segunda-feira, 14 de junho de 2010

RACIONALIDADE AMBIENTAL COM ENRIQUE LEFF, EM MANAUS

O 1º Seminário Internacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade inicia programação com conferência Rumo a Racionalidade Ambiental de Enrique Leff, que é mexicano, doutor em Economia do Desenvolvimento pela Sorbonne (1975), é professor de Ecologia Política e Políticas Ambientais na Pós-Graduação da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e, desde 1986, coordenador da Rede de Formação Ambiental para a América Latina e Caribe do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). No Brasil,Leff é conhecido como professor do Curso de Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná.

A conferência acontece na terça-feira, dia 15, às 18h, no auditório Eulálio Chaves. O evento faz parte da programação da 1ª Mostra e Intercâmbio de Experiências em Educação Ambiental da Amazônia, que ocorre concomitantemente ao seminário realizado pelo Centro de Ciências do Ambiente (CCA/Ufam).

A programação segue no dia 16 com a conferência “A Educação Ambiental Frente aos Desafios Contemporâneos”, ministrada por Marcus Reigota. O autor é o mais citado em educação ambiental no país, pós-doutor pela Universidade de Genebra e membro honorário da Academia Nacional de Educação Ambiental do México.

O seminário e a mostra têm continuidade até o fim da semana. Haverá a apresentação de 150 trabalhos em forma de pôsteres, 21 estandes institucionais e seis balcões com produtos regionais no hall do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL). Dentre as mesas-redondas programadas estão “Políticas de Educação Ambiental”, “Desafios na Formação de Professores e Educadores Ambientais”, “Fundamentos e Campos de Pesquisa em Educação Ambiental” e “Desafios de Mobilização Coletiva e Práticas Colaborativas na Educação Ambiental”.

Além das conferências e mesas-redondas, o “Diálogo Jovem” trará debates sobre temas ambientais para o público jovem. Por fim, a entrega da premiação das ações inovadoras em educação ambiental está programada no último dia do evento, 18, no auditório Rio Solimões.

O evento conta com apoio da Capes, CNPq, Fapeam e do Governo do Amazonas. Participantes de órgãos dos governos federal, estadual e municipal, organizações não-governamentais, instituições científicas e associações comunitárias já confirmaram a presença no evento. Para mais informações, acesse o site do CCA.

Fonte: Portal da UFAM

Nenhum comentário: