sexta-feira, 19 de junho de 2009

MAIS TREZE CENTIMETROS E PRONTO


As águas do rio Negro subiram mais 3 centímetros de ontem para hoje. Agora, apenas 13centímetros separam a enchente de 2009 com a maior cheia da história, registrada em 1953. A subida das águas do rio Negro está causando danos não apenas no entorno da Manaus Moderna, e nos bairros da Glória, São Jorge, Cachoeirinha e Raiz. Até mesmo a Ponta Negra, será interditada a partir de hoje (18) pela Prefeitura de Manaus, por medida de segurança. O local interditado compreende a ladeira de acesso ao estacionamento e aos bares que funcionam ao lado do anfiteatro. Esta é a primeira vez que o complexo é tomado pelas água.

A cheia ultrapassou a estrutura que protege a orla da Ponta Negra. A área possui risco de desmoronamento, ameaçando à segurança dos banhistas que costumam freqüentar a praia nos finais de semana. Cerca de 100 metros da calçada foram invadidos pelas águas do rio Negro.

A medida pode desagradar a população que no momento não poderá utilizar o local, mas é necessária para garantir a segurança de todos que costumam ir ao local, afirmou o coordenador de Fomento da ManausCulT, Orlando Câmara.

Desabrigo - Oito famílias, moradores do bairro Betânia, foram abrigadas nesta quarta-feira (17) na sede do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do bairro. As casas localizadas nos becos Aterro e São Cristóvão não têm mais condições de receber as marombas.

Assistentes sociais visitaram as casas e constataram a impossibilidade da permanência das famílias nas casas, considerando os riscos existentes principalmente para as crianças, afirmou a secretária Lenize Maués.

Uma das famílias removidas é a de Maria Alves da Silva, 56, que já construiu quatro vezes marombas em casa, mas agora teme pela vida dos filhos e netos porque a água subiu muito.

Não temos mais descanso, com medo das crianças caírem na água. Perdemos tudo, só não podemos perder a vida.

Fonte: Blog do Augusto Banega

Um comentário:

Anônimo disse...

Ao invés de comprar aquele corolla,é melhor comprar uma rabeta, com aquele motor honda,kkk...