sábado, 14 de janeiro de 2012

PROFESSORES EM GRADUAÇÃO EM NOVA OLINDA DO NORTE

O editor desta página, o professor Ademir Ramos esteve em Nova Olinda do Norte, ministando aulas de Antropologia para os alunos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), com apoio da Universidade Federal do Amazonas e da Secretaria de Educação do Município. O curso de Antropologia e Educação teve início no dia 04 com término no dia 12 de janeiro, totalizando 60 hora de trabalho junto aos professores dos municípios de Borba, Nova Aripuanã e Nova Olinda do Norte, somando um total de 54 alunos presentes.

Os professores em graduação desta região do rio Madeira deverão continuar em aula até o dia 18 de fevereiro, pois ainda, irão cursar as disciplinas de Filosofia da Educação II, História da Educação I, Sociologia da Educação II e Psicologia da Educação I. Mas, se depender do empenho e compromisso que manifestaram na primeira discplina, com o professor Ademir Ramos, eles irão até o final com a mesma determinação e coragem, contrariando muitas vezes a fata de apoio de algumas Prefeituras, que deliberadamene não ajudam os professores em formação, como é caso da Prefeitura de Nova Aripunã.

OFICINA DE PRODUÇÃO DE TEXTO

Além do denso trabalho de leitura que os professores fazem junto com os alunos visando desenvolver competencia conceitual da temática em estudo. O professor, no caso específico da disciplina de Antropologia e Educação, realizou também Oficinas de textos com objetivo de aprimorar as habilidade dos formandos quanto à produção de textos, capacitando os agentes a imprimirem formas e estilos que requer o documento a ser elaborado em seu determinado contexto.

Para isso, juntos definiram as seguintes estratégias: Nomear os temas a serem trabalhados sob o enfoque objetivo e/ou subjetivo - vejam abaixo os temas escolhidos. Feito isso, promoveu-se uma ampla discussão para que os agentes pudessem apreciar os temas seguidos de variados ângulos de análise (técnico, político, educacional, jornalístico, entre outros). Em seguida, cada agente começou a redigir os textos buscando elaborar de acordo com as normas acadêmicas instituídas.

Antes, o professor Ademir Ramos fez a seguinte explicação: O texto é um tema/idéia que será elaborado em respeito às técnicas da boa escrita. Como por exemplo: O texto é constituído de parágrafo – cada parágrafo é uma fração da idéia – os parágrafos devem estar relacionados por meio de locuções que sustentem a unidade do texto e explicitem de forma clara e objetiva o tema que se propôs a construir. Lembrem-se que se trata de um processo de criação, o que deve ser observado e corrigido no seu próprio corpo. Por isso, deve ser lido e relido se possível cortado visando unicamente à clareza do texto e das idéias. Lembrem-se ainda que ao escrever você está se comunicando com o outro é com ele que devemos nos preocupar quanto à compreensão do tema/idéia/proposta/mensagem.

Depois que cada aluno elaborou os seus próprios textos sobre os temas escolhidos, o professor Ademir Ramos passou a coordenar a redação de forma coletiva recorrendo a um projetor de multimídia para a formatação final dos trabalhos tanto de forma objetiva como também sob a perspectiva da subjetividade. Confira:


AS ELEIÇÕES E A ESCOLA QUE QUEREMOS

De certa forma, as eleições estão presentes nas escolas como sistema de diferentes ideologias, quando o assunto é eleições vem logo aquele pensamento de que o barulho vai começar, a perturbação dos sons, o horário político, as mentiras e fora a sujeira que fica nas ruas, mas, não é bem assim, porque a política é necessária, as eleições são manifestações de cidadania tanto para comunidade escolar como também a sociedade civil, o que não aceitamos é a mesmice.

A escola, nesse contexto, depende da nossa opção política. Por isso, é preciso avaliar as propostas dos candidatos quanto à qualidade da escola no que diz respeito à capacitação dos profissionais tendo em vista um aprendizado de qualidade em escola de tempo integral.

Assim sendo, cabe a nós mudar essa conjuntura, fazendo valer os nossos direitos de cidadãos e acreditando no bom senso do povo capaz de investigar o passado e presente dos candidatos em disputa nas eleições municipais, cumprindo dessa forma, a Lei da Ficha Limpa, combatendo os corruptos e viciados da política que vivem da miséria da nossa gente.

AI SE EU TE PEGO!!!

Na noite, impulsionado pelo fogo da paixão, as pessoas se manifestam de formas diferenciadas em direção ao outro, tentando traduzir sentimentos em fatos que podem resultar em momentos de prazer ou quem sabe no sonho da felicidade do verdadeiro amor.

“Ai se eu te pego” pode significar também expressão de desejo ou satisfação de um encontro amoroso, faltando-nos palavras para falar do momento vivido e compartilhado. Nas veredas do amor a reciprocidade e o respeito devem ser caminhos percorridos em direção à cumplicidade de ambos celebrados no prazer das explosões amorosas.

O mistério do amor suscita expectativas que podem transformar as pessoas no reino dos encantados, príncipes e princesas que sonham com amor eterno, mas, o pesadelo da vida faz com que se percebam mortais na busca incessante da cara metade, a cantar em outras paragens a prosa do “ai se eu te pego”.

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