domingo, 27 de fevereiro de 2011

ENCONTRO DAS ÁGUAS EM PROSA E VERSO

O poeta Nelson Castro, um dos organizadores da Antologia Poética do Clube Literário do Amazonas (CLAM), mobilizou os jovens poetas para participar de um Recital em homenagem ao Encontro das Águas no programa da TVUFAM "Na terra de Ajuricaba", canal 7/27 Net Manaus. Na oportunidade, para surpresa de todos, compareceu o poeta Thiago de Mello consagrado pelo Amazonas como "poeta do povo", com reconhecimento internacional. O poeta fez parte da mesa a convite do apresentador Ademir Ramos, ficando atento as cantadas dos jovens poetas que em prosa e verso homenageavam o nosso Encontro das Águas, que foi Tombado como Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Em cumprimento a legalidade do processo de tombamento reivindica-se do Ministério da Cultura o Aviso de Tombamento, que deverá ser assinado pela Ministra da Cultura Anna Buarque de Hollanda ou como é de praxe pelo próprio Presidente do IPHAN Luiz Fernando de Almeida. Para efetivação deste Ato é necessário que os brasileiros e os militantes sociombientais, comprometidos com a defesa do planeta, pressionem a Presidenta Dilma Roussef no sentido de garantir a legalidade e a legitimidade deste monumento popular constitutivo da cultura e do paisagismo Amazônico, contrariando os interesses de governo, políticos e empreendedores que pouco caso fazem a responsabilidade ambiental quando se trata de acumular mais e mais riqueza. Pela homologia já do nosso Encontro das Águas, o poeta Thiago de Mello e o povo do Amazonas aprovam.


"Na Terra de Ajuricaba", ao vivo toda sexta-feira às 19h, com reprodução durante a semana em horário diferenciado pela TVUFAM. O programa tem por política editorial dar visibilidade aos excluídos, que reivindicam participação e controle nas políticas sociais, culturais, educacionais, ciência e tecnologia entre outras frentes. Na sexta-feira (25), o programa encerrou com os ensinamentos do poeta do povo Thiago de Mello, falando sobre o dever dos poetas como cultor das palavras e senhor do verbo, reclamando dos jovens clareza e beleza no declamar pautando-se pela força dos versos e da prosa, principalmente, em se tratando do belo que é o nosso Encontro das Águas, como fez com muito bem Quintino Cunha. O poeta discorreu sobre a prática poética, falando de suas relações com Drumond, Bandeira, Neruda e outros cultures da arte e fazer da poesia. O programa encerrou, mas, as discussões continuaram nos bastidores num intenso diálogo com Thiago de Mello. O poeta falava da musicalidade da poesia, clareza e o domínio técnico, exigindo dos autores disciplina e determinação na feitura da arte poética como sinergia capaz de mobilizar pessoas para amar na sua totalidade o planeta, a humanidade na perspectiva da sociobidiversidade.

O trabalho é constante. As lideranças do Movimento S.O.S. Encontro das Águas discutem o fazer do movimento socioambiental centrado na organização, visando o fortalecimento da luta contra a devastação, a depredação e outros danos que ameaçam a vida em sua diversidade na nossa Amazônia. Por isso, a Arquidiocese de Manaus tomou para si a defesa do Tombamento do Encontro das Águas, inserindo em sua programação como tema relevante da Campanha da Fraternidade. Organização, direção e luta tem sido a pauta do Movimento S.O.S Encontro das águas, que reivindica a homologação do Tombamento Já desse monumento seguido da construção de um projeto que contemple a beleza, a economia, a capacitação dos agentes locais, na perspectiva de se garantir a nova sustentabilidade centrada na qualidade de vida dos comunitários, que dependem unicamente desta economia verde decorrente das águas e das florestas da nossa Amazônia.

Agenda de Luta:

Dia 03 de março - Coletiva de Imprensa para se falar dos objetivos da Campanha da Fraternidade com a participação do bispado de Manaus;

Dia 05 de março - Reunião do Movimento S.O.S Encontro das águas quanto à realização da VI Caravana do Encontro das Águas. (Por medida de segurança, os interessados devem entrar em contato para conhecer a programação, local e horário);

Dia 09 de março (quarta-feira) - Abertura da Campanha da Fraternidade, realização da IV Caravana Encontro das Águas com saída da Manaus Moderna às 9h e da Colônia Antonio Aleixo e comunidades adjacentes. A participação requer inscrição prévia, por medida de segurança.

Dia 24 de março - Audiência Pública com a participação do Presidente da Comissão do Direito Ambiental sob a coordenação do vice-presidente Dr. Miquéias Fernandes da OAB do Amazonas.

3 comentários:

Anônimo disse...

So gente boa pra nao dizer ao contrario.Leonardo Edivaldo Barreto Ademir e Mal risa rsrsrsrs xau

Anônimo disse...

O vergonhoso, risadinha foi destacado para apedrejar os seus rmãos, se transformando menos homens e mais parecido com um rato dos esgotos; passa a ridicularizar todo mundo que pensa ao contrário ou que não reza na caderneta dos seus mandantes. Pobre homem, o que fazer par redimí-lo de sua condição infra a comporar-se com os ratos, sem ofender a natureza destes. Mas como cristãos rezamos pela sua alma para que não envergonhe mais os seus e a si mesmo. Sabemos quem é mas nada podemos fazer porque ele se torna atado aos favores patronais. Rezemos para que a conversão seja consumada e o homem se liberte das migalhas e possa celebrar conosco a fraternidade que tanto reclamomos para viver com dignidade em comunidade.

Anônimo disse...

Nao preciso de reza, preciso de oraçao mesmo sendo catolico descobrie que reza sao palavras repetidas.Oraçao e diferente quer me ajudar entao ore por min