sábado, 15 de outubro de 2011

"PERSONA NON GRATA" DA EDUCAÇÃO

Em comemoração ao dia do professor os governantes irresponsáveis exercem o cinismo oficial para celebrar homenagem aos agraciados a aqueles que estudam, ensinam e aprendem a promover a educação como prática da liberdade.

Nada fazem para melhorar as condições de trabalho e salário dos educadores, alguns mais empedernidos recorrem a Justiça até para não pagar o piso, outros arrogantemente, afrontam os professores e os tratam como coisa, desqualificando o ofício de ensinar e aprender como valor fundamental para o processo civilizatório.

A prática da liberdade rompe com a ignorância a espalhar luzes nas veredas escolares, motivando a comunidade de ensino a superar problemas e enfrentar novos desafios como protagonistas da história.

O exercício do ensino-aprendizagem transforma-se num instrumento de Direito, devendo se tornar efetivo e de qualidade para que a Nação se desenvolva e seu povo se afirme como força indutora e competitiva.

A educação centrada nos trabalhadores do ensino é uma decisão política que requer dos governantes o repensar de suas práticas reduzidas muitas vezes às construções e ao consumo de equipamentos, desvirtuando o fim último da escola que é o ensino-aprendizagem. As ferramentas e os meios estão para o professor e o aluno exercerem o seu ofício; ao contrário é puro imediatismo que justifica corrupção e desperdício.

Por isso, a despolitização da prática pedagógica é um campo fértil para a multiplicação do vício e do cinismo dos governantes, que encontram na categória eco capaz de garantir voto e aceite.

No entanto, a indignação impera quando se depara com as avaliações das escolas; a qualidade de vida dos profissionais da educação; a miséria escolar e o destrato com a carreira dos professores. Tais governantes irresponsáveis e corruptos merecem a pecha de persona non grata da educação. Políticos dessa marca devem ser execrados em praça pública para que nunca, nunca mais tenham sucesso nas urnas. Eis o julgamento popular tão reclamado pela Justiça Social sendo feito pela vontade da maioria em beneficio de todos, que assim seja.

Nenhum comentário: