sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

EFEITO DO BANZEIRO “SOS ENCONTRO DAS ÁGUAS”

Em reação a Caravana: SOS Encontro das Águas, que faremos neste domingo (15), o executivo da mineradora Vale do Rio Doce, que responde pela direção da Lajes Logística, em Manaus, Sérgio Gabizo, convocou a mídia quinta-feira (12) para comunicar que a obra da construção do Porto da Lajes, na confluência do Encontro das Águas, na Zona Leste de Manaus, começa em junho e que o prazo previsto para o término é de 22 meses.

A afirmativa do representante da Vale do Rio Doce é no mínimo arrogante e inconseqüente. Afronta diretamente o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), responsável pela Licença Ambiental do Empreendimento, porque o processo ainda está em tramites e a empresa até hoje não cumpriu com as exigências legais impostas. Afronta também o Ministério Público Federal e Estadual que instauraram processo para apurar as irregularidades, que segundo Laudo da Universidade Federal do Amazonas sobre o EIA/RIMA nos autos: “podem causar equívocos na análise geral do empreendimento e principalmente induzir a falsas conclusões, tanto por parte dos órgãos licenciadores quanto da sociedade”.

A arrogância é tanto que se pode interpretar como desespero. Isso porque, explica um dos técnicos do IPAAM, que por segurança não identificamos, “eles pensaram que chegariam aqui e comprariam todo mundo, não esperavam a reação dos comunitários e da sociedade manauara organizada”.

Para efeito de esclarecimento, transcrevemos o enunciado do Parecer Técnico n. 0101/08 –GEPE/IPAAM, que determina as dimensões do estudo em análise, impactando todo ecossistema do Encontro das Águas:

“refere-se ao projeto de implantação de uma atividade de terminal portuário de uso privativo misto, pátio de estocagem e circulação de containeres, rampa flutuante de acesso, a ser localizada na margem esquerda do Rio Amazonas, encontro das águas do Rio Negro com o Rio Solimões, localidade denominada Ponta das Lajes, na zona Leste de Manaus, bairro da Colônia Antonio Aleixo-AM, objeto do processo de Licenciamento referido acima”

No entanto, a direção da empresa Lajes Logística S/A “jura de pé junto” que a obra não afetará o espetáculo do Encontro das Águas e todo modo de vida das comunidades que dependem dos recursos naturais desse ecossistema.

Portanto, tenha orgulho de ser amazonense, brasileiro e cidadão do planeta, participando do banzeiro que a Caravana SOS Encontro das Águas fará contra a Construção do Porto das Lajes.

Foto/NCPAM.

Nenhum comentário: