sábado, 19 de fevereiro de 2011

ITACOATIARA: UM PORTO ALTERNATIVO

Luiz Carlos Marques (*)

Em todo este caso que envolve a problemática do porto de Manaus as soluções encontram alguma dificuldade de execução. Quando do acidente no porto Chibatão, ficou impossível esconder a necessidade de se pensar uma solução para o problema de carga e descarga na cidade de Manaus.

Talvez a solução esteja em outro lugar, não em Manaus. Imagine a construção de um porto na vizinha cidade de Itacoatiara. Esta cidade possui todas as condições para isso sem, contudo, gerar os entraves criados na capital, gerando emprego e renda naquele local.

As vantagens podem ser computadas facilmente. Como a cidade de Itacoatiara está ligada a Manaus através de rodovia, ganharíamos tempo na entrega das mercadorias, principalmente as direcionadas ao pólo industrial de Manaus. É sabido que uma embarcação de carga demora em media 24h entre Itacoatiara e Manaus. Com um porto naquele município, diminuiríamos em pelo menos 20 horas o tempo de chegada a Manaus.

Esta engenharia nos dá também uma economia considerável nos preços do transporte. Sem falar que diminuiríamos a grande movimentação de carros pesados no centro da capital amazonense.

Só assim, poderemos ter um porto exclusivo para cruzeiros turísticos que nos visitam todos os anos. Cidades como São Paulo já adotam esta solução há muito tempo. Santos é um bom exemplo.

(*) É cientista social com pós-graduação em pesquisa educacionais e pós-graduando em ética e política.

Fonte: http://discussoespoliticas.blogspot.com/2010/12/itacoatiara-um-porto-alternativo.html

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro Pesquisador,
Em tese, sua proposta é preciosa, porém, apenas em tese. O "x" da questão é a combinação da total ausência de infrestrutura combina com impossibilidade legal: a) a estrada (300km) estrada nao suporta o transporte de carga pesada e b) Itacoatiara não se encontra no perímetro legal que define a área da ZFM.
A solução do primeiro obstáculo demandaria investimento público que não foi elencado como prioridade e o segundo, a aprovação de uma PEC.
Manaus não pode esperar indefinidamente.
Atenciosamente.
Anônimo Convicto

Anônimo disse...

Me parece que o destino alocou no espírito desse adjunto candidato a única área a ser construída que é no Encontro das Águas em terras da Juma Coca-cola. A convicção do anonimo é tão convincente que o próprio se transforma em advogado da empresa, desqualificando qualquer outra alternativa como foi também a proposta da Siderema.... tudo porque o terreno da Juma vale os 30% na pretensa construção do Terminal. Manaus não pode esperar pelo abuso contra o meio ambiente, a falta de esgoto, a falta de aeroporto, a falta de vergonha do governante e dos parlamentares submissos, dos agentes públicos corruptos, da insegurança e dos aduladores que tudo fazem para comer as migalhas da SUFRAMA e do planalto rastejando pelo reconhecimento do seu nome para ser colocado na jaqueira do Estado a serviço dos predadores regionais. A casa caiu só te resta simular no anonimato para justificar a tua perversa vontade de voltar a mamar nas tetas da viúva sacrificando a natureza e a vida dos comuntários. Para essa gente os fins justicam os meios.... se for preciso eles passam o machado derrubando e matando ou mandando matar e depois mandam flores.

Anônimo disse...

Ola aqui seu vagabundo somos defensores mesmo da juma da coca cola de quem de direito dos empresarios do porto e dai oproblema e nosso seu covarde ou sua covarde se indentifique seja corajoso nao fique assinando como a nonimo pois vç so podeser da turma do contra todos os beneficios que tentan vim pra nossa comunidade mas nos ja sabemos quem voçes sao de um por um ai um dia eu anonimo que sou do grupo dos que querem o bem da nossa comunida de vou me INDENTIFICAR EM BREVE

Anônimo disse...

A, UM LEMBRETE MORA MORA DE INVEJA DE NOS DEPOIS NA INAUGURAÇAO DO PORTO,PERDAO PERDAO FIQUEM VIVOS POSSA SER QUE ALGUNS DE VOÇES SE AREPENDAM E AI QUE FESTA BACANA.PRONTO AGORA MESMO TOMEI UMA DECISAO TAO TODOS CONVIDADOS PRA ESSA FESTA SO TEM UMA COISA SO TEM LUGAR NA GERAL PORQUE OS LUGARES RESEVADO PROS VIPS JA ESTAO LOTADOS SAO ELES O GOVERNADOR O PREFEITO ALGUNS DEP.ESTADUAIS ALGUNS FEDERAIS POUCOS VEREADORES OS AMIGOS EMPRESARIOS E OS NOSSOS COMUNITARIOS QUE SEMPRE ESTIVERAM DO NOSSO LADO NO MAIS SO LAMENTO