domingo, 18 de dezembro de 2011

GRAMADO, UMA BELEZA DE CIDADE.

Ellza Souza (*)

Falar de Gramado não é difícil. Cidade pequena com cerca de 30 mil habitantes foi feita para viver com alguma qualidade de vida. É limpa, mantém os traços de sua colonização, não deixa construir prédios horrorosos e altos fora do padrão do lugar. Na primavera e no natal sua beleza é ressaltada pelas flores de todos os tons. São crisântemos, miosótis, lavandas, margaridas, cravos, cactos em forma de rosas, as próprias rosas e as hortênsias que enfeitam toda a cidade e encostas.

Clima ameno, a cidade tem mais de trinta fábricas de chocolate. Fui em algumas degustar e conhecer de perto a produção desses produtos tão apreciados por muita gente. Eu que não sou muito amiga do chocolate gostei dos mais amargos por incrível que pareça. Mas tem pra todo gosto e misturado a castanhas, maracujá, ao leite, avelãs e muito mais. Numa das fábricas onde conhecei a própria dona, Líria, que me contou as dificuldades quanto a pessoal qualificado para a tarefa de chocolatier e reconhece que apesar do sucesso das vendas na cidade não existe ainda condições para a exportação.

Os turistas fazem parte das festas que são realizadas nessa época como a Nativitate e o desfile na avenida principal. O Nativitate acontece num lago artificial onde uma explosão de fogos de artifícios, as chamas das velas nas mãos do público, as fontes de água e luz espalham-se em todo o espaço destinado ao espetáculo de natal. Pequenos palcos distribuem-se sobre o espelho dágua com cantores líricos fazendo apresentações de vozes e talentos. A imagem de tudo que acontecia no show musical e pirotécnico era transmitida no telão dando a todos a oportunidade de assistir e ouvir a contento. Os tenores e o coro de crianças auxiliado pela maestrina entoaram belas músicas como o clássico Feliz Natal em vários idiomas.

O público, inclusive muitas pessoas idosas se apertavam nas arquibancadas mas sem tumulto. Vi apenas um pequeno incidente quando a faísca de uma vela quase incendeia o cabelo de uma mulher mas foi logo resolvido. No céu a lua redonda e dourada iluminava o firmamento e na terra parece que todas as luzes estavam fulgurantes naquele show entre a água, o fogo, os anjos, o presépio, as vozes dos artistas.

O desfile natalino que aconteceu a partir das 21h30 pois ali só escurece as 21 horas, é algo belo e sugestivo. Gramado respira a Natal e é muito bem decorada com lustres, guirlandas, papai Noel pra todo lado e uma vegetação exuberante e colorida pelos canteiros recheados de flores delicadas e bem cuidadas. O próprio papai Noel tem uma casa no alto de uma colina configurado num parque com cenários de tirar o fôlego. Na avenida das Hortênsias os dançarinos, bonecos gigantes, personagens das histórias infantis, o presépio com anjos, o menino Jesus, Maria e José, os palhaços, os cavalinhos do carrossel, o papai Noel, os soldadinhos de chumbo, mostraram seu empenho, dedicação e talento. Em certo momento nevou na avenida e quem sabia foi preparado com suas capas. A quem não sabia, como eu, restou tomar um banho de espuma cheirosa e imaginar que estava no meio da nevasca.

(*) É jornalista, escritora e articulista do NCPAM/UFAM.

Nenhum comentário: