sábado, 4 de maio de 2013


190 ANOS:
CONHEÇA A HISTÓRIA DO PARLAMENTO BRASILEIRO E A SUA IMPORTÂNCIA PARA A DEMOCRACIA
Cristiane Bernardes (*)

Em 3 maio de 1823, às 12h30, teve início a aventura parlamentar brasileira, com a Sessão Solene de Instalação da Assembleia Geral, Constituinte e Legislativa do Império do Brasil. Estava criado o primeiro órgão legislativo de representação nacional.
Não foi algo imprevisto, como a palavra aventura pode denotar. O processo de criação do corpo legislativo tem seu início em 7 de março de 1821, com a Primeira Lei Eleitoral brasileira, um Decreto de D. João VI que convoca eleições para os deputados brasileiros que deveriam participar das Cortes Gerais em Portugal. Pela primeira vez, como destaca o consultor legislativo Márcio Rabat, há um corpo representativo do país inteiro e formalmente autônomo de qualquer nação estrangeira. E isso antes mesmo de o País decretar sua independência de Portugal.
Trata-se de uma aventura, portanto, em apenas um dos sentidos atribuídos à palavra pelo dicionário: ação ou empresa arriscada. Risco que não era privativo dos 102 representantes das províncias que deveriam tomar lugar na primeira assembleia, mas que também existia para o próprio imperador. Segundo o deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), houve grande pressão popular para criar o parlamento. O professor Walter Costa Porto diz que D. Pedro I abriu mão de parte do seu poder, para tentar implantar o parlamentarismo, mas irritou-se quando os deputados quiseram enfrentá-lo.
Tanto é assim que, com apenas seis meses de funcionamento, em 12 de novembro de 1823, a assembleia é dissolvida por Sua Majestade, depois do acirramento das relações por conta da entrada em discussão do projeto de lei sobre a liberdade de imprensa, em 10 de novembro. A passagem foi marcada pelo uso da força e da violência, sendo que D. Pedro I chegou a mandar apontar canhões para o Parlamento e prender vários deputados.
Absolutismo
Para o historiador Antônio Barbosa, “Pedro I é alguém que nasceu em uma casa real europeia absolutista. Desde a mais tenra idade foi educado e preparado para ser um rei absolutista. Só que, quando chega o momento de ser imperador, o absolutismo já estava sendo derrubado. D. Pedro compreende essa nova realidade histórica da qual ele é um agente importante, um protagonista, mas, ao mesmo tempo, ele tem características profundamente autoritárias. Daí esse embate com o Parlamento”. Isso, segundo ele, explica a famosa frase de D. Pedro para os constituintes: “Que os senhores façam uma Constituição digna do Brasil e de mim”, ou seja, que atendesse aos interesses dele.
Ao todo, nos seis meses de funcionamento, a Constituinte aprovou e sancionou seis projetos de lei, dos 39 apresentados, além de sete requerimentos, 157 indicações, 237 pareceres, o regimento interno e uma proclamação aos povos do Brasil. O projeto de lei de imprensa colocado em discussão e que gerou a polêmica acabou entrando em vigor, provisoriamente, depois da dissolução da Assembleia.
Parlamentarismo às avessas
A Câmara foi dissolvida 12 vezes durante o Império, sempre que o embate entre as diferentes facções (Conservadores e Liberais) ou entre os legisladores e o governo atingiu um grau considerado elevado demais pelo imperador. Sete dissoluções ocorreram depois de 1868, quando o conflito levou ao esgotamento do regime monárquico. Segundo Porto, as dissoluções mostram as deformações do regime parlamentarista adaptado no Brasil, mas estavam entre as prerrogativas do imperador. Alguns autores chamam o regime político imperial de “parlamentarismo orleânico”, outros de “parlamentarismo às avessas”, isto é, um regime em que o poder estava com o imperador, não com o Parlamento.
José Murilo de Carvalho, na obra “Cidadania no Brasil: o longo caminho”, denomina o regime político brasileiro da época de “monarquia presidencial”, porque o imperador tinha o direito de nomear seus ministros, assim como os presidentes podem fazer nos regimes presidencialistas. Ao contrário do que ocorria na Inglaterra, onde o primeiro-ministro eleito pelo Parlamento era o responsável pela escolha dos dirigentes do governo, no Brasil os parlamentares não tinham poder sobre as escolhas do imperador.
No intervalo entre o fechamento da primeira assembleia constituinte e a reabertura do Congresso, a primeira Constituição brasileira foi outorgada por D. Pedro I, estabelecendo as duas Casas para o Legislativo nacional: Câmara e Senado.
A proclamação da República, em tese, deveria fortalecer o Parlamento e ampliar a importância das eleições. Isso ocorreu em um primeiro momento, com a convocação da Assembleia Nacional Constituinte em 1890 e a promulgação da Segunda Constituição brasileira, a primeira republicana, em 24 de fevereiro de 1891. Entretanto, em novembro daquele ano, novamente o Parlamento seria fechado pelo presidente Marechal Deodoro da Fonseca, após a votação da lei de responsabilidade do Presidente da República.
De novo, os atos e os questionamentos dos parlamentares sobre o Executivo acabaram gerando ações de repressão contra o Legislativo. Contudo, os tempos eram outros. Dez dias após o fechamento do Congresso, em 21 de novembro, Deodoro da Fonseca renuncia à presidência. Para alguns estudiosos, ele teria assumido a culpa por seu ato autoritário. Para outros, o contragolpe de Floriano Peixoto, vice-presidente, é que o faz renunciar.
Representação e Legitimidade
Quase 40 anos mais tarde, em 1930, novamente o Congresso é fechado, após a revolução liderada por Getúlio Vargas. Uma providência “temporária” que acabou somente três anos depois, com as eleições para a nova Assembleia Constituinte. O período de normalidade na representação, contudo, não durou muito. Em 1937, Vargas dá um golpe no seu próprio governo e estabelece uma ditadura que se estende por oito anos.
Antônio Barbosa destaca que as condições para a democracia no mundo todo estavam muito ruins, com a Europa à beira da guerra nos anos 30. “Nesse quadro, Vargas vai centralizando cada vez mais o poder. Aproveita-se inteligentemente, maquiavelicamente, da luta entre esquerdistas e direitistas para dar o golpe de Estado. E o discurso é óbvio: só ele pode dar tranquilidade ao País. Acaba com o jogo político por completo e vai governar ditatorialmente”.
Vale lembrar que, no primeiro mandato de Getúlio Vargas, o Parlamento aprovou todas as medidas excepcionais de repressão política solicitadas por ele. O historiador Casimiro Neto comenta que o fechamento do Congresso surpreendeu deputados e senadores. “Quando o Parlamento foi fechado em 1937, o presidente da Câmara na época, Pedro Aleixo, escreveu uma carta a Getúlio Vargas dizendo que estava atônito porque tudo que ele tinha pedido ao Congresso para votar havia sido votado. Mesmo assim, a Casa ficou fechada de 1937 a 1945”.
É interessante perceber que a ditadura varguista acabou por intervenção militar. Em 1964, os militares novamente interromperiam um governo, dessa vez eleito democraticamente. O Congresso, entretanto, não seria dissolvido. Seus trabalhos seriam suspensos algumas vezes, suas prerrogativas seriam diminuídas, muitos parlamentares seriam cassados, os partidos existentes até então deixariam de existir e os senadores seriam biônicos, mas os deputados continuariam sendo eleitos e trabalhando.
Para muitos autores, a Ditadura Militar estabelecida em 1964 não fechou o Congresso porque havia necessidade de manter a legitimidade do sistema político. Esse fato mostra que a ideia de representação evoluiu nos últimos dois séculos no Brasil e o papel do Legislativo como suporte para a estabilidade do sistema político passou a ser reconhecido pelos outros poderes e também pela população. Mesmo que os embates na Câmara e no Senado ainda perturbem governantes e juízes, a democracia brasileira não admite mais dúvidas sobre a importância do Legislativo.

(*)  jornalista e doutora em Ciência Política


Continua:

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