terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

AS BRAVATAS DO GOVERNADOR

No passado os colonizadores usavam os indígenas como bucha de canhão para defender as bandeiras de suas empresas coloniais européias. Desse modo, os vencedores se davam por satisfeito quando viam as nações indígenas, guerreando entre si, por migalhas prometidas aos seus morubixabas.

As guerras continuam e as manipulações também, só que dessa vez são embaladas pelo caciquismo político paroquial que, aliado aos interesses mercantis de grupos internacionais, buscam explorar cada vez a potencialidade local, contrariando aos interesses coletivos dos homens e mulheres desse território, usando dos instrumentos de Estado para amparar suas ambições formuladas em mega-projetos da indústria cultural que vai desde o Festival de Ópera, Boi-bumbá, Cinema e Copa do Mundo, bem como a construção do complexo portuário das Lajes, no distrito II, no Pólo Industrial da Zona Franca de Manaus, ameaçando a paisagem cultural do Encontro das Águas.


Esses e outros investimentos têm como “parte do negócio” o próprio Governo do Estado do Amazonas, que não satisfeito com a derrama do cofre público, promete ainda bancar toda infra-estrutura do mega-projeto da Copa do Mundo de 2014, se Manaus, for escolhida entre as 12 cidades brasileiras como subsede do campeonato mundial de futebol.

O projeto da Copa apresentado pelo governador Eduardo Braga (PMDB) aos marqueteiros da Federação Internacional de Futebol Associados (FIFA), não se sabe o quanto custou, o que se sabe é que foi feito por uma consultoria Alemã a custo de euros. O valor de todo projeto quando construído custará ao povo do Amazonas 6 bilhões de reais, comprometendo diretamente o orçamento do Estado estimado em 8,4 bilhões de reais por ano.

O negócio é tão cabeludo que o próprio governador Eduardo Braga declarou em seu programa de rádio no sábado (7) que, contando ou não com apoio da Parceria Pública e Privada (PPP), “o certo é que governo do Amazonas já se comprometeu com investimento de 5 bilhões” para bancar o mega-projeto, que para ele “é muito mais do que um espetáculo é uma saída para se sair da crise”.

Para o governador do Amazonas a realização desse projeto é visto como estratégia para se vencer a crise. Segundo ele, “a crise é de confiança e de crédito”. Portanto, “quanto maior os investimentos mais emprego e renda teremos”, declarou.


Em tese, pode parecer sensato, mas quando se trata de recurso público, o governante, seja ele qual for, deveria ser muito mais responsável porque é inadmissível que o Estado venha apadrinhar empresas ou grupos econômicos sob o argumento de um novo ordenamento econômico ou sob a bizarra bandeira do “orgulho de ser amazonense”, conforme declara o governador. Em seu programa de rádio, o governador do Amazonas disse também que havia advertido a primeira dama, Sandra Braga, porque se comprometeu em dar ingressos dos jogos da Copa de 2014 para os trabalhadores que auxiliaram na organização do encontro com a FIFA, argumentando, que nessa época ele já estaria fora do Governo do Estado.

É verdade. Pois, em 2010, o governador Eduardo Braga deverá se afastar do governo para concorrer a um novo mandato eleitoral. Manaus sendo escolhida para sediar a copa do mundo será muito bem-vinda, mas não sob o sacrifício do seu povo, que há muito reclama por novos investimentos na saúde, educação, saneamento, segurança e justiça social, principalmente, em atenção às comunidades do interior, que sofrem o abandono do Estado, enquanto escutam pelas ondas do rádio as bravatas do governador.

2 comentários:

Anônimo disse...

Alguem pode explicar que famosa crise é essa num pais que cresce mais de 5% ao ano e num Estado que cresce mais de 10%?????
Crise mesmo estao passando ps paises com crescimento negativo, o resto é propaganda para enganar o povo e justificar tudo.

Anônimo disse...

Crise é conversa de magnata capitalista sacana que não pode perder um lucro e começa a gerar o terror financeiro global!
Isto é combinado com governos e governantes fascistas e esploradores do povo e da massa trabalhadora como o estado do AMazonas e o LULA!cade que esse bandido manda reduzir os juros mais do que 1%, e o pais da ladroagem!