sábado, 27 de outubro de 2012


VANESSA, DE CARA NO MURO

Ademir Ramos (*)

Confirmada a vitória de Artur e Hissa (PSDB/PPS) para a prefeitura de Manaus, nesse segundo turno, a candidata Vanessa Grazziotin (PCdoB), turbinada pelo ex-governador Eduardo Braga (PMDB), começa a pagar a fatura de sua eleição para o senado federal, aceitando as condições postas por seu patrocinador para disputar as eleições de 2012.

A sua derrota significa perda de sua base eleitoral, provocando grande prejuízo aos camaradas de seu partido, que no pleito em disputa não elegeu um só vereador em Manaus, sacrificando o pouco que tinha para satisfazer a voracidade do seu tutor eleitoral. Para Vanessa é fim de linha porque perde base e fica pendurada nas promessas palacianas confrontando-se com o próprio governador Omar Aziz (PSD) que sustenta para o Estado um outro projeto de realinhamento, visando à garantia da governabilidade posicionando-se a distancia do mandonismo do ex-governador Eduardo Braga.

Vanessa foi posta a prova e provou ao senador Eduardo Braga, o quanto lhe é fiel. No entanto, como perdeu chão, encontra-se possuída, ficando sem perspectiva fora da aba eleitoral do senador. Significa dizer que o futuro da senadora Vanessa depende no momento do projeto político de Eduardo Braga, o que é lamentável para o povo do Amazonas.

No entanto, a fortuna eleitoral não sopra a favor de Eduardo Braga como 
liderança maior do Estado, como pretendia ser. O governador Omar Aziz saiu fortalecido nessas eleições, podendo reordenar o bloco político local e quem sabe ampliar também sua força no cenário nacional, recorrendo aos seus pares da direção nacional do PSD para influir também  na defesa da Zona Franca, bem como na consolidação do desenvolvimento regional.

Esse diálogo deverá se estender também com o PSDB de Artur Neto, que, com a derrota do Serra em São Paulo, se assim for, irá deslocar força para Minas Gerais, dando musculatura ao projeto político de Aécio Neves (PSDB) e de Eduardo Campos, do PSB, para presidência da republica.

Cabe competência e habilidade para compreender esse quadro e quem sabe agregar novas lideranças para se construir um novo projeto nacional longe da saga do mensalão, assegurando ao Estado do Amazonas, o fortalecimento de suas instituições democráticas, bem como a promoção de políticas públicas fundamentadas na justiça social e na distribuição de renda.

(*) É professor, antropólogo e coordenador do projeto Jaraqui e do NCPAM/UFAM.            

2 comentários:

Anônimo disse...

Olhando assim até parece que Manaus caminha com as próprias pernas. Longe do Mensalão? Isso só pode ser piada e a Privataria Tucana? O que o Arthur fez por Manaus? O que o partido dele fez? Eu só tenho pena dos pobres que se iludiram com suas falas, por que daqui a alguns dias, ele vai estar de pires na mão em Brasilia atrás de recursos e quem vai estar lá vai ser a Dilma esse e mais outro mandato ao que tudo indica, já que o PIG e a direita reacionária não conseguiram o que queriam. Lula ganhou em São Paulo e o PT cresceu 32% em todo o país. Já o povo de Manaus como sempre votou errado de novo pra variar! O Kiko (Arthur Neto)não será a solução pra nada o PSDB só destrói não constrói nada! Que Deus tenha pena desse lugar!

Anônimo disse...

Se o PT é governo bom perdi completamente a noção do que é bom ou ruim pois são dez anos de atraso e de desmandos. E quando tentam punir os descalabros do poder de um governo que se dizia dos pobres e dos trabalhadores, eles jogam para o governo anterior os seus próprios pecados. E blindam vergonhosamente o chefão. Estamos aprendendo a votar. Manaus escolheu o melhor para o momento político. Os invejosos que atrapalham que se piquem daqui. Piedade para o anônimo acima.