgãos que cuidam do meio ambiente no Estado, bem como o IPAAM e o IPHAN local são cúmplice dessa brutalidade.

Tenório Telles (*)

De cuidado com nosso patrimônio natural depende o futuro de nossa terra. Não, não é só o futuro, mas o presente e a própria vida. Temos a responsabilidade de legar às próximas gerações condições sociais mais favoráveis. E disso faz parte o zelo com nossa maior riqueza: a natureza. Os argumentos que sustentam que o progresso é tudo não têm fundamento se não levam em consideração o significado que lugares e pessoas têm para a existência da sociedade.

O Encontro das Águas é muito mais que um simples lugar. É um espaço que nos identifica e uma metáfora do milagre da vida. Um símbolo do encontro que não é só o encontro de dois rios: é o encontro de gentes, da magia, da memória e do próprio tempo. É também uma lição: depois de muito lutar os dois rios se unem e se misturam para formar o rei dos rios do planeta. Pela sua importância e pelo que representa em termos naturais não tem sentido a insistência das pessoas que têm feito de tudo para construir o porto nas Lajes.

O dinheiro não pode estar acima dessas coisas. Se pra eles é isso o que importa, para a sociedade o que interessa é a preservação do Encontro das Águas. Alguns economistas que defendem a construção do porto, alegam que a obra trará desenvolvimento para a cidade. E com base nisso tentam cooptar as pessoas para sua posição.

A pressão, junto à população que vive no em torno da área tem sido sistemática: muitos inclusive, em troca de promessas de favorecimento e pequenas vantagens, vestiram a camisa da construção do porto. Alguns poucos seguem resistindo em defesa da manutenção desse espaço natural.

O fato é que se os defensores dessa causa forem derrotados, em pouco tempo a beleza do Encontro das Águas sobreviverá apenas em fotografias e cartões-postais. Devemos, sim, continuar lutando para salvar o nosso Encontro das Águas, para impedir que ocorre com ele o mesmo que aconteceu com os igarapés de Manaus, poluídos pela ausência de tratamento dos resíduos das empresas do distrito industrial. O mesmo crime cometemos com a Ponte da Bolívia, oTarumã, a Ponta Negra, o Mindu e os espaços naturais da cidade, que poderiam ter sido transformados em parques públicos e foram destruídos pela especulação imobiliária.

Isso tudo tornou Manaus uma cidade brutalizada e sufocante, sem lugares para o convívio social ao ar livre. Uma cidade no meio da maior floresta do mundo, sem espaço verdes, sem arborização e com seus igarapés envenenados e aterrados.

Por isso, eu acuso a cumplicidade de parte significativa dos políticos do Amazonas com esse crime contra o nosso patrimônio natural.

Eu acuso a indiferença dos gestores públicos diante dessa insanidade. Os órgãos que cuidam do meio ambiente no Estado, bem como o IPAAM e o IPHAN local são cúmplice dessa brutalidade.

Para decepção de todos, a justiça federal comportou-se de forma irresponsável ao compactuar com os interesses espúrios dos que insistem nesse crime contra o povo do Amazonas. Essa história em torno do Encontro das Águas é um paradoxo, enquanto os países em geral lutam para salvar seus espaços naturais, testemunhamos a ação de um grupo que tudo faz para destruir um dos mais belos cartões-postais do planeta. Para que não envergonhemos as próximas gerações, com nossa omissão, devemos continuar lutando para evitar esse ato de insensatez.

(*) É professor, escritor, editor, membro da Academia Amazonense de Letras e articulista de a Crítica de Manaus.

13 comentários:

Anônimo disse...

Eu acuso parte da sociedade que se locupleta e prefere não se manifestar contra tal insanidade. Manaus se transforma num canteiro da bandidagem, dos donos dos espaços públicos, da desorganização e da desgovernança. Para onde caminha a humanidade?

Anônimo disse...

A foto na matéria será do Ademir Ramos tentando explicar para o seu financiodor as sucessivas derrotas?

Anônimo disse...

E ESSE O ESTADO DO ADEMIR E TAMBEM DAQUELES QUE DE CERTA FORMA QUEREM O ATRASO DA COLONIA ANTONIO ALEIXO E DE MANAUS TA QUEIMADO SATANAS.

Anônimo disse...

Parece que esses idiotas da Colônia Antônio Aleixo que se iludiram com esse porto no Encontro das Águas, fazem questão de mostrar p/ todos que eles são do mais baixo nível, verdadeiros alienados, sentem necessidade de mostrar sua condição de vândalos e baderneiros. Parabéns SOS/ Viva o Encontro das Águas!

Anônimo disse...

Derrota! Só se for do porto das Lajes, que desde 2008 estão tentando plantar essa desgraça no Encontro das Águas e até agora só estão levando no lombo! Sou moradora da Colônia, sou fã do Mov. SOS Encontro das Águas e tenho nojo desse grupinho lambe saco de empresário pilantra.Meus parabéns SOS. Um beijo p/ vocês.

Anônimo disse...

Cada um dá o que tem. O que pode se esperar de quem vive se humilhando p/ alguns trocados. Não sou do Mov. SOS Encontro das Águas, mas adoro o trabalho deles quanto a esses abestados que são pau mandados dos empresários são a vergonha da Colônia Antônio Aleixo, são lixo que não serve nem p/ ser reciclado.

Anônimo disse...

Além do Tenório com quem se pode contar na Academia, nas Universidades... Será que estão desinformados ou estão se fazendo de leso para tirar proveito da situação, querendo morder a babita por meio da Liga Consultures do Alexandre Rivas e Calos Babado. E porque a Reitoria não põe em pauta a discussão no Conselho Universitário para deixar claro que a UFAM não tem nada haver com a venda dos Laudos ou será que tem? - Coom a palavra a Reitora da UFAM.

Anônimo disse...

A turma do SOS parcere o exército americano que perdeu a guerra no Vietnã, mas acredita que a ganhou nas telas de cinema. O Porto foi licenciado e o fenômeno destombado porque onde impera a Lei a a Justiça não prospera açodamento.
Na terra que tem JUSTIÇA independente o que vale é a Lei e o SOS nunca vai crescer enquanto não mostrar a ILEGALIDADE do tal Porto.
No grito ou nas telas, a vitoria é mera ilusão.

Anônimo disse...

Que ilegalidade? Que porto? Lei, Justiça! De que será que este ser abestalhado está falando? Ah! Já sei! É um dos alienados, fruto do porto fantasma das Lajes! Quer um conselho, procura um terreiro de macumba, talvés uma mãe de santo possa te ajudar a raciocinar. Enquanto as pessoas normais estão na luta, batalhando pelo pão de cada dia, esses abobalhados passam o tempo dependendo de esmolas dos empresários e alimentando essa paranóia que ninguém mais dá atenção. É caso para internação!

Anônimo disse...

Bem faz os integrantes do Mov. SOS Encontro das Águas, que não ligam p/ as asneiras desses desocupados. É como diz o ditado; O amor é calmo, suave, promove a paz, assim é o Mov. SOS Encontro das Águas, transmite paz, esperança, coisa boa. Já esses que são torcedores do porto das Lajes; representam tudo que é de ruim, negativo, repugnante!
Até o início de 2011, eu que não estava bem por dentro dessa questão, só sabia o que eles publicavam naquele jornalzinho cheio de mentiras favoráveis ao porto das Lajes, cofeço que achava que eles estavam certos e que eram pessoas boas e civilizadas. Porém quando li as atrocidades que tiveram a insensatez de escrever, tentando denegrir personalidades do mais alto escalão de nossa cultura e sociedade; como nossos poetas, escritores, mestres e etc. criei verdadeiro nojo desses animais asquerosos! quero me despedir dizendo que a luta pela preservação do Encontro das Águas, já não é somente dos primeiros integrantes do Mov. SOS Encontro das Águas, é de todos os cidadãos de Bem deste Planeta maravilhoso chamado TERRA!!! BEIJOS abraços SOS Encontro das Águas. Amo vocês!

Anônimo disse...

Mas por que então o SOS não convidou os moradores da Colônia para participar dos momentos de lazer e descontração no terreno de Soka Gakkai bem nas pedras das Lajes?

A beleza do fenômeno é só para os amiguinhos do professor?

É impossível enganar muita gente por muito tempo...esse movimento precisa de socorro - SOS - para ele mesmo pq perdeu a credibilidade ao aliar-se de forma alienada a embusteiros do naipe do Ademir, do Cardona e do Luis Castro.

Anônimo disse...

Quem reza pela bíblia do padre (viche!) Cardona que é um guerrilheiro conhecido do Alaka à Patagônia, não quer mesmo saber das leis de país algum.

O pior disso tudo é que a CNBB no Amazonas se acovarda diante de um estrageiro que põe banca no nosso país.

Foi assim que começou a triste história da guerrilha no sul do Pará.

Deus nos livre desses intrometidos.

Anônimo disse...

K Q O CARDONA KE SI METENDO NAR COZA CON DEMI JUNTI COM MERISA LUISE CARLITO,VANTABAIA BANDE COVARD.