sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

CONTATOS E ARTICULAÇÕES

CARAVANA SOS ENCONTRO DAS ÁGUAS
Ainda em fevereiro, o Movimento SOS Encontro das Águas, com a participação da Associação dos Amigos de Manaus (AMANA), deverá está realizando a primeira Caravana com destino ao Lago do Aleixo e Encontro das Águas, contando com a participação de artistas, comunitários, parlamentares, lideranças etno-racial, religiosos sindicalistas, empresários, cientistas, ambientalistas, jornalistas, comunicadores, estudantes e outras representações sociais. A Caravana sairá do Porto de Manaus em direção ao Lago ao Aleixo e em seguida irá até o Encontro das Águas para lançar o manifesto contra a Construção do Porto das Lajes, empreendimento que ameaça diretamente este que é um símbolo identitário do povo do Amazonas, assim como também patrimônio natural da humanidade.

O número de participantes é limitado, portanto, solicitamos que os militantes e Amigos de Manaus providenciem a sua inscrição via net se manifestando em nossa página. Do mesmo modo aguardamos também contribuições e apoio que garantam a efetiva ação contra o ato atentatória que é a Construção do Porto das Lajes no Distrito 2, do Pólo da Zona Franca de Manaus.


AMAZONAS NAS TELAS INTERNACIONAIS
A direção do NCPAM aguarda, ainda hoje (6), a visita da jornalista e ambientalista Belga, Marie-Martine Buckens, que há mais de vinte anos viaja o mundo todo, documentando os problemas que afetam o meio ambiente e a qualidade de vida do homem em sociedade. Dessa vez, ela e o cineasta brasileiro Heron Fernandes vêm a Manaus para documentar a estreita relação entre o Homem e a Natureza porque, segunda a ambientalista, “Amazônia brasileira parece o quadro ideal para se tentar colocar estas questões em destaques”.

Não é a primeira vez que a equipe vem a Manaus, aqui já estiveram em 2002 e 2005, só que agora o objetivo é registrar os impactos ambientais e realizar pesquisas e entrevistas sobre a questão.

Segundo entendimento mantido com a equipe produtora do documentário pretende-se registrar os impactos em curso no Lago do Aleixo e alertar o mundo para o desastre anunciado, se realmente governo e empresário insistirem na criminosa construção do porto das Lajes, no Distrito II, do Pólo Industrial de Manaus, situado nas adjacências do Encontro das Águas (Rio Negro e Solimões) na Zona Leste de Manaus.

AGRADECIMENTO

Acusamos recebimento da coleção Cadernos de Atividades Saberes e Fazeres do Programa A Cor da Cultura, do Canal Futura, que tem sido uma das nossas importantes parcerias no cumprimento da Lei 11. 645, que contempla nos currículos escolares a história e cultura dos povos indígenas, bem como da África de dos afro-descendentes no Brasil.

A documentação é bastante densa, podendo ser trabalhada em nossas oficinas culturais, como bem disse a pesquisadora Elaine Moreira do NCPAM, porque “a metodologia contempla produção de texto, atividades pedagógicas e aguça a memória, que é na verdade um instrumento de subversão”, explica.

Nenhum comentário: