quinta-feira, 30 de maio de 2013

PARTICIPE, MANIFESTE SUA INDIGNAÇÃO E SOLIDARIEDADA EM DEFESA DA NOSSA AMAZÔNIA: SALVE O TAPAJÓS DA PRAGA DAS HIDRELÉTRICAS

Em Santarém (PA), “capital do Tapajós”, os universitários também se mobilizam para barrar as políticas imediatistas que reduzem a Amazônia em fornecedora de matéria prima. A grita é geral e deve ganhar as ruas e praças da Bela do Tapajós.
A bacia hidrográfica do Rio Tapajós, no coração da Amazônia,  abrange 6% do território nacional e abriga aproximadamente um milhão de pessoas. Dos seus 50 milhões de hectares 22% já estão degradados e 42% se referem a unidades de conservação ou terras indígenas. A degradação pelo avanço da agropecuária é mais acentuada nas cabeceiras dos rios Juruena e Teles-Pires que são os formadores do Rio Tapajós. Para os sistemas aquáticos destaca-se a degradação pela mineração ilegal nas cabeceiras do Rio Jamanxin, tributário do Tapajós, e no baixo Tapajós. É diante deste quadro já preocupante que se insere o avanço do desenvolvimento hidrelétrico na região onde estão previstas a construção de 42 barragens.
Com este pano de fundo será realizado no dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, na Sala Crisantempo (SP), de 19h às 22h, o debate do futuro do Tapajós , que reunirá lideranças indígenas Borari, Munduruku, Arapiuns e Tapajó e representantes das ONG  WWF, além do professor Célio Bermann do IEE-USP (Instituto de Energia e Ambiente).
Os objetivos são promover o diálogo sobre os impactos ambientais e sociais e construir uma plataforma de entendimento comum para toda a região. Para isso serão apresentadas análises, vídeos e depoimentos.
Promovido pela Sala Crisantempo em parceria com a Associação de Artes Curativas Himalaia Amazônia Andes (AACHAA) e introduzido pelo Lama Michel Rimpoche, presidente da Fundação Lama Gangchen para Cultura de Paz, o evento vai contribuir para construir uma compreensão sobre a realidade da Amazônia na atualidade e a necessidade de se buscar o entendimento e diálogo para a implementação de um modelo de desenvolvimento sustentável real e inclusivo, com respeito aos povos e culturas locais.
As discussões também serão a base para um documento capaz de representar o genuíno interesse daqueles cuja vida futura depende do exercício pleno de seus direitos de serem ouvidos.
DEBATE AMAZÔNIA: O futuro do Tapajós, O Rio mais Belo do Mundo.
Dia 5 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente
Das 19h às 22h
Local: Sala Crisantempo, Rua Fidalga 521 - Vila Madalena – São  Paulo

Nenhum comentário: