sábado, 20 de agosto de 2011

O MUNDO NÃO VIVE SEM O ENCONTRO DAS ÁGUAS

Ellza Souza (*)

O Encontro das Águas sempre foi um lugar visitado pelas personalidades de todo o mundo que visitam Manaus. Recentemente saiu um livro de uma pessoa que conhece profundamente os meandros do poder. A escritora conta as histórias de ilustres visitas que ao chegarem aqui querem logo conhecer esse tão famoso e belo encontro de dois rios gigantes. Teve inclusive um caso de um presidente de um país do leste europeu que mesmo cercado de seguranças e cuidados especiais se jogou de pronto naquele lugar mágico. Um punhado de seguranças cuidadosos pularam em seguida mas aquela autoridade corajosa fez exatamente o que se propunha: misturar-se aquelas tão abençoadas águas que devem ter lavado a sua alma e o seu corpo.

Sem contar o feito inusitado do nosso bravo Ajuricaba que se jogou exatamente naquele local e marcou sua trajetória de lutas pondo um fim à sua vida não se sujeitando nem um minuto a mais nas garras de seus algozes, preferindo se juntar aos deuses imponentes da natureza que mandaram naquele momento uma tempestade de raios, trovões e muita água transformando em noite tenebrosa aquele claro dia de verão.

O Encontro das Águas profundamente ameaçado pela construção de um porto desnecessário em suas imediações é o ponto preferido de quem nos visita. O lugar é mágico para o nosso povo pois já foi palco de um ato extremo de bravura de quem preferiu a morte lançando-se aos rios a perder a sua liberdade vivida, até a chegada dos invasores truculentos, sem grilhões por matas e rios daquelas beiradas. Continua sendo o encanto de nossos olhos, a magia de nossa existência, o motivo de nossas histórias e encantamentos.

A vida avança conforme as histórias que temos para contar. Como os índios, que sabiamente, passam de geração a geração fatos vividos e muitos apenas imaginados mas todos igualmente importantes para a sanidade de quem tem juízo e respeita a imponência da natureza. Arrogantemente porém, alguns acham que para sobreviver e contarem com ganhos cada vez maiores, precisam poluir, devastar, arrancar, mentir, enveredar por um caminho sem volta que é contribuir para diminuir o tempo de vida do planeta. Não entender isso é pura leseira. Não aquela leseira baré que abençoa os amazonenses em seu cotidiano e os faz mais lerdos e mais passivos mas nem por isso alienados. Essa leseira que incomoda é de quem aqui chega com planos mirabolantes e promessas esquisitas, não respeitando em momento algum a história do lugar, a dignidade do povo, as peculiaridades do meio ambiente que devastado e poluído nunca mais terá conserto.

Vou sempre escrever sobre o tema. Não posso ficar omissa perante uma situação que considero tão arriscada para a existência do rio Amazonas, formado pelos rios Solimões e o Negro que compõem o nosso tão ameaçado Encontro das Águas. Acho que já está mais do que na hora das autoridades amazonenses acabarem com esse impasse e tomarem a firme decisão a favor do ser humano e da intrínseca relação com a natureza que nos cerca. O que vão oferecer aos visitantes ilustres do mundo se a única coisa que eles querem é apenas apreciar o Encontro das Águas. Deu para entender ou é preciso desenhar?

(*) É jornalista, escritora e articulista do NCPAM/UFAM.

14 comentários:

Anônimo disse...

Como desnecessario a construçao do porto,a quantidade de cargas que chegam em manaus diaria nao da mas pra conter precisa de mais logistica ja.

Anônimo disse...

O babaca acredita em papai-noel... acorda e desperta para o amanhã.

Anônimo disse...

Quem não enxerga um palmo diante do nariz tá pouco ligando p/ a destruição da natureza. Esse povinho que sobrevive das migalhas que recebem desses empresários do porto das Lajes, são analfabetos de pai e mãe, portanto não têm a mínima condição de diferenciar a sombra amiga e benfaseja de uma árvore, de uma mancha de óleo despejada por um navio sobre as límpidas águas de um lago ou de um rio, mesmo que esse rio, seja o maior e mais poderoso do Planeta, o sagrado e consagrado rio Amazonas.

Anônimo disse...

Devemos seguir o conselho do internauta que nos conclamou p/ reforçarmos a defesa do Encontro das Águas, mas que alertou p/ não nos indentificarmos, ele tem toda razão, esses fanáticos são todos psícopatas a beira da loucura. Eles estão agindo como uma matilha de cães com surto de raiva canina e que levados pelo desespero da pressão que devem estar recebendo dos caras que iludidos com a falsa liderança deles botou grana em sua garras de abutres, agora ficam a vociferar e rabiscar essas cacas, tentando atingir quem não liga a mínima p/ seus desvarios de lunáticos despresíveis.

Anônimo disse...

Tá passando da hora desses órgãos ambientais sairem da moita, pararem com essa parceria vergonhosa com esses amaldiçoados que estão se adonando de toda a nossa Amazônia e botar p/ correr esses facínoras que criminosamente teimam em desrespeitar nosso maior patrimônio o Encontro das Águas.

Anônimo disse...

Eu sou caboclo amazonense, moro em Educandos, mas nascí e me criei na Terra Nova, localidade situada em frente ao Puraquequara nas margens do Encontro das Águas. Confesso que, devído ser muito ocupado trabalhar de 2º à 2ª há muito tempo não dava uma olhada na beira do rio como costumava fazer. Acontece que de tanto ver na Tv, nos jornais as noticias sobre ocupações na orla dos arredores do Encontro das Águas, tomei uma decisão, 2ª feira passada, tirei um dia de folga do trabalho, me mandei p/ porto da CEASA, chegando lá aluguei um bote de aluminio e disse p/ rapaz me levar lá onde o Governo construiu a Adutora de água. Chegando lá fiquei arrazado com o que ví, como é que um governo que divulga p/os 4 cantos do mundo que é um defensor da natureza, comete um crime dessa proporção. A Adutora foi um estupro que o governo praticou contra aquele que é nosso mais belo cartão postal. Fiquei uns minutos refletindo sobre esta situação. Em seguida perguntei do barqueiro quanto ele cobrava p/ me levar até o local onde querem construir o porto das Lajes, o rapaz me olhou meio desconfiado e disso; não precisa pagar nada porque o lugar é aqui mesmo, bem na ilharga da Adutora, eu fiquei achando que o rapaz estava tirando onda c/ a minha cara, mas ele repetiu, a área é este igapó na boca do Lago do Aleixo. Pelo amor de Deus, alí é um crime por cima do outro. Agora eu pergunto, a população das Zonas Leste e Norte, tá sabendo que vai receber em suas torneiras o caldo das podridões despejadas pelos navios na água capitada pela Adutora da ponta das Lajes? Se não sabe é bom ir visitar a área, como eu fui e estou abalado até hoje.

Anônimo disse...

Ah se todos tivessem a consciência do anônimo acima e fizessem uma visitinha ao Encontro das Águas e vissem com seus próprios olhos a degradação que está ocorrendo na área. É de chorar pelo descaso com que tratam a natureza. Não esqueçam minha gente que vocês não são páreo para essas forças ambientais. Só é contra o tombamento do Encontro das Águas quem não entende isso. Ou seja é tapado de pai e mãe.

Anônimo disse...

OS COMENTARIOS ACIMA,TUDO MONTAGEM APAVORAN SE DE MEDO FAZENDO TEATRO PAVOROSO,TUDO MENTIRA DESSE ATOR TUDO BOATO DO ENTERNETE,VOU ATE DA UMA RIZADINHA PROFESSOR GUGU.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

CONVIDO A TODOS PRA DE PERTO CONHECEREM NOSSO PROJETO TPL COLOCO ME A DIPOSIÇAO DE VÇS DEIXEM O NUMERO PRA CONTATO

Anônimo disse...

Não caiam nessa armadilha desses bandidos, eles querem descobrir quem se declara à favor da preservação do Encontro das Águas p/ perseguir e ameaçar como fazem com os guerreiros do glorioso SOS Encontro das Águas. Não moro na Colônia Antônio Aleixo, mas sou cidadão amazonense, portanto 100% favorável a luta em defesa do nosso patrimônio tombado e em breve homologago. SOS ENCONTRO DAS ÁGUAS.Abraço à todos.

Anônimo disse...

Atenção Polícia Federal. Esses criminosos estão querendo ganhar o Encontro das Águas na marra, estão ameaçando e tentando impedir que a população se manifeste contra a desgraça que querem fazer a qualquer susto. Os integrantes do Mov. SOS Encontro das Águas não podem ficar à mercê desses bandidos vagabundos, capangas dos empresários picaretas que se abancam na Colônia p/ montar seus esquemas de corrupção. Fiquem atentos. Sou da área jurídica e sei o que estou falando.

Anônimo disse...

SABE NAO,NAO SABE O QUE FALA ANONIMO JURISTA,NINGUEM EM MOMENTO NENHUM TROCAMOS TAPA OU ATE OFENDEMOS ALGUEM TANTO AQUI NA NET E TAMBEM PESSOALMENTE.NAO SOMOS DOIDOS NEM DIZEMOS COMO VÇ RIDICULANDO AS PESSOAS DE BEM DESSA COMUNIDADE.CHAMANDO OS DE IMBECIS.AH JA QUE VÇ MEMBRO DA AREA JURIDICA ME RESPONDA UMA COISA TU TA ACIMA DA DETERMINAÇAO JUDICIAL FEDERAL.

Anônimo disse...

Às pessoas de bem da Colônia Antônio Aleixo, todo nosso respeito e cardialidade. Quanto à vocês, loucos por dinheiro a qualquer preço, nosso repúdio e desprezo. A população da col. tem mais o que fazer do que dar confiança p/ esse grupinho manjado de pilantras que vive de dar golpe em otários. Só que dessa vez vocês se deram mal, os caras querem a grana que pateticamente colocaram nas garras de abutres de vocês. Quem manda sair dizendo que são grandes líderes, que o povo da Colônia come na mão de vocês. Agora vocês arranjaram, chupem essa manga! Não moro, mas frequento bastante esse bairro, gosto muito daí e tenho muitos amigos aí.

Anônimo disse...

Queridos integrantes do Mov. SOS Encontro das Águas. Adimiro muito a postura ética de vocês, é um aprendizado muito interessante que estou tendo ao acompanhar a trajetória de luta de vocês. Quero sugerir que continuem com esse mesmo comportamento sociável que têm tido até agora, mesmo que os que estão contários a defesa do Encontro das Àguas façam calúnias, ameaças, ofensas, não dêem importância A eles, nossa adimiração por vocês cresce cada vez mais. Contem conosco, povo manauara. Beijos!!!