sexta-feira, 13 de julho de 2012


AS ELEIÇÕES E O PODER DO MOVIMENTO INDÍGENA EM SÃO GRABRIEL DA CACHOEIRA

Gersem Baniwa (Gersem José dos Santos Luciano) (*)

                            o poder político, seja para os índios ou não índios, tanto pode ser um instrumento de solução para muitos problemas quanto pode ser um instrumento para o fracasso e tragédia na vida das pessoas e de grupos sociais.   O que pode fazer a diferença não é se o ocupante do poder é índio ou não-índio, mas outras estratégias e mecanismos de controle de poder, como por exemplo, formação e experiência ou qualificado controle social, que no caso de São Gabriel da Cachoeira, (a noroeste do Estado do Amazonas) o movimento indígena e a FOIRN – Federação das Organizações Indígenas Do Rio Negro - deveria ter tido condições para exercer este e evitar a manipulação e cooptação do prefeito indígena por grupos políticos brancos corruptos.   

Outro aspecto diz respeito ao significado, ao lugar e aos modos de relações que se estabelecem no campo do poder no mundo indígena e no mundo dos brancos. As formas de exercício do poder no mundo dos brancos são muitas vezes distintas e conflitantes com os modos de exercício de poder entre os povos indígenas, como se pode observar na experiência de São Gabriel da Cachoeira. Se poderia perguntar, porque, os povos indígenas, mesmo sabendo do fracasso da gestão, considerando os propósitos tomados pelo movimento indígena ao decidir eleger administradores indígenas, não tomaram nenhuma medida na tentativa de resolver o problema? Uma das possíveis razões para essa apatia e omissão, verificados junto ás lideranças indígenas, é o fator corporativismo étnico que eu chamo “etnicídio”. Ou seja, por ser um parente, nenhum indígena ou povo indígena se sentia á vontade para fazer alguma coisa ‘contra’ o parente, todos preferindo atitude de indiferença e omissão, ainda que isso pudesse levar todos ao fracasso, em nome de uma moral interna ao movimento e às relações interclânicas e intraétnicas. Por vezes ouvi de lideranças 334 indígenas frases como: “ele (prefeito) é nosso parente, não podemos fazer nada, deixem ele aí”. Deste modo, imperou a visão corporativa acima dos interesses coletivos ou ainda que na concorrência entre o modelo de poder do branco e os modelos de relações de poder entre os povos indígenas imperaram as relações tradicionais de poder. 

Em 2011, as lideranças indígenas reiniciaram as discussões sobre as eleições de 2012 e quando se tratava de discutir a possibilidade de recuperar a aliança triângulo tucano e triângulo baniwa-werequena-baré, as lideranças do triângulo tucano eram enfáticas ao afirmar que á única possibilidade para isso era sacrificar (excluir) os dois mandatários indígenas (prefeito e vice-prefeito), mesmo reconhecendo que o vice-prefeito não tinha nenhuma responsabilidade com o fracasso da gestão, uma vez que desde o início tomou a decisão de ser independente e crítico à própria gestão de que fazia parte. Ou seja, a força do corporativismo étnico era mais uma vez presente e definidora nas relações de poder.

Pode-se estabelecer um paralelo entre a “moral corporativa” e de “lealdade” que os membros de um partido político ou de um sindicato exercem sobre seus companheiros filiados e a “moral corporativa” e de “lealdade” adotada pelo movimento indígena e os grupos étnicos do Alto Rio Negro em relação aos seus membros, mesmo quando o que está em jogo é um o projeto etnopolítico. 

O que é interessante destacar dessa experiência fracassada da gestão indígena é a clara cobrança de uma administração indígena mais do que se cobraria de uma administração não indígena, entretanto, já que o modelo de governo é hegemônico não se pode esperar que uma administração indígena seja necessariamente menos sujeito a interferência de partidos políticos, e menos sujeitos à corrupção, do que uma administração não indígena. É uma utopia ter um governo local indígena que representa os interesses dos povos indígenas, mas este governo enfrenta os mesmos problemas de qualquer governo local ou regional. É o início do desafio. 

Por fim, é importante destacar que isso não significa benevolência dos povos com seus membros, pois devem ter suas maneiras de punir seus membros quando contrariam seus interesses e suas regras morais. Também não significa que o projeto etnopolítico tenha perdido relevância ou tenham abdicado dele. O ano de 2011 foi repleto de discussões e articulações para reconstruir a aliança indígena e assim reapresentar uma candidatura genuinamente indígena para dar continuidade ao projeto, desta vez com a estratégia de dispor de seus quadros mais qualificados no campo técnico-acadêmico para concorrer às eleições de 2012. 

(*) É Baniwa, ex-secretário de educação do município e doutor em antropologia pela UNB. O texto é um recorte extraído de sua tese defendida em 2011.
Confr. http://www.cinep.org.br/uploads/6545c7e42fb50f70fd46095eae968ed8eb8b9cfa.pdf

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