terça-feira, 25 de outubro de 2011

A PONTE SOBRE O RIO NEGRO E O MOVIMENTO SOCIAL

A inauguração da Ponte sobre o Rio Negro foi um fenômeno de massa, provocando uma ampla mobilização das populações das margens do rio, movida pela massiva divulgação patrocinada pelo governo do estado do Amazonas com aval das prefeituras dos municípios do Iranduba, Novo Airão e Manacapuru. Nesta data, 24 de outubro, quando se celebrou o aniversário da cidade de Manaus, o fato ocorrido foi dominante, contando com 100 mil pessoas, aproximadamente, segundo a Polícia Militar, no evento. No conjunto das manifestações, o noticário mais atento publicou foto da participação dos representantes do Movimento Social protestando contra a hiderelétrica de Belo Monte, contra a construção do Porto das Lajes, contra o aumento das passegens de ônibus e pelos 10% já do PIB para a educação nacional.

As comemorações festivas da ponte serviram também para que os estudiosos pudessem avaliar a força das mídias socias na mobilização da sociedade no enfrentamento contra o Estado, em particular contra o governo do Amazonas, que moveu ação na justiça federal contra o Tombamento do nosso Encontro das Águas. Contrário aos interesses privatista do governador Omar Aziz, em favor da construção do Porto das Lajes, a comunidade em rede se manifestou contra e atendeu o chamamento para participar da carreta em defesa da Homologação do Tombamento do Encontro das Águas, fazendo movimento pela afirmação da defesa desse patrimônico natural e cultura, que o Movimento S.O.S. Encontro das Águas louva e protege como uma jóia de nosso povo a requerer cuidado e proteção imediata do seu povo e, principalmente dos governantes responsáveis pautados nos interesses republicanos, bem diferente da conduta do governo do Amazonas.

A iniciativa do Movimento S.O.S. Encontro das Águas foi uma louvação pelo aniversário de Manauas, o que foi feito em forma de carreata pelas principais ruas da cidade, contando com a participação efetiva de 100 carros, que voluntarimaente se manifestaram contra a construção do Porto das Lajes, no frontal do Encontro das Águas, e a favor da Homologação do Tombamento deste patrimônio para o bem do Amazonas e do mundo. Agenda de luta do Movimento em favor da homologação consiste em monitorar o comportamento do magistrado federal no Amazonas, Dr. Dimes Costa Braga, que tudo tem feito para desqualificar o Tombamento em favor dos interesses privados.

Fotos: Do G1 e de Valter Calheiros sobre a carreata.

Nenhum comentário: