domingo, 20 de fevereiro de 2011

ÁGUA, VIDA E ORGANIZAÇÃO NA CAMPANHA DA FRATERNIDADE

O auditório do Colégio Dom Bosco, em Manaus, ficou pequeno para se discutir e definir as estratégias de mobilização para a Campanha da Fraternidade (CF). A arquidiocese de Manaus por meio da pastoral social reuniu milhares de pessoas nos dias 16, 17 e 18 para estudar o conteúdo da CF, que este ano tem como lema "Fraternidade e a Vida no Planeta". No último dia, a exposição ficou por conta do Movimento S.O.S. Encontro das Água. Esta organização comunitária, que há mais de dois anos vem lutando para garantir o Tombamento do Encontro das Águas, aproveitou a oportunidade para historiar sobre a luta e denunciar a trama montada para construção do Porto da Vale (Lajes) no Encontro das Águas, na Zona Leste de Manaus. A participação dos comunitários do em torno do Encontro das Águas tem sido marcante para barrar a construção do empreendimento do Porto e ao mesmo tempo exigir tanto da SUFRAMA como do Governo do Amazonas uma atenção redobrada para esta região que tem servido de tapete para esconder os danos ambientais resultantes da expansão do Polo Industrial de Manaus e do PROSAMIM, entre outros.

Enquanto a conferencista Marisa Lima, uma das líderes do Movimento S.O.S. Encontro das Águas, falava dos desafios da luta contra a Vale do Rio Doce, Log-In, Governo do Estado do Amazonas, SUFRAMA, Grupo Simões (coca-cola) e outros fantasmas que amedrontam os comunitários da Zona Leste de Manaus, o auditório composto por religiosos (as), agentes pastorais, bispos, políticos, professores e lideranças sociais que atual nas paróquias de Manaus, encontrava-se concentrado nas explicações dadas pelas lideranças do Movimento S.O.S. Encontro das Águas, que nesse momento apela contra a construção do Porto da Vale e pela homologação do Tombamento do Encontro das Águas, manifestação que deverá ser feita pela Ministra da Cultura, Ana de Hollanda. A empresa Lajes contrataca bancando pesquisa dirigida para forçar os comunitários a se manifestarem a favor da construção do Porto. O dirigismo da empresa se dá de diversas formas, favorecendo uma liderança aqui, apresentando cinema ali, distribuindo camisa, boné e outros agrados. Mas, com a CF a luta em defesa do meio ambiente em Manaus ganha corpo para barrar o avanço dos interesses privados que querem porque querem reduzir as florestas, as águas e toda a criação em mercadoria para acumular mais capital, mais poder, mais lixo, provocando dores e protesto do povo.
Fotos: Valter Calheiros

8 comentários:

Anônimo disse...

A Malrisa sozinha nao pode decidir nada

Israel Dourado disse...

Quero Parabenizar todo movimento SOS Encontro das Aguas pelo trabalho em pro da defesa do Encontro das Aguas.

Anônimo disse...

Movimentos como esse do SOS, merecem aplausos!

Não é fácil ir contra a vontade dos poderosos que estão se lixando para o povo.

É uma batalha de titãs.

Anônimo convictu's

^^

Marisa lima disse...

Agradeço em primeiro lugar ao meu DEUS TODO PODEROSO, a Arquidiocese de Manaus, a todos os que participaram deste grande e abençoado evento da Campanha da Fraternidade, pelo espaço e oportunidade que deram a nós integrantes do Mov. SOS Encontro das Águas de expor detalhadamente nossa luta e também nossas vitórias, vitórias que são de todos os seres realmente humanos. Para os que estão nesta luta em defesa do que ainda resta de natureza viva em nossa Região, é muito difícil ter chance de mostrar para a sociedade o que está ocorrendo sobre esta citada questão. Nós somos perseguidos,ameaçados, humilhados, difamados, excluídos por insistirmos em exigir respeito pela natureza, por dizermos que a apesar da importância do dinheiro, do ouro, do petróleo, do "poder" a ÁGUA além de infinitamente importante é VITAL. Se fosse só a Malrisa, com certeza o Porto das Lajes já estava desovado na margem do Enc. das Águas, mas, como o Mov. SOS Encontro das Águas é composto pela Marisa e inúmeros integrantes por tratar-se de um Patrimônio de todos os habitantes do Planeta Terra, nossas vitórias são e serão sucessivas. Estamos a seviço de DEUS e não de "falsos poderosos". Obrigada a todos que integram, que apoiam, que defendem, que simpatizam com o MOV. SOS ENCONTRO DAS ÁGUAS.

Marisa Lima disse...

Assim como existem indivíduos fanáticos por ganhos fáceis, por levar vantagem em tudo, por só se mobilizar em troca de ganhar dinheiro mesmo que seja de origem duvidosa, indivíduos que tentam aparecer mesmo que seja através de ações condenáveis. Existem também indivíduos que insistem e persistem em lutas árduas e desiguais, que infrentam grandes desafios,que superam obstáculos,que muitas vezes arriscam a própria vida, tudo por uma causa, na qual acreditam, por uma causa que não é só deles, a luta pode ser só deles, porém a causa e a vitória é de todos, inclusive daqueles indivíduos que covarde e vergonhosamente se revestem com a couraça de tudo que existe de negativo e nocivo e que infelizmente ficam destilando seu veneno à esmo.Como falei no início deste comentário, assim como uns se dedicam ao seviço do mal, muitos outros se dedicam as boas ações. São assim os integrantes do Mov. SOS Enc. das Águas, não se deixam intimidar com as dispeitas de quem não tem propostas e nem fundamentos.OK?

Anônimo disse...

Mal risa vç nao passa de um pau mandado um dia vou ta de frente a frente com tigo e vou te falar mas coisas que vç merece ouvir sua pau mandado qual a liderança que tu tem nessa comunidade nao conheço ninguem so vejo muito e as pessoas falarem mal de ti sua ..........

Anônimo disse...

.......pau mandado

Anônimo disse...

Ai nessa foto acima, quantas pessoas tao houvindo a mal risa.A ja sei nhenhuma