terça-feira, 17 de julho de 2012


ELEITA A DIRETORIA DA PROCULTURA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO
O deputado estadual Sidney Leite (DEM) aproveitou a visita do cantor e compositor Chico da Silva à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), na semana passada, para entregar em mãos o relatório da instalação da Frente Parlamentar de Apoio à Cultura (Procultura) da ALE-AM com a definição da diretoria. Eleita em cinco de julho (quinta-feira), por unanimidade pelos 13 deputados que aderiram à Procultura,  os escolhidos foram: deputados Tony Medeiros (PSL), como presidente, Conceição Sampaio (PP), vice-presidente e Sidney Leite, secretário.
O cantor Chico da Silva agradeceu pelo reconhecimento e disse estar orgulhoso do trabalho de Sidney Leite, presidente da Comissão de Educação e Cultura da ALE-AM, em apoio à cultura.
“A cultura é um grande legado que podemos deixar para nossos filhos e netos, precisamos valorizá-la”, afirma o cantor.
Para o deputado Sidney Leite, a Procultura é de fundamental importância para o desenvolvimento do setor no interior do Estado e para servir como ponte entre os artistas amazonenses e o poder público.
Após o recesso, serão promovidas reuniões com o segmento, artistas e produtores culturais para discutir o regimento da Frente e a agenda de trabalho. Como primeiro ato, o presidente da Procultura, Tony Medeiros, pediu ao presidente da ALE-AM, Ricardo Nicolau, suporte físico necessário para o pleno funcionamento da Frente Procultura na Casa.
A Diretoria Compete 

Nos termos do Regimento a ser discutido amplamente entre os artistas e produtores culturais compete a Diretoria Executiva da Procultura implementar as diretrizes políticas estabelecidas pela Assembleia Geral; tomar as decisões políticas e administrativas necessárias para que se atinjam os objetivos da PRÓ-CULTURA;  elaborar relatórios sobre a atuação da Frente, com periodicidade, no mínimo, semestral e  convocar a Assembleia Geral.

Ao presidente compete representar a Procultura perante Assembleia Legislativa do Estado; representar a Procultura junto a entidades públicas e privadas; convocar as reuniões da Diretoria Executiva; presidir as reuniões do Conselho Executivo e da Assembleia Geral. Ao vice-presidente cabe auxiliar o presidente e substituí-lo em casos de impedimento ou ausência e exercer outras atribuições que lhe forem delegadas. É competência da secretaria executiva: planejar e coordenar as atividades da Diretoria Executiva; tomar iniciativas necessárias para que as decisões da Diretoria Executiva sejam cumpridas e coordenar a elaboração do Plano de Ação, Atas, Relatórios, Notas Técnicas, entre outros registros. Em seu parágrafo único o Regimento propõe ainda que: em caso de urgência, a nomeação de consultores convidados poderá ser feita pela Diretoria Executiva, ad referendum da Assembleia Geral.

Além da Diretoria Executiva, segunda a proposta do Regimento, a Procultura está constituída por Membros Fundadores; Membros Natos: Assembleia Geral; Diretoria Consultiva e pelo Comitê da Diversidade Cultural.

Conceito Regimental

A Frente Parlamentar de Apoio à Cultura: Procultura, doravante designada neste Regimento como Procultura, é uma entidade civil de interesse público, de natureza política suprapartidária, sem fins lucrativos, constituída no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, integrada por deputados estaduais, com sede e foro na cidade de Manaus, com atuação no Estado do Amazonas, funcionando por tempo indeterminado e regendo-se conforme a legislação pertinente e pelo Regimento a ser aprovado com os artistas, produtores culturais e demais agentes.

Nenhum comentário: