quinta-feira, 18 de agosto de 2011

DEFENDER O QUE É NOSSO

O que qualifica as pessoas na vida pública, seja ela parlamentar ou não, é o seu compromisso, sua história e sua determinação em lutar pelo bem comum, beneficiando a maioria da população. Luiz Castro, em particular, tem se destacado pela clareza com que tem abraçado as lutas sociais no Amazonas, declarando o seu amor por esse território muito mais do que certos filhos ingratos e outros que aqui tudo conseguiram pela manifestação da vontade popular, mas que temem o braço dos poderosos que neste momento agem como lobistas pressionando políticos e lideranças sociais contra a homologação do tombamento do nosso Encontro das Águas. Em vez de coragem, alguns políticos e líderes sociais transformam-se em covardes, indiferentes e omissos, justificando sua conduta fugindo das lutas sociais para agradar os interesses dos predadores que acreditam que tudo podem em nome da força do capital. Com Luiz Castro a balança pesa a favor do voto da maioria contrário as promessas de riqueza dos poderosos encastelados nas Associação e Federação da Indústria do Amazonas, como bem ensina os princípios Republicanos, primando pela salvaguarda da coisa pública, muito bem representada pelo proteção e conservação do nosso patrimônio que é o Encontro das Águas, contrariando o interesse privado daqueles que ameaçam construir um Terminal Portuário em nome de racionalidade imediatista ofuscando o futuro de um Amazonas próspero e socialmente justo. Confira a manifestação do Deputado Luiz Castro e se integre nesta luta contra a construção do Porto das Lajes.

Luiz Castro (*)

É fato que Manaus precisa de novos portos, pois os existentes são precários e mal localizados. O centro da cidade, por exemplo, não é lugar adequado para a chegada de mercadorias das indústrias do Pólo Industrial.

O deslocamento de cargas por ruas estreitas e congestionadas deve ser evitado. Por outro lado, o porto de maior movimento, o conhecido Chibatão, é caro e inseguro!
Assim, Manaus precisa pelo menos de um bom porto, localizado em área relativamente próxima das fábricas, cuja ligação terrestre não seja atrapalhada pelo intenso trânsito de veículos da nossa cidade.

Temos uma grande orla fluvial. E vários locais que podem servir para um novo porto de cargas, mais ou menos próximos do Distrito. O Governo Federal está planejando construir um na área da antiga Siderama. Há também outras sugestões de áreas próximas ao Puraquequara e até em Itacoatiara, com ligação férrea ou rodoviária para o Distrito. Enfim, há diversas opções para a implantação de um novo porto…

Ocorre que a pior alternativa para um novo porto foi escolhida por um grupo empresarial, com apoio do Governo Estadual: nas Lajes, na Colônia Antônia Aleixo.
Local onde o próprio Governo instalou uma “tomada d’água” para abastecer a Zona Leste. E em cima do nosso principal patrimônio cultural e natural: o Encontro das Águas!

O Movimento S.O.S. Encontro das Águas diz Não ao Porto nas Lajes. E diz SIM à nossa riqueza natural mais importante, o símbolo da “Pátria das Águas”, que é o Amazonas.
Defendemos que a região do belíssimo encontro das águas do Rio Negro e do Solimões seja reconhecida como Patrimônio Cultural da Amazônia, do Brasil e do Mundo. Por isso queremos que o IPHAN e o Ministério da Cultura providenciem o tombamento e a proteção do Encontro das Águas. E que se construam novos portos em locais que não causem tanto prejuízo à sociedade e à natureza.

Imaginem se os norte-americanos permitissem destruir a Estátua da Liberdade em frente à Nova York ou os cariocas abandonassem seu Corcovado com o Cristo Redentor. Por que nós temos de aceitar passivamente que destruam o nosso Encontro das Águas!?!

(*) É Deputado do Amazonas, presidente da Comissão do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Estado e articulista do Diário do Amazonas - Dez Minutos.

Fonte:http://blogs.d24am.com/artigos/2011/08/18/defender-o-que-e-nosso/

26 comentários:

Anônimo disse...

QUE MOVIMENTO,SO VEJO A MAURISA DA COMUNIDADE AI.O RESTO NAO CONHEÇO,AH JA SEI SAO AQUELES QUE NAO CONHESSEM O PROJETO NEM A COLONIA ANTONIO ALEIXO.MAURISA DIGA ME QUE RUA ELES MORAM.

Anônimo disse...

OLHEM NA FOTO ACIMA,ELES USANDO TALVEZ AS PAREDES DA NOSSA IGREJA CATOLICA PRA FAZEREM POLITICAGEM, ISSO,EU COMO MEMBRO DA IGREJA NAO VOU ACEITAR.ME DECUPE MARISA LIMA,ISSO NAO TA

Anônimo disse...

Eu não sou morador da Colônia Antônio Aleixo mas tenho o Direito de defender o Encontro das Águas, o Encontro das Águas não é da Colônia Antônio Aleixo e sim do Planeta Terra. É preciso ser muito tapado p/ não entender essa questão. Essa criatura que tentou ofender os guerreiros do SOS Encontro das Águas devia ter vergonha de ser tão vulgar e ignorante. Vai estudar burraldo!

Anônimo disse...

É muita cara de pau. Além de declarar que está tentando se dar bem com a invasão de piratas no Encontro das Águas ainda se acha no Direito de criticar as pessoas de bem que estão defendendo um patrimônio que é de todos. Vocês não prestam!

Anônimo disse...

Quase não tenho tempo p/acessar a Internet mas sempre que posso acompanho essa questão do Encontro das Águas. Lendo agora esses comentários infelizes sobre os defensores dessa tão importante causa fiquei impressionado com a falta de caráter desses indivíduos que se venderam p/ esses empresários do tal porto nas Lajes. A que ponto uma pessoa sem moral é capaz de se rebaixar por alguns trocados! O que eles não sabem é que o Encontro das Águas não é mercadoria p/ eles negociarem, devem é ter vergonha de declarar que são corruptos. Quanto aos integrantes do SOS, meus parabéns, vocês são motivo de orgulho p/ todo o povo amazonense, o exemplo de cidadania que vocês estão dando ficará na história do Estado do Amazonas. Um forte abraço a todos.

Anônimo disse...

Quero dar um alô p/ a integrante do Mov. SOS Encontro das Águas. Para você, Marisa, quando li o primeiro comentário maldoso desses elementos contra sua pessoa, pensei que você fosse baixar o nível p/ se igualar a eles mas você me surpreendeu, mostrou o quanto é decente e não aceita provocação, continue assim, você é maravilhosa e eles morrem de inveja de sua categoria. Tchau.

Anônimo disse...

Se essa criatura insâna pertencesse à alguma igreja não perderia tempo fazendo comentário ridículo desse tipo. Toma vergonha, honra teu nome, onde já se viu, achar que o Encontro das Águas é de meia dúzia de boiados que venderam a alma p/ os piratas do porto das Lajes. Quem são vocês p/ fazer negociata em troca de um patrimônio que é da população do Planeta Terra. Se orientem.

Anônimo disse...

Nossa igreja? Onde que espirito de porco tem igreja? Vão procurar trabalho honesto p/ fazer, larguem mão de ser babacas, quando é que vocês vão encarar a realidade? Vocês são a vergonha do povo da Colônia Antônio Aleixo. Todos que leem as baboseiras que vocês escrevem se divertem as custas de tanta imbecilidade. Fala sério!

Anônimo disse...

Parabéns Dep. Luiz Castro. O Sr. é uma das poucas exceções entre esse mar de lama em que se transformou a política do Brasil. Eu sou de Manaus mas estou morando em outro Estado do Brasil porém sempre visito meus parentes em Manaus e me informo das questões sociais de minha cidade natal, quero dizer que senti grande admiração pela sua conduta de parlamentar e de cidadão amazonense diante dessa afronta dos forasteiros que queriam se apoderar na marra do nosso mais importante cartão postal o Encontro das Águas, o Senhor apoiou incondicionalmente o Mov. SOS Encontro das Águas, vi que até em seu panfleto da sua campanha o Senhor estampou a bandeira do SOS. Parabéns Dep. Luiz Castro, homens como o Senhor são raros nos dias de hoje.

Anônimo disse...

Caro Deputado, me desculpe a sinceridade - mas nao vou lhe parabenizar. Pq? Pq vc estah apenas fzendo seu trabalho, q eh o de defender os interesses coletivos - é para isso q nós pagamos vocês.
Mas, devo tbm lhe dzer q até sinto certo ânimo em perceber q vc eh um dos raros (raríssimos!) políticos q AINDA nao vendeu a alma aos Belzebús da política, q há décadas
roubam nosso dinheiro, nossos sonhos e, agora, querem roubar até nossa própria identidade. Q Deus tenha piedade dos ignorantes q contribuem pra isso, elegendo repetidamente esses criminosos.
Manauara com orgulho!

Anônimo disse...

PRACIANO,VÇ DEVERIA EM VEZ DE TA AI NESSE MEIO PODERIA TA EM BRASILIA DEFENDENDENDO A ZONA FRANCA DE MANAUS.E TAMBEM AQUELES QUE VOTARAM EM VÇ,OUTRA COISA A POPULARIDADE DESSA MAURISA AQUI NA NOSSA COMUNIDADE E ZERO.E ESSE RECADO TAMBEM SERVE PROS OUTROS DOIS PARLAMENTARES DA FOTO.

Anônimo disse...

Segundo o dito popular, Não devemos jogar pérolas aos porcos. Quero dizer que, esses criminosos que apoiam os piratas do Encontro das Águas, não estão nem aí p/ que é certo, ou errado, p/ eles o que interessa é pegar propina mesmo que seja apoiando a devastação da natureza. São os porcos do Provérbio.

Anônimo disse...

Você que só se manifesta com ofensas e baixarias acha que está sendo útil? Sáiba que, dá nojo o que você escreve, isso mostra que és um ser dispresível e que pessoas de bem jamais vai ligar a mínima p/ você. Quanto mais tentas ofender os guerreiros do SOS, mais eles conquistam a simpatia da população. Já você que mais parece uma fossa maldita é repudiado por todos que tem acesso aos teus comentários ridículos. Tua popularidade deve ser entre os ratos do teu tipo!

Anônimo disse...

Como é que essas pessoas querem convencer a população de Manaus que o porto das Lajes é coisa boa, que vai trazer benefícios p/ os moradores do bairro deles, que não vai destruir a natureza local. Se eles são agressivos, só se dirigem aos que defendem o Encontro das Águas com ofensas, ameaças e intimidações? Vocês que acham certo esse projeto do porto devem entender que não estão lidando apenas com os do SOS, o que vocês escrevem está sendo do conhecimento de milhares de pessoas, portanto, as ofensas e ameaças feitas por vocês aos que integram, apoiam e simpatisam com a defesa do Encontro das Águas estão sendo analisadas por muita gente e prova que o projeto é tão nocívo quanto o comportamento de vocês.

Anônimo disse...

Muito bem! Aproveitando esse comentário quero fazer um também; Apesar de ter a impressão que os moradores da Col. Ant. Aleixo que apoiam o porto no Encontro das Águas acham que eles podem decidir e dar licênça p/ esse absurdo, eu tenho uma explicação p/ esse comportamento dos citados. Sou de Manaus, nunca morei nesse bairro do qual gosto muito, eu já frequentei bastante a Colônia em época de campanha política, fui coordenador de campanha de vários políticos de Manaus e a área que eu atuava era a Colônia, portanto conheço como esses oportunistas agem nessas ocasiões, é claro que não se trata da população da Colônia mas, de uma pequena parcela que sobrevive dessas oportunidades, p/ esses tipos, pouca importa o mal que suas ações acarretem. Durante todo o tempo que coordenei as atividades das campanhas políticas neste citado bairro, eu jamais recebí desses que se dizem preocupados com a situação dos moradores daí, uma única reivindicação p/ resolver questões da comunidade, era só pedido de benefício próprio; dinheiro, material de construção, e tantos outros favores em troca de votos. Portanto, digo e afirmo as autoridades, a Justiça e a sociedade tem que estar alerta p/ esses oportunistas que impestam a Colônia Antônio Aleixo. Eles são capazes de tudo p/ arrancar dinheiro sem trabalho honesto.O Ministério Público deve marcar de perto as ações desses que estão insistindo nesse crime no Encontro das Águas. Repito, existe gang organizada dentro da Colônia Antônio Aleixo que sobrevive dessas oportunidades. Já dei o meu recado.

Anônimo disse...

Realmente, eu também infelizmente tive o desprazer de conhecer os inimigos da Colônia Antônio Aleixo que moram aí. Já trabalhei por muitos anos neste bonito bairro,habitado por milhares de pessoas de bem mas, que abriga uma galéra do mal, que são capazes de todas as baixarias p/ se dar bem e denegrir a imagem de pessoas que ao contrário delas são da paz, da harmonia, são construtivas. Pelas palavras horrorosas que eles usam dá p/ perceber a índole do mal que eles têm. Durante meu período de trabalho na Colônia eu observei muito bem os procedimentos dos moradores que se manifestavam contra ou a favor de algo que acontecia na comunidade, essa galéra do mal sempre agiu dessa maneira deprimente, tentando jogar lama em todos que se opunham às suas ideias meléficas, eles são de uma dedicação pelo mal que chega aos limites da paranóia, da loucura mesmo. Acontece que, essa questão do Encontro das Águas, não é uma campanha política, muito menos um pavilhão construido no século passado,que de uma hora p/ outra, sem consultar ninguém o Governo destroi e planta em seu lugar algo superfaturado e de má qualidade, não Senhor! Trata-se de de um dos fenômenos da natureza mais visitado do Brasil. Muita calma nessa hora! E VIVA AO ENCONTRO DAS ÁGUAS!!!

Anônimo disse...

Meu Deua! Só de pensar que um dia eu estive nesse grupinho de alienados que envergonha o povo da Colônia Antônio Aleixo, sinto um grande remorso. Ainda bem que abrí os olhos p/ ver o tamanho da nojeira em que estava me envolvendo. Quando se é jovel, muitas vezes nos envolvemos sem pensar em coisas que futuramente nos causa enorme desgosto. No meu caso, eu quase me deixei levar pela conversa furada desses empresários picaretas e seus baba ovos. Foi em um período que estava com dificuldades nos estudos e sem emprego. Graças à Deus, superei essa fase, hoje estou empregado, sou funcionário do Distrito Industrial e sei que há necessidade de um porto p/ polo industrial de Manaus mas, sei também que esse porto pode ser constrído em vários outros lugares, jamais neste local às margens do Encontro das Águas. O Encontro das Águas merece o respeito e a proteção de todos nós, a começar por quem é amazonense e tem respeito pela natureza. Fui!

Anônimo disse...

Também quero me manifestar sobre esta questão. Sou morador da Zona Leste e venho acompanhando de perto o desenrolar dessa luta em defesa do Encontro das Águas. Em primeiro lugar quero dizer a esses elementos que são favoráveis a esta catástrofe ambiental que querem fazer no Encontro das Águas, que não é apoiando a destruição desse patrimônio que vai resolver a falta de dinheiro de vocês, não, a solução p/ todos vocês é tentar enxergar além do nariz de vocês, começar a visitar Manaus, ir onde antes reinavam soberanos e saudáveis inúmeros igarapés que amenizavam o calor abrazador de nossa cidade e arredores, ir ver de perto o estado em que se encontra, o balneário do Parque 10, balneário Ponte da Bolívia, o Igarapé do 7, o igarapé de Manaus, do 40, da Cachoeirinha etc, etc, etc... Talvés, ficando cara A cara com esses antigos e extintos mananciais de água doce e pura que o maldito desenvolvimento de Manaus, associado com a omissão, a negligência e a inoperância dos criminosos de colarinho branco que comandam o Amazonas e Manaus causaram, pode acontecer um grande milagre de vocês verem algo mais além de algumas notas ou moedas de dinheiro sujo, que com certeza está lavando a mente doente de vocês. Essa é a minha opinião de cidadão manauara!

Anônimo disse...

Tem gente que não vê mas enxerga! Ontem um amigo meu que mora na Colônia Antônio Aleixo, me ligou p/ dizer que após tudo que já foi mostrado e comprovado sobre a destruição do Encontro das Águas, caso o porto seja ali instalado,ainda tem gente de lá que acha que nãda vai mudar nas atividades deles no Lago do Aleixo, no entorno do Encontro das Águas. Pelo amor de Deus!Acorda povo da Colônia, se o porto das Lajes for construído, vocês vão ficar na lama, na merda, na podridão e sem direito de ir tomar banho no Lago do Aleixo, nas Lajes, isso tudo além de passar a ser dos empresários estrangeiros, vai virar esgoto a céu aberto, como são todos os igarapés de Manaus. Abram o olho enquanto é tempo. Se não, um dia num futuro muito próximo, quando vocês que costumam usufruir das maravilhas desse belo lugar, tentarem ir lá vão tomar tiro na cara, dos seguranças dos donos do Encontro das Águas. Pensem nisso e se orientem! Eu já vi esse filme em outros pontos do nosso Estado do Amazonas. Falo porque tenho conhecimento do que estou dizendo.

Anônimo disse...

Contra esse grupo que acha poder comprar a consciencia das pessoas humildes e desorientadas só existe uma alternativa: a mobilização da sociedade, a união, a tomada de posição porque como são apaniguados com os maus políticos que temem a perda de votos para continuar nessa complacência de desgoverno. Tomem partido. Contra ou a favor. É uma questão de consciência mesmo. Que unam-se as pessoas de bom senso que tenho certeza é a maioria.

Anônimo disse...

Bem lembrado! É isso mesmo, essa questão porto das Lajes no Encontro das Águas já foi longe demais, ninguém pode ficar esperando indefinidamente que nossas autoridades ponham um fim nessa cachorrada que tentaram fazer com o nosso cartão postal. Conclamo toda a população, não só de Manaus, do Amazonas e do Brasil mas, a população do mundo inteiro, para através deste valiosíssimo meio de comunicação que é a Internet, declarar sua indignação contra essa sacanagem no Encontro das Águas e o apoio a essa nobre causa em sua defesa. Faça seu comentário, seja mais um a defender esse patrimônio Mundial.

Anônimo disse...

PODE VER,OS DEPOIMENTOS ACIMA TUDO ENSAIADO DO GRUPINHO DO CONTRARIO PARECE ATE PARODIA DE BOI BUMBA.NIGUEM GOSTA MAS DESSE LAGO QUE EU,NINGUEM GOSTA MAS DESSE LAGO QUE EU.SERAR QUE O POVO VAI CAIR NA CORDA DE VÇS.NANANE,NANAM COMO FALA HEBE CAMARGO.

Anônimo disse...

O paulista amazonense se esconde no anonimado fugindo do debate aberto. Eis uma pena comprada, mostra a tua cara... para que todos saibam da sua fama dos bastidores.

Anônimo disse...

SABE PORQUE ME ESCONDO,TENHO MEDO DE VERDADE,VÇS SAO CAPAZES DE TUDO,SO TENHO UMA VIDA E ELA PERTENCE A DEUS PORTANTO ELE NAO ME DAR ESSE DIREITO DE ENTREGA LA NAS MAOS DE VÇS RAÇA DE VIBORAS

Anônimo disse...

Se vocês que não valem nada, não são utéis a sociedade rabiscam todo tipo de imundice anonimamente; por quê As pessoas de bem que têm vida correta, contribuem p/ o bem da sociedade teriam que se expor a uma galéra de ratos indemoniados feito vocês? É muita pretensão de quem não merece nem o ar que respira!!!

Anônimo disse...

Talvés seja essa a diferença entre quem é A favor e quem é contra a preservação do Encontro das Águas. Para tudo que se vai fazer é preciso pensar, refletir e até ensaiar, como bem lembrou o infeliz que disse que é tudo ensaio dos contários, os que você chama de contrários,, dos quais eu com muita honra faço parte apesar de não fazer parte do Mov. SOS, mas apoio e concordo com todas as suas ações. Com toda certeza, é por isso que o SOS ganha a cada momento o apoio de todos, já vocês, que lástima, só conseguem despertar desprezo e repulsa. Tentem ensaiar, ou melhor, vão estudar. Se vocês largarem mão dessa besteira de andar com quem só está usando a falta de noção de vocês e forem procurar uma escola p/ atrvés do estudo tirar a venda de cabra-cega que tapa a visão de vocês, quem sabe, daqui a algum tempo vocês se tornem pessoas de bem. Isso não é uma ofensa, é uma orientação, porque já estamos cansados de tanta asneiras da parte de vocês. Fui!!!