terça-feira, 23 de agosto de 2011

ENCONTRO DAS ÁGUAS

Francisco Praciano (*)

Li um recente artigo do advogado Félix Valois sobre a questão que envolve a construção do chamado “porto das lajes” na área do nosso Encontro das Águas.

No seu artigo, esse grande jurista e intelectual amazonense não recorre a qualquer texto de lei – como geralmente fazem os advogados – para justificar a sua discordância com a construção do tal porto nesse local que é único em todo o planeta. Os argumentos utilizados por Félix Valois são expressos em forma de indagações e questionamentos existenciais sobre a importância de se tentar preservar um pouco da beleza natural que ainda resta na Amazônia.

Para quem não teve a oportunidade de ler o referido artigo, transcrevo, a seguir, uma pequena parte do que escreveu o Dr. Valois: “…. Por que, em nome de todas as entidades pagãs sagradas ou profanas, por que, repito, logo no Encontro das Águas? Não é possível, pelo menos para a minha limitada inteligência, que não exista outro lugar, nesse imenso caudal que rasga o continente, onde o “progresso” possa fincar suas raízes, estender seus tentáculos e dominar o ambiente. Não se está falando de poluir um pedaço qualquer de terra. Trata-se de violentar, com brutalidade inominável, um dos mais belos locais do planeta, um patrimônio da humanidade, que sempre exibimos com indisfarçável jactância. Puro sentimentalismo, dirão os partidários do “progresso”. Que o seja. Mas, será que é proibido deixar aflorar o sentimento quando vemos a insensibilidade avançar traiçoeira e voraz contra o que nos é caro? Será que é vergonhoso lutar com unhas e dentes – e com sentimento – para preservar aquilo que aprendemos a amar?”.

Parabéns ao Ademir Ramos, ao Félix Valois, ao Thiago de Mello, ao MP federal e à grande maioria dos artistas, estudantes e intelectuais amazonenses por essa luta. Saibam que vocês podem contar comigo.

(*) É militante das lutas sociais e deputado federal do PT eleito pelo Amazonas.

Fonte:http://blogs.d24am.com/artigos/2011/08/23/encontro-das-aguas-2/

12 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Dep. Praciano. Sou amazonense e me orgulho de fazer parte dos milhares de eleitores que te elegeram. É assim que se fala. Quanto aos fanáticos do porto das Lajes, eu que moro em Manaus, mas ainda não conheço o bairro Colônia Antônio Aleixo, acho que você que se doeu por talvés ter ouvido algém falar algo contra a ideia equivocada do tal juiz, você teria que espalhar gravador por Manaus inteira, poque fora vocês que são capachos desses empresários, todos que tiveram acesso a truculência desse juiz xingaram-no e não foi pouco. Ninguém merece.

Anônimo disse...

Pois é deputado, um dos maiores juristas da nossa terrra afronta as leis vigentes, CF, Lei Orgânica Municipal e Lei ambiental e vossa excelência aplaude.
Já que o jurista não apontou nenhuma ilegalidade do referido projeto, desafio que o senhor o faça.

Anônimo disse...

PRACINO,PARE COM ISSO,ESSA NAO E SUA PRAIA TE ADMIRAVA TANTO,MAS VÇ PISOU NA BOLA COMIGO,EU ERA SEU ELEITOR

Anônimo disse...

Não é possível apontar um erro neste citado projeto, porque ele de cabo a rabo é só um erro! Quanto ao voto citado, digo o seguinte; voto de bandido só dá azar. Parabéns Dep. Praciano.

Anônimo disse...

Aí é Praciano! Não deixa se intimidar com essa conversa mole de quem tenta ser social quando na verdade é troglodita, medieval, só sabe ofender, agredir,falar besteiras. Grande Dep. é uma grande satisfação ter prova de que ainda existem políticos honrados em nosso País. Juntos pela homologação do Tombamento do Encontro das Águas.

Anônimo disse...

Dalhe Praciano! SOS Encontro das Águas.

Anônimo disse...

Acordai! Bons políticos desse Brasil varonil.
SOS Encontro das Águas!

Anônimo disse...

É hora de tomarmos nas mãos a nossa geografia. SOS Encontro das Águas!

Anônimo disse...

Acorda minha gente!
SOS ENCONTRO DAS ÁGUAS.

Anônimo disse...

O Brasil tem jeito! Estamos no caminho certo. SOS Encontro das Águas.

Anônimo disse...

Que coisa boa! Que exemplo maravilhoso o Dep. Praciano está dando ao declarar seu apoio a defesa do Encontro das Águas. Sou de Manaus, curso Direito Ambiental e estou estagiando aqui em Brasilia, acompanho essa luta em defesa do Encontro das Águas, quero dizer que nenhum dos senadores do Amazonas teve a dignidade de abraçar essa nobre causa, no entanto, um senador daqui de Brasilia se prontificou a ser o Senador defensor dessa vital causa; trata-se do Senador Rodrigo Rolemberg, à quem nós do Amazonas devemos render homenagens, ele já está agindo em prol dessa luta pela Homologação do Tombamento do Encontro das Águas. Que Deus nos abençoe à todos.

Anônimo disse...

Olha a cara do nosso dep.acho que ta pedindo uma pinga.Acorda praciano tu nao ta num boteco de pinga em manaus nao,tu ta na camara federal