quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O MOVIMENTO S.O.S. ENCONTRO DAS ÁGUAS GANHA AS RUAS

Criado para fazer frente à insensatez e estupidez do governo do Amazonas aliado com empresários arrivistas, que querem porque querem construir um monstrengo chamado de Terminal Portuário das Lajes no frontal do Encontro das Águas, contrariando a vocação local desse patrimônio que condensa beleza, riqueza e cultura, o Movimento S.O.S. Encontro das Águas ganha as ruas chamando a todos e todas a participarem da luta contra a privatização desse Bem, que faz parte da unidade climática do planeta.

O surto de privatização do patrimônio público no Amazonas transformou-se numa epidemia, tanto o governo do Estado quanto à Prefeitura de Manaus, afetados pela febre mercantil do capital, resolveram agredir a economia política do Amazonas, leiloando o Encontro das Águas, Feiras, Mercado e outros Bens do povo do Amazonas.

O Prefeito Amazonino Mendes, sob pressão popular, resolveu recuar retirando de pauta da Câmara Municipal o projeto que regrava tal ordenamento privatista. O governador Omar Aziz resolveu não só acelerar o processo, mas, ajuizar na Justiça Federal ação contra o Tombamento do Encontro das Águas, “criando facilidade” para que os arrivistas da Lajes (Vale) Logística S/A sustentem o Licenciamento da obra com o aval do IPAAM – instituto de Proteção Ambiental do Amazonas – sob o taco do governador do Amazonas, afrontando os procedimentos legais em processo na Vara Ambiental do Estado.

A indignação é geral. Por isso, o Movimento Socioambiental S.O.S. Encontro das Águas inserido nas lutas sociais do Amazonas irá participar de manifestação pública juntamente com a COICA – Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica, no dia 16 (sexta) de agosto, a partir das 16 h – no Largo do Mestre Chico - na entrada do Bairro dos Educandos. O Chamamento está feito a todos e todas contra a construção de Hidrelétrica de Belo Monte e Contra a Construção do Porto das Lajes, na região do Encontro das Águas.

A COICA representa os interesses dos povos indígenas da Pan-Amazônia, em Manaus, com a participação de mais 100 lideranças indígenas reúne-se com o apoio da COIAB – Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, para discutir a construção de uma alternativa para a floresta e a todas as formas de vida no planeta. Para o Roberto Spinoza, técnico da COICA, “vivemos em tempos sombrios de crise climática global e profunda agressão que faz parte da maior crise de uma civilização baseada no individualismo e do consumismo desenfreado, na mercantilização e privatização de tudo, e na arrogância irresponsável de ‘dominação’ da natureza, esquecendo que somos uma pequena parte dela”, é o que afirma.

A abertura do Grande Encontro Pan-Amazônico da COICA será no dia 15 (segunda-feira) de agosto, às 9h, no Auditório João Bosco Ramos de Lima, na Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, com o apoio da Comissão de Educação e Cultura desta Casa. As oficinas de trabalho serão feitas no hotel Taj Mahal.

O Ato público com a participação do Movimento S.O.S Encontro das Águas contará com a presença de lideranças indígenas de toda Amazônia com a participação de lideranças dos 9 países do pacto, gritando contra Belo Montes e contra o Terminal Portuário das Lajes.

Ato Público - PARTICIPE
Dia 16 (terça-feira) de Agosto, às 16 h, no Largo Mestre Chico na entrada do Bairro dos Educando, em Manaus, na capital do Amazonas.

Grita Geral
No dia 27 (sábado) de Agosto, às 14 h, as lideranças do Movimento S.O.S. Encontro das Águas estarão participando do Seminário Mudanças Climáticas e Justiça Social promovido pelas Pastorais Sociais da CNBB.

7 comentários:

Anônimo disse...

OBRIGADO PELO CONVITE,ESTARAMOS LA TAMBEM,AQUELES QUE SABEM O QUE E MELHOR PRA NOSSA COMUNIDADE,NOS AGUARDEM,SO NAO QUEREMOS BAIXARIA VIO MALRISA LIMA,CONTENHA SEUS GUERREIROS E NAO BAIXE O NIVEL DO DEBATE PORFAVOR.

Anônimo disse...

ALERTA!!!

O projeto de INTERNACIONALIZAÇÃO da AMAZÔNIA é o sonho maior desses picaretas e tem como MARCO ZERO o nosso ENCONTRO DAS ÁGUAS. Todas essa armação é articulada pela CNBB e a Soka Gakkai Internacional (BSGI).

Se não fizermos nada, nossos netos terão a nacionalidade japonesa e a nossa bandeira será branca com uma "bola" (que só Ademir Ramos pega)vermelha e gorda no centro.

Arigatô
Saionará

Anônimo disse...

Os idiotas sem causa tentam justificar as razões porque estão de quatro para as lajes e agora plantam na imprensa a velha idéia de internacionalização da Amazônia tentando engalobar os babacas que comem nas mãos deles.... e o pior de todos são pessoar letradas que estão lixando para os valores republicanos cultuando socmente a mercantilização. É nesse rolo que eles colocam a Amazônia, querendo se dar bem. Estão doidinho pela verdinha da Vale.... mas a mentira tem pernas curtas. Pega na mentira esses comandantes da babaquice.

Anônimo disse...

CARMONA,VÇ E O ADEMIR SAO DOIS IDIOTAS,FALÇOS PROFETAS MENTIROSOS BADERNEIROS,SE ALIARAM A ESSE DEPUTADO QUE NUNCA TA A FAVOR DOS PROJETOS PARA O BEM ESTAR DO POVO. MUITO EM BREVE O TPL VAI INAUGURAR VOU TA NA PRIMEIRA FILA PRA CORTAR A FITA DE INAUGURAÇAO.AGUARDEM OS JORNAIS VAO ESTAMPAR ISSO.

Anônimo disse...

É uma vergonha a atitude desses imbecís puxa saco dos piratas do porto das Lajes, estão à beira da loucura. Que vergonha presenciar a humilhação desses sujeitos. Os tais empresários vão ter que adotar esses trambolhos, foram iludir essa corja com promessas mirabolantes agora eles não vão largar do pé de quem os enganou. Quanto a ideia de se acharem no direito de negociar o Encontro das Águas, Alto lá, sou cidadã amazonense, não moro na Colônia Antônio Aleixo mas não reconheço o direito de moradores de lá negociar esse que é nosso Patrimônio. Teria graça esses caras que pela qualidade de escrita deles são analfabetos de pai e mãe, se acharem no direito de vender por algumas esmolas o Encontro das Águas. Isso é falta é de cadeia nesses imprestáveis!

Anônimo disse...

QUEM VAI PEGAR CADEIA E TU SEU VAGABUNDO,QUE FALIO TODAS INSTITUIÇOES AQUI DA COLONIA ANTONIO ALEIXO.COMO O CESELA,O PROJETO REMO,A FABRICA DE VASSOURA,A FABRICA DE GELO,A HOTA COMUNITARIA,O MORAN,A LIGA ESPORTIVA,A CAIXA BENEFICIENTE,A CASA DE FARINHA,A ASSOÇIASSAO DE MORADORES, A HOLARIA,OS TERRENOS DA ASSOÇIASSAO E POR ULTIMO VAO VENDER A AGUA DA COLONIA.SE VÇS ME PROVAREM O CONTRARIO PROMETO QUE RETIRO TUDO ISSO ESCREVIE AQUI EM PLENA PRAÇA TANCREDO NEVES NO CORAÇAO DA COLONIA ANTONIO ALEIXO.

Anônimo disse...

ANÔNIMO
O ENCONTRO DAS ÁGUAS FOI TOMBADO EM 11/10/2010, QUERO SABER COMO A EMPRESA ALGEPLAST CONSEGUIU CONSTRUIR UM GALPÃO (ESTALEIRO) PARA CONSTRUÇÃO DE BARCOS, SEM ALVARÁ DE COSNTRUÇÃO, SEM HABITE-SE, SEM LICENÇA MUNICIPAL DE INSTALAÇÃO. SÓ NÃO COMO CONSEGUIRAM UMA LICENÇA DE OPERAÇÃO DO IPAAM.