sexta-feira, 5 de agosto de 2011

ENTRE A VIDA E A MORTE - UM CAMINHO DE GANÂNCIA


MOBILIZAÇÃO EM DEFESA DO TOMBAMENTO DO NOSSO ENCONTRO DAS ÁGUAS: Depois da insanidade do magistrado de plantão da Justiça Federal de revogar o Tombamento do nosso Encontro das Águas, os escritores Thiago de Mello e Tenório Telles viajaram a Brasília para cumprir agenda com a Ministra Ana de Hollanda e, juntos acionar o corpo jurídico do IPHAN para contestar a decisão da Justiça Federal do Amazonas ajuizada pelo Governador do Estado contra o Tombamento desse fenômeno, que muito singinfica para o clima do planeta e para identidade histórica e cultural do povo do amazonas. Ainda hjoje (5) às 14h, o Movimento S.O.S. Encontro das Águas estará em manifestação em frente a Justiça Federal protestando contra a decisão de se revogar o Tombamento desse Patrimônio e gritando por Justiça Ambiental. Não fique parado venha participar, envie os seus protestos pela rede e seja mais um elo a contestar contra as maracutais desse poderio que pretende transformar o Amazonas num quintal da Vale do Rio Doce, visto que o Porto é iniciativa de uma permissionária desta empresa mineradora que fez base em Carajás e agora manipula os seus tentáculos para o interior da Amazônia. E como rolo compressor pretende esmagar a todos e todas que contrariam a vontade do grande capital aliado com os aparelhos de Estado corruptos e viciados.

Ellza Souza (*)

Estão acontecendo umas coisas no Brasil que a cada dia leva a população para um buraco cada vez mais sem fundo e sem flores. Tudo que se relaciona à natureza parece que existe uma certa aversão e desconhecimento. Para se fazer qualquer coisa a título de melhoria em nome do desenvolvimento, destrói-se, mata-se, passa-se por cima da dignidade humana e de qualquer sinal de vida no meio ambiente, seja terra, mato ou água. Os políticos da terra juram na televisão e pros bois que dormem que são a favor da preservação da natureza. Na maior cara de pau os discursos são pela perenização de qualquer formiguinha na selva. Os 50 reais do bolsa floresta compram o silêncio de muitos pois a maioria realmente precisa dessa esmola para viver. Na prática mesmo o que vigora são os conchavos, o toma lá dá cá, o sacolão da fortuna, o dinheiro grosso que autoridades e empresas gananciosas esperam faturar com a desgraça de tudo que se relacione à natureza, só se importando com o vil metal. Não tem outra explicação para a bagunça e a degradação do patrimônio público, tanto histórico quanto natural, que se instalou na cidade há muito tempo.

Manaus é um caos e a culpa será sempre do povo e de deus. Claro que o povo tem sua parcela de culpa pois não se envolve com esses problemas e os gananciosos fazem o que querem. O Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões, recentemente Tombado, não significa nada num país cujos governantes se beneficiam do aqui e agora e não estão preocupados com o que está por vir que pode ser uma vida pior ainda e uma degradação ambiental sem precedentes. O órgão que deveria se posicionar a favor do Encontro das Águas e das leis que estão em curso se rende a pressões e concede uma licença de instalação para a construção do malfadado porto na área das lajes e do Encontro das Águas que representa para a cidade de Manaus um marco histórico, um berço de preciosos jaraquis, um lugar de sítios arqueológicos, e uma paisagem das mais lindas no mundo. Acho que é inveja, inveja do que temos em abundância.

Esses gananciosos vêm de longe, não tem amor, não tem envolvimento nenhum com a população “nativa” como alguns desses se relacionam ao nosso povo. Vêm para cá com lábia, com desprezo, com dinheiro. E nós precisamos levantar a cabeça e parar com essa história de achar que tudo que vem de fora é bom. È bem vindo se vier bem intencionado trazendo projetos que dignifiquem o homem e a natureza porque nós da Amazônia somos parte desses rios, dessas matas, desses mitos, dessa abundância e dessas distâncias mas já entendemos que precisamos cuidar disso para que se tenha algum futuro. E esses que só pensam naquilo, no ganho, no ouro, na ganância devem se fazer a seguinte pergunta: Por que? Mesmo uma empresa grande como essa e outras que querem fazer portos no Encontro das Águas são feitas de pequeninas células e cada uma precisa estar bem para que elas funcionem.

Precisava desabafar. Todos os manauaras precisam desabafar e explodir de indignação e revolta. Contra a população unida ninguém pode. Nem esses que se acham acima do bem do mal e querem desconstruir o que foi construído pela mão divina.

Manaus está tomada por esse tipo de projeto faraônico que em nome do progresso ou da Copa do Mundo, estão desmatando (coitados dos bairros da Chapada, Dom Pedro, Alvorada e por debaixo de certos panos fazem qualquer obra estapafúrdia e sem sentido. Que tipo de gestores nós temos que deixam as coisas correrem soltas, sem rédeas e sem planejamento? Quero só ver o novo Plano Diretor da Cidade, cuja reunião participei com sugestões em relação a zona centro oeste, onde moro.

E VIVA O ENCONTRO DAS ÁGUAS. E VIVA A CONVIVÊNCIA PACIFICA ENTRE HOMENS E NATUREZA.

(*) É jornalista, escritora e articulista do NCPAM/UFAM.

8 comentários:

Anônimo disse...

VIVA O ENCONTRO DAS ÁGUAS;
VIVA A INDEPENDÊNCIA DOS PODERES DE REPUBLICA;
VIVA A LIVRE INICIATIVA;
AVIVA O RESPEITO ÀS LEIS; E
VIVA A DEMOCRACIA.

ABAIXO À INTRANSIGÊNCIA;
ABAIXO AO SECTARISMO;
ABAIXO AO MAU CARATISMO;
ABAIXO A ESSA DUPLA MENTIROSA.

Anônimo disse...

VIVA O PROGRESSO VIVA A TODOS QUE QUEREM O TERMINAL PORTUARIO DAS LAJES

Anônimo disse...

Apesar de certos anônimos o bom senso e a ética vão vencer. A natureza criada por Deus não vai perecer diante de maus guardiões que deviam zelar e estão remando contra qualquer banzeirinho da existência humana. É triste...DE ANÔNIMO PARA ANÔNIMO.

Anônimo disse...

VOU DAR AQUI UMA IDEIA,EM VEZ DE SER TOMBADO COMO PATRIMONIO CULTURAL DA UMANIDADE,NAO DEVERIA SER PATRIMONIO NATURAL DA UMANIDADE,SO TEM UM POREM,VAI AQUI UM ALERTA PICEUDOS AMBIENTALISTAS,ESTE ENCONTRO DE AGUAS NAO FOI FEITO POR MAOS HUMANAS.ENTAO VÇS NAO PODEM TOMBAR NEM VIRAR,NEM QUERER QUE SEJA DA MANEIRA DE VÇS,TEM QUE SER CONFORME O PROGRESSO MANDA E A LEI DETERMINA

ellza souza disse...

Ei piceudo anônimo
Como disse uma cidadã da comunidade do Aleixo. "Nós estamos aqui para guardar o que Deus fez". Não podemos destruir e depois querer que Ele conserte. O equívoco é fatal perante uma situação como essa. Pense com o coração prezado anônimo e não com a frieza dos que querem o desenvolvimento a qualquer preço. Eu não quero isso para o povo do qual faço parte.

Anônimo disse...

A MALRISA TA DOIDA,TA APELANDO,ELA TEM QUE TOMA CUIDADO COM QUE ELA FALA NOS BARTIDORES,DESACATANDO AS AUTORIDADES,NA PROXIMA VEZ VOU GRAVAR O QUE ELA FALOU CONTRA O JUIZ FEDERAL FORA DAS CAMERAS.

Anônimo disse...

Tenta viver a tua vida! Deixa de ser invejoso. Quem diz o que quer, ouve o que não quer. Se por acaso alguém disse algo contra esse tal juiz, é porque ele foi o primeiro a fazer cáca. Quando alguém seja juiz ou o escambal, tem atitude truculenta não tem moral nenuma p/ se fazer de autoridade ofendida. Sou simpatizante do Mov. SOS Encontro das Águas e percebo pelos comentários julos de vocês, que seus maiores problemas é inveja e despeita, vocês não suportam o fato de ver os defensores do Encontro das Águas, se expressarem sábia e educadamente, serem pacíficos, ordeiros, acolhedores; enquanto vocês é esta látima, vivem de xavecos, ameaças, ofensas, baixarias, estão todo tempo querendo intimidar as pessoas, pensam que todo mundo é leso igual a vocês, bando sem noção. Sou da Zona Sul e VIVA AO ENCONTRO DAS ÁGUAS!!!

Anônimo disse...

Não suporto mais nem ouvir falar no tal porto das Lajes. Já está na hora de vocês procurarem o que fazer. Essa ideia não colou e o jeito é procurar ganhar o sustento de maneira humilde e honesta. Outra coisa, o tempo que vocês já perderam e estão perdendo com essa armação diabólica dava p/ vocês terem arranjado algum serviço p/ ganhar o pão de cada dia. Reflitam!!!