sexta-feira, 28 de outubro de 2011

EM MAUÉS, A FESTA DO GUARANÁ INICIA COM ATIVIDADE DA EMBRAPA

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), na quarta-feira (26), promoveu um dia de campo com os novos investidores da cultura do guaraná, no município de Maués, que fica a 267 Km de Manaus. Na oportunidas os pesquisadores da EMBRAPA apresentaram novos resultados das pesquisas em formato de clones referentes ao melhoramente genético do guaraná.

O guaraná é uma cultura nativa deste território e sua tecnologia tradicional é de domínio do povo Sateré-Mawé, que até hoje controla o seu plantio, gerando produto de acordo com seu modo de vida e suas representações culturais. A EMBRAPA, desde 1975, de forma contingenciada vem pesquisando a cultura do guaraná de Maués, visando dar consistencia a esta cultura numa perspectiva de mercado. Entretanto, os Sateré-Mawé optaram em continuar com sua forma produtiva tradicional, cuidando dos seus antigos guaranazais, sem diálogo com os pesquisadores da EMBRAPA.

No dia de campo, o público alvo era os produtores rurais (mais de 400 presentes), técnicos de assistência técnica e extensão rural, agências de fomento, setor privado, entre outros. O evento que contou com o apoio da Prefeitura Municipal marcou o lançamento dos cultivares (mudas clonadas) denominados BRS Cereçaporanga, BRS MUndurucânia, BRS Luzéia, e BRS Andirá, que têm como vantagem, segundo os pesquisadores da EMBRAPA, a alta produtividades e a resistência genética às doenças comuns a planta e especialmente a antracnose.

Para o Prefeito em exercício Deni Dorzane, o evento marca a valorização do guaraná, como demonstra o empenho dos renomados técnicos da EMBRAPA, em trazer a pesquisa para perto dos produtores com resultados comprovados de melhoria da produção e qualidade deste produto local. Lembrou ainda, que este dia de campo marcado pela pesquisa científica está relacionado com a cultura e o entretenimento que faz parte da economia da Festa do Guarná., que iniciou no dia 26 deste mês e vai até o dia 04 de Dezembro (domingo) com um "baita" encerramento pela importância do guaranáe pela alegria do povo de Maués.

Nenhum comentário: