quinta-feira, 3 de junho de 2010

CIMI REALIZA SEMINÁRIO INTERNACIONAL NO ACRE


A Amazônia é considerada uma das regiões de maior importância geopolítica do mundo em função de sua sócio-biodiversidade, da água doce, dos minérios estratégicos e demais recursos naturais existentes, por sua influência no clima e para o equilíbrio ambiental do planeta.

Ela desperta interesse tanto daquele que a pensam unicamente como uma grande oportunidade de negócios, quanto dos que a concebem como a segurança de vida para os pobres e populações que nela vivem e lhe atribuem importância fundamental para o bem estar de toda a humanidade.

A região perdeu nos últimos trinta anos, aproximadamente 80 milhões de hectares de sua floresta para atividades não sustentáveis, tendo cerca de 30 milhões de hectares em acentuado estado de degradação. Os pesquisadores apontam o desmatamento e as suas queimadas como fatores que influenciam as mudanças climáticas e ampliam o efeito estufa. Advertem ainda que se o desmatamento chegar a 50%(hoje está em torno de 20%) o bioma Amazônico estará irreversivelmente condenado.

Esse alerta, no entanto, não tem sido suficiente para que seja repensado o atual modelo de desenvolvimento que, com base nos grandes projetos promove a exploração dos recursos naturais para acumulação capitalista, bem como mata e ameaça todas as formas de vida da região.

Nesse contexto, o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e seus parceiros promovem de 01 a 04 de junho de 2010, na Paróquia Imaculada Conceição, Gameleira, Rio Branco- Acre, um seminário internacional para discutir os grandes projetos que estão sendo realizados ou planejados para a Amazônia e seus impactos.

O objetivo do seminário é fortalecer as resistências e as Organizações da Amazônia em busca de uma articulação unificada no enfretamento ao avanço do capital, com destaque para os projetos do IIRSA, hidrelétricas e exploração de petróleo e gás, além da agroindústria e monoculturas.

Nele estarão presentes o CIMI e parceiros do Peru e Bolívia que passam situações semelhantes às vividas no Brasil.

Objetivo

1. Proporcionar encontro formativo sobre o tema dos Grandes Projetos na Amazônia, com a participação de indígenas do Acre, Rondônia, Mato grosso e Amazonas, universitários, representantes da sociedade civil, movimentos e Pastorais Sociais, representantes do Peru e Bolívia que atuam em prol da vida e em defesa da Floresta Amazônica;

2. Criar uma rede de articulação entre os aliados da causa indígena e estratégias de enfretamento, em relação aos grandes projetos na Amazônia;

3. Somar com as experiências em curso que pensam a Amazônia a partir dos povos que nela vivem, mantendo a floresta em Pé;

4. Fortalecer a resistencia dos Movimentos sociais e indígenas.

Programação

Dia 01 de Junho. (terça feira) Chegada dos participantes.

Dia 02 de junho (quarta feira)
> 07h30min Mística de Abertura e Apresentação dos Participantes.
> 08h30min – Análise de contexto e as práticas desenvolvimentistas para a Amazônia. Palestrante Kujui.
> 10h45min plenário – voz do povo perguntas do Plenário.
> 14h30min Legislação Ambiental e fundiária no contexto da Amazônia.
Palestrante Dr. Ricardo – Ministério Público Federal.
> 16h15min voz do povo – perguntas do plenário.

Dia 03 (quinta feira) 07h30min Mística
> 08h30min: IIRSA e PAC e suas conseqüências para a Amazônia.
Palestrante: Guilherme Carvalho, (Coordenador do Núcleo de Cidadania FASE).
> 09h30min – grandes projetos e as mudanças climáticas.
Palestrante – Israel Pereira.
> 10:30 voz do povo- perguntas do Plenário.
> 14h30min Retorno – Mesa Temática Movimentos sociais, Política de Desenvolvimento, elemento de resistência MAB, CIMI, Peru e Bolívia..
> 16h15min Voz do povo – perguntas do Plenário.

Dia 04 Sexta Feira
> 07h30min Mística.
> 08h30min Mesa temática: Movimento Indígena concepção de Desenvolvimento e estratégias de lutas com Francisco Arara, Arao Waram, Xijein e coiab.
> 10:45 voz do povo-perguntas do plenário.
> 14:30 Trabalho de Grupo.
> 15:00 Apresentação da Síntese de cada grupo. Encaminhamentos das estratégias, Docomento Final.

Um comentário:

lindomarpadilha.blogspot disse...

Amigos,

O seminário foi maravilhoso e a carta documento já está publicada na página do Cimi. Muito obrigado pela cobertura.

Bom trabalho.

Lindomar Padilha