quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

MOVIMENTO VAI COBRAR DO MINISTÉRIO DA CULTURA A HOMOLOGAÇÃO DO ENCONTRO DAS ÁGUAS

O movimento S.O.S Encontro das Águas vai participar das discussões da programação da campanha da fraternidade (CF) deste ano, cujo tema é dedicado à questão ambiental e mudanças climáticas. Na pauta a luta pela homologação do encontro das águas.

O grupo participa nesta sexta-feira (18), no Colégio Dom Bosco, junto com outras organizações da sociedade civil dos debates sobre a questão ambiental.

Os comunitários do Aleixo retomam os debates sobre o tombamento do encontro das águas, em Manaus, que até agora não foi homologado pelo Ministério da Cultura conforme exige a lei
6.992 de 15 de dezembro de 1975, que dispõe sobre o tombamento.

A proposta é cobrar da ministra da cultura, Ana de Holanda, a publicação do decreto de Homologação do Encontro das Águas como Patrimônio Cultural do Povo do Brasileiro.
O tombamento foi confirmado em novembro de 2010, após ser aprovado pelo conselho do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mas ainda não foi efetivado.

O passo seguinte é iniciar uma campanha para articular junto à Unesco pelo reconhecimento do Encontro das Águas como Patrimônio da Humanidade.

Entre as várias atividades que serão realizadas a partir deste mês pelo S.O.S Encontro das Águas está a realização, no dia 9 de março, a 6ª Caravana das Águas com destino ao Encontro das Águas, que faz parte da abertura da CF sob a direção da Arquidiocese de Manaus.

Fraternidade

Os encontros para formação de agentes pastorais, multiplicadores e propostas de debates começou na quarta-feira (16) e vai até o dia 18, quando os comunitários do Aleixo irão falar da experiência de sua luta pelo tombamento do encontro das ágaus e de outras reivindicações sociais.

As reuniões acontecem de 19h às 21h e são abertas a qualquer interessado.

Na quarta-feira, o palestrante foi o pesquisador Niro Higuche, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Hoje, o palestrante é o padre João Sucarrate, que deverá falar da temática da campanha focando a importância da Amazônia.

O tema da campanha da fraternidade deste ano é “Fraternidade e a vida no planeta”, com o lema “A criação geme em dores em parto”, trecho bíblico tirado do livro de Romanos capítulo 8, versículo 22.

Fonte:http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus_0_428357306.html

3 comentários:

Anônimo disse...

Comunitarios Do aleixo nao, pera ai,um grupinho de pessoas induzidas por ademir antropologia,aqui na colonia tambem tem pessoas que tem vontade propia,conheço alguns.como o companheiro ZE MARIA,MESSIAS BRAGA,PAULINHO DO PT,ITAMAR,HELIO,SANCHA,JOAO BARRETO,VALDENIR,VELA,MARCOS,ERLINS,NERENILTON,RAIMUNDO ALVES,DIMAS,ESTRELA,CLAUDIONOR,LEO,DARIALVA,COLOMBIANO,RONY,CHICAO,BINDAR,PEDRO SABAO,MARINA,GERLANE,ALBANIR,ESMAELE TAMBEM O PADRE ATUAL DA MINHA PAROQUIA QUE NAO E CONTRA. Ai fica o antropologia junto com o BARRETO,CLEUDO,ISRAEL,LEONARDO,VAL,MARIA RODRIGUES,MALRISA,EDIVALDO BARRETO,e outros querendo nos representar,fazem montagem com pessoas que nem daqui sao,

Anônimo disse...

O meu irmão pensa um pouco, é hora de começar a pensar com a tua cabeça e lutar pela qualidade de vida da tua comunidade - a questão da água que atinge a todo mundo aqui, segurança, transporte, educação, saúde... por que não se discute. Sai dessa de guerra, com isso só quem ganha são os poderosos que pensavam chegar aqui e fazer acontecer. Os fariseus não fazem e nao deixam ninguem fazer participa conosco das discussões e coloca na messa as tuas propostas e pronto e vamos pra frente deixando esses pilantras fora da nossa comunidade. Dia 19 eu te aguardo no Clube de Maes... vamos à luta.

Israel Dourado disse...

Primeiro lugar meu caro tenha coragem e se indetifique não fique fazendo comentarios anonimos mostre a sua cara como temos coragem de mostra a nossa pra a Comunidade, ou vc é desse grupo que é manipulado pelos empresarios e tem medo, se vc não sabe a Comunidade elegeu essa Diretoria pra representa o Bairro ou vc esqueceu da Derrota de vcs.